O conflito do saara ocidental entrou numa nova fase de negociação, os esforços da ONU por um lado e de Marrocos não afastam entrar em  planos capazes de levar  a uma proposta de paz para a disputa artificial.

O início de 2018. após o retorno de Marrocos à União Africana, parece estar a um passo de ganhar uma nova batalha em torno do Saara, o assunto visado foi da delimitação do saara na cartografia. Dado o número de instituições e da mídia, as quais não mais truncam o mapa do Reino desde 2017, nem utilizam as linhas ou as pontilhadas para separá-lo do saara, o memso foi no seio de Órgãos da ONU, onde se reivindica o território do Saara Ocidental pela Frente Polisário.

Lembrando que o site do Banco Mundial, em seu "Digital Adoption Index", e seu "Tech Hub Africa" apresenta o Marrocos na sua integralidade, contentando-se a desinhar em branco a zona tampão no leste do muro de defesa. A mesma foi para o Banco Africano de Desenvolvimento, no seu projeto on-line "Map Africa", exibindo um mapa do Marrocos integral, sem nenhuma menção do Saara Ocidental.

Enfim, o Diário francês Le Monde, em um artigo publicado recentemente sobre os direitos das mulheres no mundo, também exibiu um mapa inspirado do Banco Mundial, onde se aparece uma pequena zona branca, indicando a zona tampão

.Muitos outros elementos combinados convergem neste sentido, a mudança progressiva da percepção externa de Marrocos, a maneira pela qual os organismos multilaterais representam o Reino. Tudo isso pararece apoiar a proposta marroquina de autonomia.

Se esta tendência fosse aumentada, constituiria para o Marrocos um ponto de apoio muito valioso.

Jogos de Influência

A interrogação, porque por trás da batalha pelos mapas da representação do Marrocos prejudica a Polisârio e Argélia? Esta questão da delimitação do reino prova a legitimidade do saara, o que esmalta a vida do reino por mais de quatro décadas,visando uma batalha para a separação do reino  virtualmente do saara, um dos assuntos pelos quais o novo representante da ONU para o Saara deve empenhar  para apaziguar as tensões e desmilitarizar a zona tampão.

De fato, a "batalha de mapas" ao redor do Saara pode constituir um dos episódios dos últimos anos do conflito artificial, resultado do advento da era digital. Razão pela qualos internautas marroquinos forma mobilizados repetidamente para mudar a representação utlizada pelo Google no seu software Google Maps, conseguindo aremover as linhas de cesura.

Quando se conecta sobre o Marrocos, percebe-se ainda uma certa sensibilidadepoliticamente, o semanário Morocco-Hebdo International, obrigado a retira  dosquiosques um de seus números em dezembro de 2016, porque publicou um mapa truncado por engano.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat