A escrita é constituída desde processos mais básicos, como a caligrafia e a cópia, até os mais complexos, como a escrita sob ditado e a produção textual. A psicologia cognitiva tem gerado modelos de processamento da escrita a partir do uso de tarefas de ditado de palavras isoladas, mostrando os mecanismos utilizados pela criança desde a palavra ouvida até a execução dos mecanismos motores responsáveis pela escrita. Tendo em vista a importância da escrita ao longo da escolarização, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão sistemática para sintetizar as informações que estão sendo produzidas por pesquisadores brasileiros no que tange à tarefa de escrita sob ditado com palavras isoladas. Nosso foco está em crianças na fase de aprendizagem da escrita, i. e.,  os anos iniciais do ensino fundamental e com desenvolvimento típico. Foram revisadas as bases de dados Scielo, Capes e PepSic por meio de palavras-chave específicas. Ao todo, foram encontrados 130 artigos e, após a aplicação de critérios de exclusão, foram lidos 12 artigos que se encaixavam nos critérios de inclusão. Como resultados, observou-se uma prevalência de estudos transversais e observacionais, com comparações de grupos (série, sexo e tipo de escola) e com tendência a utilizar o Teste de Desempenho Escolar. Discute-se a carência de instrumentos padronizados na área e a ausência de estudos que realizam investigações psicométricas com os instrumentos que estão disponíveis.

Introdução

O estudo apresentado é procedente do projeto 800832/2016-7 - Processamento Ortográfico: Construção de Tarefas De Avaliação, e, resultante do subprojeto “Desenvolvimento de instrumentos para avaliação do processamento ortográfico em crianças do ciclo I do Ensino Fundamental”, o qual obteve financiamento no processo de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) 107452/2018-9. O presente estudo apresenta uma das etapas do projeto, que tem por objetivo realizar uma revisão sistemática para sintetizar as informações que estão sendo produzidas por pesquisadores brasileiros no que tange à tarefa de escrita sob ditado com palavras isoladas. Sendo assim, em um primeiro momento será realizada uma revisão teórica sobre os processos de escrita, tendo como foco a escrita sob ditado de palavras isoladas. Na sequência, apresentar-se-á o método da revisão sistemática, seguido da discussão dos resultados. Finalmente, realiza-se uma conclusão a respeito das pesquisas encontradas. O presente estudo será preparado para publicação em revista com Qualis.

Revisão teórica

    A escrita é um processo complexo que envolve mecanismos cognitivos, linguísticos, motores, emocionais, dentre outros. Vários autores têm se dedicado à criação de teorias que tentam compreender o desenvolvimento da escrita na criança (p. ex., Ferreiro & Teberosky, 1999; Frith, 1985; Vygotski, 1935/1978), o que repercute em diferentes concepções sobre este processo, assim como distintas formas de avaliação das habilidades e dificuldades nele envolvidas. Desse modo, podemos abordar, na escrita, desde processos mais básicos como os da caligrafia e da cópia, até mecanismos cada vez mais complexos, como a escrita sob ditado de palavras isoladas e de sentenças e a escrita espontânea ou produção textual (p. ex., Delattre, Bonin, & Barry, 2006; Hanna, de Souza, de Rose, & Fonseca, 2004; Kintsch, & Van Dijk, 1978; Langmaid, Papadopoulos, Johnson, Phillips, & Rinehart, 2014). [...]