SAIBA DISCERNIR CADA MOMENTO DA VIDA! (Ecl. 3,1-8)

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Dedico este pequeno texto aos que acreditam em Deus e, num mundo melhor!

 

            A cada dia nos perguntamos: qual é valor de nossa vida e para que estamos neste mundo? Frente a tantas notícias de perca de pessoas queridas, muitas delas cheias de saúde, mas, em contato com essa terrível pandemia relacionada à covid e suas variantes, estas criaturas, de forma repentina, acabam sendo retiradas de nosso meio e vão para junto de Deus.

            Essa triste constatação, faz-nos lembrar os apontamentos de um dos sábios livro da Bíblia Sagrada, chamado de Eclesiastes, escrito há mais de 2.400 anos, por um sábio rei de Israel em Jerusalém, com o nome de Coélet, onde faz um exame da situação em que seu povo viveu, chegando à conclusão: é preciso discernir cada momento da vida, entendendo que neste mundo tudo é frágil e passageiro! 

            O grande perigo da existência é a perca do seu sentido e, não discernir cada oportunidade preciosa em poder desfruta-la. “Debaixo do céu há momento para tudo” (Ecl. 3,1), portanto, para o ser humano ter esse discernimento, primeiramente precisa entender que somos criaturas geradas por Deus e, só Ele tem a visão do conjunto da vida. Assim sendo, não há outra alternativa que aceitar o tempo presente como grande dom de Deus, e fazer a coisa certa em cada oportunidade!  

            Como é profundo quando Coélet anuncia: “Há tempo para nascer e tempo para morrer!” (Ecl. 3,2). Estes dois extremos da vida nos fazem refletir: com nosso nascimento recebemos uma dádiva dos céus, e somente o Criador e Salvador sabe de tudo; tendo essa dimensão passamos a entender como a existência tem regras definidas, inclusive a própria morte, não é ‘fim’, mas passagem para a dimensão espiritual. Contudo, existe uma verdade exposta nestes extremos: o ser humano muitas vezes é mesquinho, soberbo e imagina-se ‘superpoderoso’, esquecendo que é mero mortal e muito pouco sabe de sua própria vida!

Não tenho dúvidas, a vida dos grandes santos da Igreja foi pautada nessa máxima do Eclesiastes: ‘saber discernir cada momento da vida’, mas sob a ótica da luz divina. Um bom exemplo foi a vida de São Francisco de Assis, este soube bem viver com os seus tantos discernimentos, provocando profundas mudanças na estrutura da Igreja, além de ter a graça de receber em vida, os estigmas (chagas) de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para os simples mortais desejosos em seguir essa dimensão, ganham a certeza que intensidade e entusiasmo originam-se nas pequenas oportunidades da vida, mesmo tudo sendo com sacrifício, pois neste mundo, todos são passageiros. Portanto, vale o esforço em levar a existência com magnitude, compreendendo que em cada experiência vivida, o humano torna forte, inclusive podendo contribuir na melhoria deste mundo!

Escrevo acreditando que nosso mundo será cada vez melhor, pois bilhões de criaturas acreditam em Deus, valorizam suas vidas, buscam discernimento e são focadas no bem comum.

Pense sobre tudo isto! Até o próximo!