Resumo

A reutilização de Óleos Lubrificantes Usados (OLU) na pintura de casas de adobe, tem contribuído significativamente na melhoria das casas de adobe, mas é fundamental tomar-se os devidos cuidados antes de utilizá-los. No entanto, o presente trabalho, visa avaliar o impacto da reutilização de OLU na pintura de casas de adobe no Bairro de Carrupeia. Para a realização da pesquisa usou-se método bibliográfico, experimental e comparativo, como técnica de colecta de dados empregou-se o ensaio de absorção de Água. Das hipóteses apontadas a primeira foi validada e a segunda invalidada, conduzindo à seguinte conclusão: no bairro de Carrupeia os OLU não são despejados, são reutilizados mantendo as casas consistentes, sem que sejam retirados os contaminantes, criando um risco à saúde humana resultado da inalação de vapores, tendo como sugestão o uso de solos argilosos, óleos de castanha e OLU depois de retirar contaminantes, como forma de minimizar o problema.

 

Palavras-chave: Óleos Lubrificantes Usados; Casas; Adobe.

 

  1. Introdução

O mundo conheceu um grande desenvolvimento industrial, em que ouve invenção de máquinas que facilitam o trabalho e locomoção do homem, tendo como destaque o aparecimento de automóveis (SOUZA, 2003). Desde que foi inventado na Europa no século XIX, o automóvel conquistou o mundo, invadiu desde as zonas urbanas até as rurais, tornando-se protagonista da vida quotidiana (GUIUCCI, 2004 e CARVALHO, 2010).

Com este crescimento industrial a frota veicular cresceu entre 1999 à 2003 em 50%, o que representa uma média de 5,5% por ano e em 2005, cresceu 7% (CARETEIRO & BELMIRO, 2006). Pesquisas revelam que a América do sul será a região do planeta com maior crescimento da produção de veículos (AZEVEDO et al., 2006). Em Moçambique a produção de veículo é menor mas com um crescimento na importação dos mesmos.

Com a enorme frota de veículo rodando no mundo, também a quantidade de óleos lubrificantes usados que são descartados em vários pontos das cidades em particular nas oficinas é maior. Em 2004, foram comercializados 946 milhões de litros de óleos lubrificantes, sendo 5003 milhões de litros envasados das embalagens plásticas (SINDICOM, 2005).

Portanto a reutilização, é um processo em que material que já fora anteriormente processado se insere, após o tratamento conveniente, numa corrente de processo, o óleo lubrificante usado necessita ser recuperado, por exigência da Resolução do CONAMA-09/93, através de um processo químico conhecido como refino de óleo lubrificante. A preocupação com o destino do óleo lubrificante usado tem por pano de fundo, uma implicação ambiental, devido ao alto teor de metais pesados nele concentrados após sua utilização. Porém em outros países não ocorre a obrigatoriedade legal do refino do óleo lubrificante usado para reutilização, mas sim para fins energéticos. Mesmo neste caso, ele deve sofrer um tratamento de desmetalização.

O objectivo principal deste trabalho é avaliar o impacto da reutilização de Óleos Lubrificantes Usados (OLU) na pintura de casas de adobe no Bairro de Carrupeia – cidade de Nampula. [...]