Você já passou por alguma sessão de acupuntura? Não? Então, provavelmente você se pergunta para o que servem aquelas agulhinhas que tanto causam gastura. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre essa prática.

O que é e para que serve a acupuntura?

A acupuntura é um método de tratamento complementar que tem origem na medicina tradicional chinesa, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)e presente no Brasil há cerca de 40 anos. Há mais de 3 mil anos, os chineses chegaram à conclusão de que cada órgão do nosso corpo corresponde a um ponto que, atingido, pode aliviar dores, tratar e prevenir doenças.

Tratamentos que utilizam a acupuntura

Através da acupuntura, chega-se a diagnósticos e diferentes efeitos terapêuticos, que são obtidos com a aplicação de agulhas nos pontos do corpo mencionados, que são denominados  “Pontos de Acupuntura”. Quando alguma função do nosso corpo encontra-se debilitada, esses pontos da pele tornam-se mais sensíveis.

O porquê dos efeitos da acupuntura ainda não possuem explicações exatas, mas sabe-se que estão completamente ligados à função nervosa do nosso organismo. Como a acupuntura apresenta a prevenção de doenças como seu ponto forte, muitas pessoas optam por ela para manter o bem estar e equilíbrio do corpo e da mente. O tratamento não possui contraindicações.

Quem pode fazer acupuntura?

Desde que os pacientes não apresentem alterações da coagulação sanguínea, a acupuntura é indicada para todas as idades, inclusive crianças e idosos. Os pacientes portadores de doenças em estágio avançado também devem ser avaliados com cuidados específicos. O tratamento pode ser feito até mesmo em animais.

Exames físicos, como o pulso ou até mesmo exame da língua também são recomendados. O indivíduo é tratado como um todo, unindo-se corpo e mente.

Cuidados durante o tratamento

saiba mais sobre acupuntura

O indivíduo que busca pelo tratamento de acupuntura deve optar por profissionais bem treinados e clínicas de confiança, pois o procedimento envolve alguns riscos. Os sangramentos e dores são riscos menos graves que podem ocorrer com mais frequência, mas riscos como infecções e quebra de agulhas, embora raros, também podem ocorrer.

Portanto, tenha muito cuidado ao escolher quem irá realizar o tratamento. As agulhas devem ser descartáveis e as inserções devem ser feitas na profundidade correta, a fim de não causarem perfurações internas.

Se realizada por bons profissionais, a acupuntura é extremamente segura. Caso contrário, os pacientes submetidos a más práticas podem sofrer com perfurações pulmonares, meningite, desmaios, infecções, etc.

Principais doenças tratáveis pela acupuntura

Embora o tratamento seja eficaz principalmente na prevenção de doenças, pode também tratar alguns males que acometem o organismo, como náuseas e vômitos causados por outros tratamentos (como a quimioterapia), dores (cefaleia, dores musculares e outras), vícios, doenças respiratórias, etc.

Pergunta frequente: a acupuntura dói?

As agulhas são muito finas e são inseridas na profundidade correta, o que se for feito de forma cautelosa, não causará dores ou desconfortos. Mas isso também depende muito de paciente para paciente e dos profissionais escolhidos. Se a inserção das agulhas forem feitas por bons profissionais que demonstrem experiência e cuidado, o tratamento se dará de forma completamente tranquila.

Agora que já sabe para e serve e como funciona, está mais seguro para fazer o tratamento de acupuntura? Não se esqueça de buscar um bom profissional!

Este artigo esclareceu as suas dúvidas? Comente, dê sugestões e mostre aos seus amigos e família!