Sr. Christopher Ross, Enviado especial para o Sara Ocidental do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas estava a Rabat no início desta semana, onde foi recebido pelo Sr. Salaheddine Mezouar, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Esta entrevista marcou a última etapa da turnê do turnê do diplomata da ONU , enquanto várias fontes os prestam a vontade de organizar uma rodada de contatos e exclusivamente reservados a Marrocos e aos separatistas  da F. Polisário em uma capital da europeia.

O anúncio do princípio da tal reunião em um país do norte da Europa foi feito no início de janeiro 2014 por representantes dos separatista, em seguida, desmentido por Argel , mestre e chefe de um grupo de mercenários com sede em Tindouf.


Mapas dos Estados

Sabendo que o governo argelino não é agora na melhor forma, com um presidente muito fraco fisicamente e que pretende concorrer à reeleição em abril próximo a um novo mandato, perguntamos se o Sr. Ross tem tido algum sucesso na sua abordagem que, objetivamente, pode parecer inovador e interessante ...

De fato , o Reino , que tem a grande vantagem maior da plena e total soberania  e de uma presença inegável sobre o território de Wadi Eddahabb e Saquiat Al Hamra , que engaja milhares de milhões de dirhams cada ano, tanto em investimentos em infra-estrutura que sob várias formas de apoio as populações locais, sem ter nada a temer do contato direto e " em face a face " com os separatistas.

Melhor ainda, ele tem outra vantagem eminente seu amplo plano de autonomia das províncias do sul considerado pelo Conselho da Segurança da ONU como credível e construtivo, enquanto a Frente do Polisário se agarra desesperadamente a opção de um referendo no qual  cada observador considerou um pouco honesto salientando a possível da implementação por uma variedade de razões objectivas.

Finalmente, na sua vontade de provar seu compromisso como um estado soberano sobre  seu território de Tânger a Lagouira, o Reino através de um estudo recente produzido pelo eminente Conselho Econômico, Social e Ambiental, emitiu uma série de propostas relevantes . Elas refletem a sua grande preocupação  para com um desenvolvimento harmonioso e equilibrado dos territórios do sul do Saara marroquino e da prosperidade dos seus cidadãos em uma estrutura de governança democrática e representativa.

Estes são alguns dos elementos que militam a favor de uma abordagem desinibida de Marrocos e que dam a creer que Rabat não hesitaria a tomar língua com Frente do polisario a Iniciativa do Christopher Ross, que , tudo como nós, sabe muito bem a origem do impasse ...


Interroga se eles vão a Guerra

Na verdade, e como evidenciam os despachos e os artigos surreais da imprensa argelina, totalmente alinhados conforme as instruções do Palácio Mouradia , Argélia oficial continua em sua recusa e obstinação contra qualquer progresso nesta questão. O governo argelino , obrado por aperto centrífuga, não encontra a sua salvação e sua coesão aparente que através desta " união sagrada " dos generais , dos políticas e dos journos contra a marroquina do Saara Ocidental , na qual, no entanto, beneficia do suporte cada vez mais.

Bouteflika e seus assessores , atados ou em civil, não se podem ignorar por exemplo um fato tão importante, que teve lugar no dia 17 de janeiro, em Washington e sobre o qual se basea a imprensa argelina para bem agir e comunicar. Trata-se da promulgação pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, da Lei das Finanças 2014 relativo ao orçamento federal após a sua aprovação por ambas as Câmaras do Congresso dos Estados Unidos . Este Direito Público contém um grande primeiro, aquele de autorizar o financiamento do orçamento federal dos EUA aos projetos propostos pelo Reino de Marrocos a realizar nas  PROVINCIAS SAARANIANAS !

Bem, na verdade , um dos primeiros efeitos positivos e significativos da recente visita aos Estados Unidos do rei Mohammed VI. Este avanço também marca um revés para o lobby anti- marroquino, ainda muito ativo tanto nos corredores do Capitólio que nos escritórios do Departamento de Estado John Kerry ...

Este sinal forte da administração Obama e o poder Legislativo dos EUA está mais perto da recente votação pelo Parlamento Europeu do acordo de pesca entre a UE e Marrocos, que, querem ou não , marca a soberania sobre as águas do Saara Ocidental. A votação histórica que também deu origem a crises de raiva muito mal contida a Argel !

Assim, como podemos reconhecer facilmente a causa nacional marroquina marcou pontos importantes nas últimas semanas, enquanto que vários estados, notadamente o Paraguai , retirou  seu reconhecimento diplomático fantasmagórico à RASD.

Todos esses elementos reforçam o sentimento que  hoje, Marrocos é objetivamente em uma posição de força na batalha diplomática que durante décadas opôs à Argélia oficial. Esta hipócrita e dissimulação, prática a política dos Janus Bifrons, uma face proclamando a sua neutralidade no caso do Saara marroquino, o outro envolvido ativamente, diretamente e pela  Frente do Polisario interposta para frustrar a vontade de preservar unidade nacional e a integridade territorial de Marrocos.

E isso é porque o governo argelino praticar jogo duplo, perigoso alias para a paz e a estabilidade regional, que o orçamento atribuído pelo Estado argelino ao seu exército é agora o mais alto da África , frente a Egito e África do Sul .

Na verdade , o jornalista do EL Pais, Ignacio Cembrero , que não pode ser acusado de simpatia por Marrocos, escreveu recentemente nas colunas do site web do cotidiano do Madride:

" Diante da política de redução das despesas públicas , o orçamento da defesa marroquino, no entanto, continua a ser um dos poucos que têm aumentado para 2014 : 0,73 % a mais, ou seja 2822 milhoes de € .

Este aumento não tem nada em comum com  Argélia , cujo orçamento de defesa , conta com 9286 milhoes de €, agora é o principal posto do orçamento de Argel . Com o Interior , ele absorve até 36 % das despesas públicas .

(In Portal El Pais Internacional do 26 de janeiro 2014 )

Como se diz " Ite missa est " ( a sorte está lançada ) em espanhol  e em argelino ?