Romeiros intercessores?

Por Lázaro Justo Jacinto | 12/08/2010 | Religião

ROMEIROS INTERCESSORES?

Em Setembro de 1998, um considerável grupo de romeiros, saindo de Anápolis/GO, empreendeu uma peregrinação a Aparecida/SP, em visita à colossal Basílica lá sediada.

No regresso, na madrugada do dia 08, os dois ônibus que transportavam os peregrinos depararam com um caminhão-tanque carregado com 32.000 litros de combustíveis, que havia perdido o controle e tombado num canteiro da movimentada Via Anhanguera, no quilômetro 178. No momento em que os ônibus se aproximaram do caminhão, já em chamas, o mesmo explodiu, e o resultado foi trágico: Mais de cinco dezenas de mortos...

Dois anos depois a Prefeitura de Anápolis e a Igreja Católica Romana prestaram uma perpétua homenagem às vítimas, construindo-lhes uma grande e bela Praça nas proximidades da Paróquia onde congregavam os peregrinos. A mesma recebeu o nome de Praça dos Romeiros, mas é popularmente chamada de "Praça da Morte".

No monumento há uma placa de bronze com este epitáfio: "AQUELES QUE PEREGRINAVAM NOS SANTUÁRIOS DA TERRA CHEGARAM AO SANTUÁRIO DO CÉU. AGORA VIVEM FELIZES JUNTOS A NOSSO SENHOR! QUE DE LÁ INTERCEDAM POR NÓS QUE CONTINUAMOS O NOSSO PEREGRINAR RUMO À ETERNIDADE. 08/09/2000." (sic)

A teologia católica romana incorre aqui numa lamentável incorreção: A crença na INTERCESSÃO de mortais pecadores a favor de seus semelhantes. Esta intercessão celestial, segundo o catolicismo, tem seu fundamento no dogma da Comunhão dos Santos (em latim, Communio Sanctorum).
Examinemos, pois, a Palavra de Deus para ver se estas coisas são assim (At.17:11).

Logo de início definamos o vocábulo em epígrafe.

INTERCESSÃO é o ato de interceder; intervenção. INTERCESSOR é o que ou aquele que intercede.

Consoante a Parábola do Rico e de Lázaro (Lc.16:19-31), que é o ponto áureo do assunto em comento, lá no além as pessoas habitam em dois lugares distintos: No Paraíso, onde gozam a Bem-Aventurança com o Senhor (Lc.23:43; 2Co.12:4); e na parte do Hades chamada Geena (Mt.18:9), que é um lugar de tormento.

As pessoas que estão no Paraíso são as que, enquanto peregrinas na Terra, tomaram a sua decisão por Cristo, como fez o malfeitor crucificado (Lc.23:42,43); são as pessoas que, segundo as Escrituras Sagradas, arrependendo-se dos seus pecados, confiaram evangelicamente no Senhor Jesus Cristo como seu Único e Todo-Suficiente Salvador e Senhor e, em resultado desfrutaram, ainda em peregrinação, de Vida Eterna com Deus. Da Vida Eterna eternamente inamissível.

Conforme o ensino do Senhor na Parábola supracitada, essas pessoas que no Paraíso se encontram não tomam mais parte nos assuntos terrenos, evidentemente, senão o gozo a elas concedido deixaria de ser gozo; passaria então a ser tormento...

Ora, como seria a vida de um salvo que, em pleno descanso bem-aventurado, no Paraíso, tivesse o dever de atentar para os peregrinos da Terra, com suas incessantes tribulações e súplices? Acaso não seria um tormento?

E tormento é inferno...

As pessoas salvas pelo Senhor Jesus Cristo estão em absoluto descanso; portanto, sem qualquer possibilidade de intrometimentos nos assuntos do mundo-aquém (Ap.14:13).

Na parte de tormento do além, chamada Geena, ficam as almas impenitentes. Consoante a Parábola, elas têm perfeitas lembranças das coisas terrenas, dos seus familiares. A elas sim, é permitida a lembrança dos assuntos terreais; por isso elas intercedem, ou procuram interceder...

Porém, a despeito de suas intercessões serem demonstradas e até ouvidas, não são no entanto atendidas!

Em razão dos indizíveis tormentos absorvidos por essas almas na Geena (ALI HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES - Mt.22:13), elas desejam ardentemente passar para o Paraíso, mas não podem. Um grande abismo estorva-lhes o anelo. Desejam também que algum salvo venha aqui dar aviso aos seus familiares sobre a intensidade e terribilidade do tormento que lhes é infligido naquele lugar, mas não são atendidas...

Por que a resposta negativa do Senhor às suas intercessões?

Ora, é porque quaisquer intercessões feitas por mortos não têm validade alguma, são tão inúteis quanto falsas; e porque a Bíblia Sagrada é toda-suficiente para orientar uma pessoa sobre o destino eterno de sua alma (Is.8:20; 34:16; Lc.16:29; Jo.5:39; At.17:11); portanto, não há a necessidade de vozes do além para o cumprimento desta missão.

Quando as almas perdidas intercedem a favor dos seus, aqui na Terra, e desejam que um bem-aventurado venha alertá-los, com o fim de não irem eles também para aquele lugar de tormento, a resposta Divina às suas intercessões é esta: Eles têm as Escrituras Sagradas; ouçam-nas! Lêem-nas! (Lc.16:29).

A verdade é que no Paraíso não há um único ser humano intercedendo por nós; ao passo que as intercessões emanadas da Geena são absolutamente estéreis.

Pois quê! Não há, então, um intercessor a nosso favor?

Sim!

O Seguro e Inesgotável Livro Santo ensina-nos quem é o nosso Único e Todo-Suficiente INTERCESSOR: "Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também INTERCEDE por nós." (Rm.8:34). "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para INTERCEDER por eles." (Hb.7:25). "Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora COMPARECER POR NÓS PERANTE A FACE DE DEUS." (Hb.9:24). "Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. CHEGUEMO-NOS, POIS, CONFIADAMENTE AO TRONO DA GRAÇA, PARA QUE RECEBAMOS MISERICÓRDIA E ACHEMOS GRAÇA, A FIM DE SERMOS SOCORRIDOS NO MOMENTO OPORTUNO." (Hb.4:14-16)

Estes Textos Sagrados provam à saciedade que SÓ JESUS CRISTO é, verdadeiramente, o nosso ÚNICO porque TODO-SUFICIENTE INTERCESSOR; destarte, não necessitamos de quaisquer outros intercessores nem de co-intercessores.

Intercessor Único, Jesus Cristo é o Mediador. MEDIADOR ÚNICO: "Porque há um só Deus, e UM SÓ MEDIADOR entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." (1Tm.2:5). "Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é MEDIADOR de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas." (Hb.8:6). "E a Jesus, O MEDIADOR de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." (Hb.12:24)

Intercessor, Mediador é Ele o nosso ADVOGADO: "... temos um ADVOGADO para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo." (1Jo.2:1)

Definitivamente, um ser humano, limitado, mortal, pecador, não pode ser nosso intercessor, mediador, advogado, como querem algumas religiões, pois isto seria desprezar e até mesmo anular a INTERCESSÃO ABSOLUTA, INDEFECTÍVEL, PERFEITA e INEFÁVEL do SENHOR JESUS CRISTO, O NOSSO ÚNICO PORQUE TODO-SUFICIENTE INTERCESSOR, MEDIADOR, ADVOGADO. Aleluia!

Lázaro Justo Jacinto