O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu em Nova York,  terça-feira passada, para tratar do dossié do Saara marroquino com a presença do enviado pessoal do Secretário-Geral, Horst Kohler e que informou os membros do Conselho dos últimos desdobramentos desta questão.

Sr Kohler anotou para os membros do conselho o que se pretende para a nova mesa-redonda do prôximo mês de Março, a imagem da última reunião de Genebra, realizada dezembro passado, levando aos encontros bilaterais com os diferentes  embaixadores de países membros do Conselho de Segurança, a margem desta reunião para o Enviado pessoal da ONU para o saara ocidental.

O Enviado Pessoal do Secretário-Geral, como habitualmente planeja reunir-se separadamente com as quatro partes (Marrocos, Argélia, Mauritânia e Polisario), no curso deste encontro agendado para o proximo mês de fevereiro, no qual se pretende  definir um roteiro para resolver o diferendo entre a Frente da Polisário, apoiado por Argélia.

Interrogado pelo MAP depois de sair da reunião do Conselho de Segurança, Horst Kohler considerou que a nova reunião vai ser uma ocasião para dar continuidade as negociações sobre o saara marroquino e discutir os pontos de vistas entre  Marrocos, Argélia, da Mauritânia e Polisario.

"Estamos  preparando para uma próxima rodada e que seja favorável para Março", sublinhou o Enviado Especial da ONU para o saara.

 Por sua parte, o embaixador francês na ONU, François Delattre sublinhou dizendo que, embora o Sr. Kohler não tenha mencionado uma data específica para a próxima reunião em março, o contexto, segundo suas próprias palavras, continua sendo favorável para a retomada das negociações.

"Esperando um avanço real, uma visão e uma confiança de todas as delegações em torno da mesa redonda, empenhados num ambiente favorável para chegar a um consenso sobre o dossié do saara, explicou o diplomata francês à imprensa.

Referindo-se à conduta das consultas do Conselho de Segurança, Sr. Delattre considera  a ação das partes deve partir de um convicção de que a solução depende do engajamento de todos, como uma boa ocasião para todos se apoiar de forma unânime e incondicional junto com os esforços tanto dos membros da ONU como do Enviado Pessoal. 

De acordo com o embaixador francês, " trata-se de uma visão global e de um compromisso para o Sr. Kohler, unir todos para um passo importante e num clima incomparável, onde se deve sair com resultados positivos para as duas partes e os membros da ONU.

Enfim, o embaixador alemão na ONU, Christoph Heusgen anotou que o Enviado Pessoal do Secretário-Geral  empenha nesta questão para sensibilizar da importancia da resolução desta questão, e do desafio do Conselho de Segurança  para trabalhar no sentido de chegar a um resultado positivo que atende de forma realista, prática e sustentável, e resolve definitivamente um diferendo complicado que envolve o Saara marroquino.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário-Rabat - Marrocos