A dieta low carb (que doravante passaremos a denominar LC) tem como característica principal a redução drástica no consumo do macronutriente carboidrato. Numa outra oportunidade podemos abordar de forma ampla quais são os alimentos e bebidas permitidas nessa dieta. Nesse momento, abordaremos a associação entre saciedade e falta de fome na LC, tendo como objetivo mostrar como a LC auxilia na saciedade.

Assim sendo, torna-se necessário estabelecer certos parâmetros sobre saciedade e fome (que, na verdade, são 2 processos inversos). Saciedade é a “condição da pessoa que se encontra inteiramente saciada” [1] (isto é, satisfeita). Já a fome significa a “necessidade de comer, causada pelas contrações do estômago vazio” [2].

O grande detalhe aqui é entender que “fome” significa, justamente, uma leitura que o nosso cérebro faz das mudanças que ocorrem nos níveis de hormônios e nutrientes do sangue. Temos os hormônios peptídico intestinal (PYY) e o peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1) que informam ao cérebro que estamos satisfeitos. Temos também a leptina (que controla a ingestão alimentar: reduz o apetite ao informar o cérebro que os estoques de energia em forma de gordura estão adequados através da inibição da formação de neuropeptídeos relacionados ao apetite. In contrario sensu, baixos níveis de leptina induzem a chamada “hiperfagia” – um aumento do apetite com ingestão excessiva dos alimentos) e a grelina (o chamado “hormônio da fome”, que faz o estômago “roncar”) que controlam a diferença entre fome e satisfação [3] [4].

E dentro do fluxo de informações que ocorre nos processos biológicos do corpo humano, a LC ajuda na questão da saciedade tendo em vista que:

— O lipídio, como macronutriente, proporciona maior saciedade, considerando sua metabolização no organismo. Na verdade, o carboidrato é metabolizado mais rapidamente, o que consequentemente faz com que a pessoa sinta fome antes;

— A proteína, também como macronutriente, é absorvida de forma mais lenta. Indica-se, inclusive, mais proteínas na dieta como uma forma de melhorar o metabolismo [5].

— Alimentos com baixo índice glicêmico (em geral utilizadas na LC) liberam energia mais lentamente do que aqueles alimentos com índice glicêmico alto, controlando o apetite por aumentar os níveis dos hormônios que nos fazem sentir saciedade ³.

Decerto que outros fatores também influenciam de forma direta a alimentação, tais como, por exemplo, a cultura da sociedade, os hábitos e, inclusive, condições emocionais. Mas levando-se em consideração exclusivamente os processos biológicos do corpo humano, a LC – que tem como premissa básica o consumo de alimentos de “verdade” (como carnes, ovos, azeite, manteiga, etc.) – pode, sim [6], auxiliar seu corpo a manter a saciedade por mais tempo.

 

[1] https://www.dicio.com.br/saciedade/. Acesso em 12 Set 2019.

[2] https://www.dicio.com.br/fome/. Acesso em 12 Set 2019.

[3] https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/02/1740998-para-sentir-menos-fome-entenda-os-mecanismos-de-saciedade-do-cerebro.shtml. Acesso em 11 Set 2019.

[4] NEGRÃO, André. LICINO, Júlio. Leptina: o diálogo entre adipócitos e neurônios. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Vol nº 44, nº 3. São Paulo: Junho 2000. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302000000300004. Acesso em 11 Set 2019.

[5] https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2019/07/22/como-melhorar-o-metabolismo-mais-proteinas-na-dieta-e-exercicios-de-forca-na-rotina.ghtml. Acesso em 11 Set 2019.

[6] Registre-se que é de fundamental importância o acompanhamento por um profissional de saúde – lembrando que cada qual dentro de suas especialidades.