Rosae Crucis – Biografia: Rousseau[1]; o talento se alimenta de dissabores...

"TODO HOMEM NASCE LIVRE; E EM TODA PARTE O VEMOS ACORRENTADO...

VIRTUDE! SUBLIME CIÊNCIA DAS MENTES SIMPLES... SERÁ TANTA DILIGÊNCIA E PREPARAÇÃO NECESSÁRIA PARA QUE NÓS TE CONHEÇAMOS? NÃO ESTÃO TEUS PRINCÍPIOS GRAVADOS EM CADA CORAÇÃO? PARA APRENDER TUAS LEIS, SERÁ QUE PRECISAMOS MAIS DO QUE EXAMINAR NÓS MESMOS, E OUVIR A VOZ DA CONSCIÊNCIA, QUANDO AS PAIXÕES ESTÃO SILENTES?"

Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visavam uma busca pela liberdade. Inclui-se aí as Revoluções Liberais, o Marxismo, o Anarquismo etc.

Sua influência se faz sentir em nomes da literatura como Tolstói e Thoreau, influencia também movimentos de Ecologia Profunda, já que era adepto da proximidade com a natureza e afirmava que os problemas do homem decorriam dos males que a sociedade havia criado e não existiam no estado selvagem. Foi um dos grandes pensadores nos quais a Revolução Francesa se baseou, apesar de esta se apropiar erroneamente de muitas de suas idéias".

Tinha uma tremenda autoconfiança em uma missão pessoal; e, mais cedo ou mais tarde, surge uma causa para sua manifestação, e a palavra desse homem brilha no firmamento como uma nova estrela. Assim foi com Rousseau, um pobre andarilho, pois ele era pouco mais do que isso, na estrada de Vincennes a caminho de uma visita a um amigo preso ("Diderot"[2], e ao ler as notícias enquanto andava, deparou com esse sinistro assunto para ensaio. Foi como uma voz do além. Ele estremeceu dos pés à cabeça com a onda de idéias que o possuiu. Sentiu-se então agitado pela súbita iluminação que chegou a sentar-se em baixo de uma árvore para se acalmar e considerar o que tinha acontecido. Em suas próprias palavras:

"Tudo que eu consegui "reter" dessa multidão de grandes verdades que, por um quarto de hora, me iluminaram enquanto estava sob a árvore, foi francamente espalhado em minhas duas principais obras ("Discurso" e "Tratado").

Ao chegar a prisão, ele confiou esse assunto ao amigo Diderot, que o animou a candidatar-se ao prêmio. Daquele momento em diante, diz ele, "eu estava perdido", nem bem ele disse o que sentia, os polidos eruditos em arte e ciência o puseram na mesa de torturas como um criminoso e o ordenaram a uma Vida de "miséria e perseguição"...

"JAMAIS UM HOMEM FALOU MAIS VERDADEIRAMENTE SOBRE SI MESMO DO QUE ROUSSEAU NA SENTENÇA DE ABERTURA DE SEU "DISCURSO". "É UM NOBRE E BELO ESPETÁCULO VER O HOMEM ELEVAR-SE, POR ASSIM DIZER, DO NADA, POR SEU PRÓPRIO ESFORÇO; DISSIPANDO, PELA LUZ DA RAZÃO, TODAS AS ESPESSAS NUVENS EM QUE FORA ENVOLVIDO PELA NATUREZA; SUBINDO ACIMA DE SI MESMO; VOANDO EM PENSAMENTO ATÉ ÀS REGIÕES CELESTIAIS; COMO O SOL, ABRANGENDO COM PASSOS GIGANTESCOS A VASTA EXTENSÃO DO UNIVERSO; E, O QUE É AINDA MAIS GRANDIOSO E MARAVILHOSO, VOLTANDO PARA DENTRO DE SI MESMO, PARA ALI ESTUDAR O HOMEM QUE É, E CONHECER SUA PRÓPRIA NATUREZA, SEUS DEVERES E SUA FINALIDADE. TODOS ESTES MILAGRES TEMOS VISTO SEREM RENOVADOS NAS GERAÇÕES MAIS RECENTES".

E,

"NÃO MAIS OUSAMOS PARECER O QUE REALMENTE SOMOS, MAS PERMANECEMOS SOB RESTRIÇÕES PERPÉTUAS; NO MEIO-TEMPO A MASSA DOS HOMENS, QUE CHAMAMOS DE SOCIEDADE, AGE TODA MESMA FORMA SOB AS MESMAS CIRCUNSTÂNCIAS, A NÃO SER QUE MOTIVOS MUITO PODEROSOS E ESPECIAIS OS IMPEÇAM. ASSIM, NUNCA SABEMOS COM QUEM TEMOS DE LIDAR, E MESMO PARA SABER QUEM SÃO NOSSOS AMIGOS TEMOS DE ESPERAR POR UMA OCASIÃO CRÍTICA E PRESENTE, OU SEJA, ATÉ QUANDO JÁ É TARDE DEMAIS, POIS É NESSAS OCASIÕES QUE TAL CONHECIMENTO NOS É ÚTIL".

Alguns, dizem, falam sempre a Verdade. Assim o fez Rousseau...

"TODO ARTISTA AMA O APLAUSO. O ELOGIO DE SEUS CONTEMPORÂNEOS É A PARTE MAIS VALIOSA DE SUA RECOMPENSA. QUE DEVERÁ ELE FAZER ENTÃO PARA OBTER APLAUSOS SE TEVE A DESGRAÇA DE NASCER ENTRE PESSOAS, E NUM TEMPO EM QUE A ERUDIÇÃO ESTÁ EM VOGA, E A SUPERFICIALIDADE DOS JOVENS ESTÁ EM POSIÇÃO DE DITAR A MODA; QUANDO OS HOMENS SACRIFICAM SEU BOM GOSTO POR AQUELES QUE TIRANIZAM SUA LIBERDADE, E UM SEXO NÃO OUSA APROVAR NADA QUE NÃO SEJA PROPORCIONAL À PUSILANIMIDADE DO OUTRO; QUANDO AS MAIORES OBRAS-PRIMAS DA POESIA DRAMÁTICA SÃO CONDENADAS, E AS MAIS NOBRES PRODUÇÕES MUSICAIS SÃO NEGLIGENCIADAS? EIS O QUE ELE FARÁ: BAIXARÁ SEU GÊNIO AO NÍVEL DA ÉPOCA, E PREFERIRÁ SUBMETER-SE A COMPOR OBRAS MEDÍOCRES QUE SERÃO ADMIRADAS DURANTE SUA VIDA, A AFADIGAR-SE COM REALIZAÇÕES SUBLIMES QUE NÃO SERÃO ADMIRADAS A NÃO SER MUITO TEMPO APÓS A SUA MORTE".

AQUELES A QUEM A NATUREZA DESTINOU PARA SEREM SEUS DISCÍPULOS NÃO PRECISAM DE MESTRES...

SE FOR CORRETO PERMITIR A ALGUNS HOMENS SE APLICAR AO ESTUDO DAS ARTES E CIÊNCIAS, SÓ O É PARA AQUELES QUE SE SENTEM CAPAZES DE CAMINHAR SOZINHOS ATRÁS DE SUAS PEGADAS E AS ULTRAPASSAREM. SÓ ESSES POUCOS TÊM PERMISSÃO PARA ERGER MONUMENTOS À GLORIA DA COMPREENSÃO HUMANA. MAS SE ESTAMOS DESEJOSOS QUE NADA PAIRE ACIMA DO GÊNIO, NADA DEVERÁ ESTAR FORA DO ALCANCE DE SUAS ESPERANÇAS. A "ALMA" SE ADAPTA SEM SENTIR AOS OBJETIVOS EM QUE ESTÁ EMPENHADA, E ASSIM É QUE GRANDES OCASIÕES PRODUZEM GRANDES HOMENS.

Finalmente e mais não menos importante, nos Ensina Rousseau:

"TORNOU-SE O INTERESSE DOS HOMENS PARECER O QUE NA VERDADE NÃO SÃO!

SER E PARECER QUE SE É TORNARAM-SE DUAS COISAS TOTALMENTE DIFERENTES; DESSA DISTINÇÃO ORIGINARAM-SE POMPAS INSOLENTES E ENGANOSAS IMPOSTURAS, COM TODOS OS NUMEROSOS VÍCIOS QUE AS ACOMPANHAM. POR OUTRO LADO, OS HOMENS QUE ANTES ERAM LIVRE E INDEPENDENTES, SÃO AGORA, EM CONSEQÜÊNCIADE UMA MULTIPLICIDADE DE NOVAS NECESSIDADES, LEVADOS À SUJEIÇÃO, POR ASSIM DIZER, A TODA A NATUREZA, E PARTICULARMENTE UNS AOS OUTROS; ASSIM CADA UM TORNOU-SE ESCRAVO A UM CERTO GRAU, MESMO TORNANDO-SE O AMO DE OUTROS HOMENS: SE ERAM RICOS, PASSARAM A PRECISAR DE SERVIÇOS ALHEIOS; SE POBRES, DE ASSISTÊNCIA; E MESMO UMA CONDIÇÃO MEDIANA NÃO OS TORNOU INDEPENDENTES DOS OUTROS. O HOMEM DEVE AGORA, POR CONSEQÜÊNCIA, ESTAR PERPETUAMENTE EMPENHADO EM FAZER COM QUE OS OUTROS SE INTERESSEM POR SUA SORTE, E EM ABRIGÁ-LOS, PELO MENOS APARENTEMENTE, SE NÃO EM REALIDADE, ACHAR VANTAJOSO EM PROMOVER A SUA PRÓPRIA. ASSIM, ELE DEVE SER ASTUTO E MANEIROSO EM SEU COMPORTAMENTO PARA COM ALGUNS, E IMPERIOSO E CRUEL EM RELAÇÃO A OUTROS; ESTAR SUJEITO A UMA ESPÉCIE DE NECESSIDADE DE MALTRATAR TODAS AS PESSOAS DE QUEM PRECISA, QUANDO NÃO PODER FAZÊ-LAS OBEDECER PELO MEDO, E NÃO JULGAR DE SEU INTERESSE SER ÚTIL A ELAS. A AMBIÇÃO INSACIÁVEL, E A SEDE DE AUMENTAR SUAS RESPECTIVAS FORTUNAS, NÃO TANTO POR NECESSIDADE MAS PELO DESEJO DE SUPLANTR AOS DEMAIS, INSPIROU TODOS OS HOMENS COM UMA VIL PROPENSÃO A INJURIAR UNS AOS OUTROS, E COM SECRETO CIÚME, QUE É O MAIS PERIGOSO POIS USA A MÁSCARA DA BENEVOLÊNCIA, A ALCANÇAR SEU OBJETIVO COM MAIOR SEGURANÇA. NUMA PALAVRA, SURGEM A RIVALIDADE E A COMPETIÇÃO POR UM LADO, E INTERESSES CONFLITANTES DO OUTRO, JUNTO COM UM DESEJO SECRETO DE LUCRAR ÀS CUSTAS DOS OUTROS.

"TODOS ESSES MALES FORAM OS PRIMEIROS EFEITOS DA "PROPRIEDADE", E OS INSEPARÁVEIS COROLÁRIOS DA CRESCENTE DESIQUALDADE".

ASSIM ROUSSEAU ("REFORMADOR NATO; QUE PASSAVA O DIA EM SOLITÁRIOS ESTUDOS OU ANDANÇAS") TEVE SUA PARTICIPAÇÃO NA QUEDA DA BASTILHA, A MAIS MOMENTOSA DEMOLIÇÃO DA HISTÓRIA: TEVE, TAMBÉM, SUA PARTICIPAÇÃO NA SANGRENTA MARCHA DE "JUSTIÇA" E DA "FRATERNIDADE"...

A REVOLUÇÃO FRANCESA TEVE O SEU EVANGELISTA EM ROUSSEAU, SUAS ESPECULAÇÕES SEMIDELIRANTES SOBRE AS MISÉRIAS DA VIDA CIVILIZADA, E COISAS SEMELHANTES, AJUDARAM BEM A PRODUZIR UM DELÍRIO COMPLETO NA FRANÇA!!

REFERÊNCIAS:

ESCRITOS ANTIGOS ROSAE CRUCIS



[1] Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.

[2] Denis Diderot (Langres, 5 de Outubro de 1713 — Paris, 31 de Julho de 1784) foi um filósofo e escritor francês.