À medida que seu cão envelhece, a probabilidade de ele desenvolver algumas doenças aumenta, pois com o envelhecimento o corpo do pet sofre alterações e fica mais frágil. No entanto, se o dono estiver sempre monitorando e prestando atenção a certos sinais, será possível prevenir e até mesmo proporcionar maior bem-estar ao cachorro. Confira a nossas dicas de prevenção e cuidados para os pets idosos:

Como monitorar um cachorro mais velho?

Os cães são muito bons em esconder seus problemas de saúde e como dono, é sua responsabilidade manter atenção redobrada em seu cão mais velho para garantir que você esteja ajustando sua rotina para combinar as mudanças em seu corpo e sistema imunológico que o tornam menos capaz de lidar com estresses físicos e ambientais. Os exames de rotina, a medicina preventiva e os ajustes no estilo de vida do seu cão podem ajudar seu cachorro a permanecer saudável, mesmo quando os anos se arrastam.  

Enquanto cada cão atinge a "idade" em uma escala diferente, a maioria dos caninos tornam-se idosos entre 7 e 10 anos de idade. É importante conhecer a idade do seu cão, pois só assim saberá quando ele se tornará um idoso. Pergunte ao seu veterinário sobre quando as necessidades do seu cão podem começar a mudar.  

Veja abaixo algumas dicas de como avaliar seu cãozinho:

Dicas de como avaliar seu cãozinho  

Alimentação

Como o seu cão está se alimentando? Qual o tipo de ração ele sente mais facilidade para comer (alimentos duros ou moles)? Ele sente algum enjoo quando ingere a comida?

É preciso fazer estes questionamentos para compreender o que pode estar acontecendo com o cão, se ele estiver com dificuldade pode ser que seja necessário trocar a ração, ou até mesmo leva-lo a um especialista para que ele possa receitar um alimento mais apropriado para a idade dele.

Consumo de água: seu cachorro está bebendo a quantidade habitual?

O mais indicado é que o tutor sempre verifique como está a defecação, pois através dela pode-se identificar algumas anormalidades, para isso preste atenção a tais fatores, como a: quantidade, consistência, cor e frequência. Veja também como está a urina do cão. Está clara, escura? Além disso ele demonstra alguma dor?

Caso o cachorro apresente algum tipo de dor é necessário ficar em alerta, pode ser um sinal de doença.  

Peso

O seu cachorro está perdendo peso? Para saber com mais precisão é preciso medir o peso pelo menos a cada 2 meses, se ele for de pequeno porte use como referência uma escala infantil.

Já se ele for maior e pesado leve-o ao veterinário ou tente pesar segurando o cão no colo.

Unhas e abdômen

Se notar que há feridas ou que as mesmas não cicatrizam, pode ser algo preocupante. Avalie também se há odores e se o pet tem alguma mudança no tamanho do abdômen. Essa é uma maneira de saber se tudo está indo bem com o animalzinho, não se sabe muitas vezes como a doença se apresenta e muitas vezes o próprio cão não manifesta sinais de dores, e cabe ao dono avaliar seu cãozinho.

Comportamento

Um dos grandes sinais de que algo não está indo bem é quando o cachorro muda o comportamento. Ele era alegre e agora está mais triste ou sonolento ou então só fica no cantinho? Pode ser que ele esteja te falando que precisa de ajuda, já que os cães velhinhos tendem a ficar mais isolados, pois não aguentam se esforçar como antes. Por isso deve-se dar total atenção a certas mudanças!

Sinais físicos

Certamente por causa da idade o cão não vai mais pular com tanta frequência, brincar e até se exercitar muito, o corpo dele já não suporta tanto esforço. No entanto, se mesmo com a idade ele sempre gostou de praticar atividades e agora já não sente mais interesse, avalie o que pode estar errado.

Dependendo do local em que ele fica, será preciso realizar algumas mudanças em sua casa, por exemplo, se o cão fica em um espaço que ele terá que fazer grandes esforços, talvez seja o momento de deixá-lo em um ambiente mais tranquilo. Além disso, não exija tanto dele, com a idade certamente ele fica mais cansado e precisa de mais calma e tranquilidade.  

Respiração

O seu pet apresenta alguma alteração na hora de respirar? Está tossindo e mais ofegante? Se a respiração estiver muito ruim, não espere, leve ele ao veterinário o quanto antes. Com o tempo a respiração muda, fica mais forte, no entanto qualquer alteração diferente pode ser um alerta.  

Cuidados com os dentes

É necessário cuidar com mais cautela dos dentes dos pets mais velhos, para isso faça a escovação regularmente e se notar algum tipo de baba em excesso, feridas e até mesmo mau hálito, fale ao veterinário para saber a melhor forma de manter a higiene bucal do cachorro e evitar doenças graves nesta região.

Leve seu cão para fazer consultas regulares com o seu veterinário

Os sintomas nem sempre indicam que o cachorro está de fato doente, muitas vezes é apenas alguns dos sintomas naturais da velhice. Por isso a consulta ao veterinário é fundamental para que ele tenha qualidade de vida.

Assim como com as pessoas, os exames de saúde regulares tornam-se cada vez mais importantes à medida que os cães envelhecem. A maioria dos especialistas concordam que os cachorros mais velhos devem ser vistos pelo menos uma vez a cada seis meses. O objetivo desses exames de bem-estar é:

  • Promover a saúde e a longevidade do seu cão.

  • Reconhecer e controlar os riscos para a saúde de seu cachorro.

  • Detectar qualquer doença nas primeiras etapas, o que pode melhorar as opções de tratamento.  

Durante um exame típico de bem-estar, o seu veterinário irá fazer uma série de questões relacionadas à saúde, a fim de criar um histórico médico do seu cão. Essas perguntas frequentemente se concentram nos comportamentos regulares de seu cachorro e se você observou mudanças recentes que possam indicar um problema de saúde em seu desenvolvimento.