"Rio Congelado" (Frozen River )


Olha, vou te dizer uma coisa, vale a pena. Quanto custa uma locação por aí? Na média, eu tô pagando 5. Aqui. Ah sim, os preços variam. Mas, das duas uma: por essa indicação você vai lembrar de mim, binariamente dizendo, e eis aqui a forma para as suas futuras interjeições:

a. Esse cara é um?(reticências).
b. Ô meu, (vírgula).

Estarei entre as reticências e a vírgula, a sua espera.

Tanto mexem nas traduções, que o título original parece uma redundância. Coisas da cultura tradutória. Ou talvez tenham mudado o tradutor. Com certeza deve ser um novato. Se fosse o antigo o título em português seria "A saga de duas mulheres". E por conta da próxima informação, pode-se pensar na saga de uma terceira mulher - Courtney Hunt . Sim, ela mesma. Dirigiu e roteirizou este que é sua estréia na direção. Além de graduada pela Columbia Film School, ela é formada em direito pela Northeastern University, onde se especializou em direitos civis. Tendo esse recheio entre a orelha esquerda e a orelha direita, Courtney não mordeu a ponta da caneta para escrever o roteiro. Mas passou frio para rodá-lo.

"Frozen River " foi filmado em temperaturas sub-zero na fronteira do Canadá e o Estado de Nova Iorque.

Agora vamos a saga das duas mulheres: Melissa Leo e
Misty Upham .

Melissa, a dona de casa que vive no clima sub-zero numa espécie de trailer, com dois filhos, um de 15 e outro de 7. Cardápio: pipoca e suco todas as noites, literalmente. O filme começa com ela fumando um cigarro matinal no meio da neve, indagando com seus botões onde estaria o marido, que saíra ontem a noite. Não espere o leitor por um desfecho à la "cena de sangue num bar na avenida São João". Não. A agilidade do roteiro e a urgência da comida na mesa não darão espaço para o folhetim. O destino às vezes é de uma praticidade surpreendente. Num piscar de olhos ela vai encontrar a mulher número dois da saga, Misty Upham , uma mestiça Mohawk, e juntas darão ensejo a um estranho ganha pão.

Melissa Leo, virginiana nascida em Manhattan em 1960, tem extenso currículo de cinema e TV, desses de muita labuta e pouca glória. No cinema desde 85, foi coadjuvante no "21 gramas" e em "As duas faces da lei", num total de 60 filmes. Na TV esteve em quase 20 séries, tais quais "Veronica Mars", "CSI", "Law & Order","The L Word", "Cold Case" e dá-lhe etc. Ou seja, o rosto conhecido ainda sem nome de uma trabalhadora do espetáculo.

"Frozen River ", caso você dê sorte de encontrá-lo nalguma locadora, é um filme de circuito de festivais: Los Angeles Film Festival, American Indian Film Festival in San Francisco, Edinburgh International Festival , mais etc. Não parou aí. "Frozen..." concedeu à Melissa Leo o holofote merecido em 2008, com a indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Qual é a saga das duas, no eterno inverno da região, numa penúria de fazer gosto aos que tem tudo na vida menos inocência? Só pode ser a contravenção. E que delito seria esse? Nada banal e tampouco fantasioso, uma vez vindo de uma doutora em direitos civis e cineasta que acertou a mão.

Nesse ponto, pode apostar que não sou eu quem está afirmando.
O atestado agora fica a cargo do Grande Prêmio do Júri no Sundance Film Festival.

"Frozen River " levou melhor filme, numa avaliação que já tem tradição insofismável em dar à César o que é de César.

Percebe agora o quanto você está faturando com cincão?