O Sr Köhler se encontrou com o ministro marroquino de Relações Exteriores, o líder do "polisário", bem como a Argélia e a Mauritânia. os quais foram reunidos,   separadamente, em Berlim e Lisboa. Marrocos, obviamente, tem escolhido o local não Berlim. 

A escolha de Lisboa revela a distância que  toma o Marrocos da questão, mas sem contrariar e coopera com as Nações Unidas.

Para o Marrocos, a ausência da Argélia no encontro em questão constitui  uma anomalia. Porque a Argélia é uma parte que deve estar diretamente envolvida nas negociações.

O Marrocos  lembrou que Köhler é um facilitador e não um negociador. Nem Berlim nem Lisboa podem ser  considerados como negociadores.

O Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU, Horst Köhler, tem sido  nomeado em agosto de 2017, sucedendo a Christopher Ross, que cumpriu um mandato considerado estéril.

Antes de convidar as partes para encontrar-se em Berlim, "em janeiro ou  em Fevereiro", o Sr Kohler se encontrou com os diferentes  interlocutores, notadamente a União Européia. O que explica o sentido do processo de escuta em conformidade com o mandato pelo qual ele foi designado.

O Marrocos considera o Sr Köhler como um facilitador e não um negociador. Segundo ele, nem Berlim, nem Lisboa podem ser os negociadores, enviando um forte mensagem para os separatistas da Polisário.

O Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU, Horst Köhler, foi nomeado em agosto de 2017, ele deve apresentar o seu relatório em Abril do ano 2018.

O Enviado da ONU para o saara ocidental tentou em Berlim, chamar Argélia  O sr Kohler obtou para as consultas serparadamente perante os diferentes interlocutores, notadamente a União Européia. Mas o processo continua sendo lento, exigendo que a Argélia empenha no sentido de não esconder trás da Polisário considerado como mandatário.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário