Através de observações realizadas dentro do ambiente escolar, e notório  que as crianças quando chegam à unidade sempre são muito bem recebidas pelas professoras, com muito carinho e atenção com as mesmas. No caso desta etapa, na sala tem uma professora e mais uma ajudante. As crianças recebem o café da manhã.  Ao retornarem para sala a professora coloca músicas infantis, a chamada hora da roda, é tida como importante para a organização do trabalho pedagógico e o desenvolvimento das crianças. Na roda, o professor recebe as crianças, proporcionando sensações como acolhimento, segurança e de pertencer aquele grupo. À hora da atividade, também é um dos momentos da rotina, o professor organiza atividades onde a criança, através de ações constrói conhecimentos de diferentes naturezas: Conhecimentos Físicos; Conhecimentos Lógico-Matemáticos e Conhecimentos Sociais. Em seguida as crianças são higienizadas e conduzias para refeitório para almoçar logo retornam para a sala e dormem, ao acordarem  são conduzidas ao refeitório para comer o lanche da tarde e em seguida vão para vários espaços oferecidos pela creche tais como: o parque de areia, brinquedotecas,  pátios, depois desse momento as crianças são novamente higienizadas e voltam no refeitório para jantar e aguardar os responsáveis a buscá-las.

O trabalho na educação infantil envolve muito cuidado e atenção de maneira geral e dentro das atividades ali elaboradas precisa serem respeitadas dentro da sua individualidade, entre uma brincadeira o aprendizado se renova.

As atividades torna o momento culminante de todo trabalho preparado pelo professor, pois nessa haverá a interação educador-educando no processo ensino-aprendizagem. Deve ser preparada coma antecendencia selecionando-as dando uma seqüência lógica, precisa ter coerência com a estrutura da disciplina e com os objetivos. Não pode esquecer que as técnicas de ensino também desenvolvem habilidades especiais, atividades práticas, dimensões teóricas e dinamizam as atividades.  A metodologia trabalhada dentro da unidade escolar deve ter como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), com finalidade de construir uma cidadania conforme a realidade social, trabalhando com projetos aonde partem do principio das historias infantis e do brincar.

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.ILMA ALVES DE OLIVEIRA, graduada em Ciências Biológicas e especialização Educação Infantil Email _ [email protected]. RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email: [email protected]. GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected]. JANE GOMES CASTRO, graduada em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.ROSILENE NUNES DA SILVA - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.TATIANE DE SOUZA GIL - Graduação Pedagogia ; Especialista em Educação Especial e Libras : Email _ [email protected]. LUCIMARA JOSÉ PEREIRA DE SOUZA SILVA: Especialista em Educação Infantil e Letramento : Email _ [email protected]