Anteprojeto para a elaboração da monografia: RIQUEZA OU DESTRUIÇÃO DA HUMANIDADE LIGADA ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Joacir Soares d`Abadia

Anteprojeto elaborado como requisito de avaliação da disciplina Produção de textos filosófica: monografia, do Curso de Graduação em filosofia do SEMINÁRIO MAIOR ARQUIDIOCESANO, Brasília-DF, Novembro/2005.

Introdução: opresente trabalho pode ser definido como antropológico, visto ter por objeto o homem nas suas relações interpessoais com sua riqueza e também destruição em pensadores Contemporâneos. Tal pesquisa deter-se-á nas seguintes questões: a coisificação do homem, o homem como sujeito e parte do mundo e a dualidade como caminho de descoberta da pessoa.

O problema em questão é especificamente o das relações interpessoais que podem ser vistas como um canteiro fértil onde o eu e o tu semeiam as suas qualidades e virtudes contribuindo mutuamente para edificação de ambas. Porém, em tudo que se semeia boas sementes não tardas despontar ervas daninhas, isto é, as dificuldades e vicissitudes que estão implicadas na relação interpessoal, tais como; egoísmo e auto-suficiência.

Em suma, pode-se dizer que o mesmo âmbito que favorece a identificação e enriquecimento da pessoa enquanto tal é o mesmo em que floresce os elementos que podem aniquila-la e destruí-la.

Justificativa: não há na atualidade nenhuma elaboração teórica de relevância sobre o homem e a sua relação interpessoal, daí a necessidade de se elaborar algo neste campo, pouco explorado hodiernamente. A força característica de nosso tempo é de um desenvolvimento tecnológico altamente sofisticado, mas marcado paralelamente por um empobrecimento do homem, pela deterioração das relações interpessoais e por um descaso para com os valores invioláveis da pessoa. É, sobretudo, por estar esquecido na atualidade, que o problema do homem e de sua relação interpessoal se torna Contemporâneo, ao passo que em qualquer época da história tudo que diz respeito ao ser humano será sempre atual, porque o foi no passado, é no presente e será atual, também no futuro.

A relevância desta pesquisa é corroborada, ainda, por sua operacionalidade, porque ressalta os valores que envolvem a existência da pessoa que não é algo que deve ficar apenas no campo teórico, mas sobretudo, deve ser posto na práxis (ação). Deve-se parar para teorizar, mas depois dela pronta necessita-se de agir, ou seja, operar.

Objetivos da Pesquisa: explicar como que a relação interpessoal se manifesta e comparar se ela contribui para o enriquecimento da pessoa ou se provoca uma destruição da humanidade do homem.

Definição de termos

Riqueza da humanidade: vê o outro como um igual ao eu no qual o seu rosto coloca o meu eu em evidência fazendo com que o si mesmo se conheça, perceba o seu valor e suas habilidades. É, portanto, ver no outro seu próprio eu.

Destruição da humanidade: quando a humanidade se deixa levar pelo tempo ou pelas circunstâncias históricas de sua época ele não consegue fazer a ruptura, em seus atos, com sua própria época, havendo, então, a sua destruição. Esta destruição da humanidade que se dá entre o eu e o outro ou o eu e as coisas, acontece porque nunca teve uma verdadeira relação construída com base sólida, na gratuidade total da ação, os valores da pessoa com seu espírito encarnado que se exprime.

Coisificação: é a redução do ser humano com todas as suas capacidades de criar e seus valores a uma coisa, isto é, a um objeto o qual pode ser manipulado.

Relação interpessoal: é a relação que se manifesta entre o eu e o tu.

Pessoa: é um ser espiritual que está ordinariamente em relação com o eu-do-outro e com o Absoluto.

Aspecto metodológico da investigação: a tipologia do estudo, desenvolver-se-á no nível da investigação não-aplicada, mostrando com argumentos lógicos a forma que se concebe a relação interpessoal, sendo que este procedimento do raciocínio será de leitura e a técnica que se usará será escrita em forma de esboço (rascunho) e posteriormente será digitada [o trabalho concluído pode ser conferido no site: http://www.antorchacultural.com/feria2007/Filosofia/JoacirSoares/Principal.htm ].

Referências Bibliográficas:

BUBER, Martin. Eu e Tu. Trad. Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Cortez, 1977.

LÉVINAS, Emmaneul. Humanismo do outro homem. Tradução de: Pergentino S. Pivatto, et al. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.