O presente trabalho tem como objetivo conhecer o desenvolvimento da gestão escolar através de um enfoque histórico para assim entender o que é uma gestão democrática, participativa e emancipatória para as escolas públicas brasileiras. Para melhor entendimento do tema proposto foi necessária à pesquisa bibliográfica, passando por varias épocas obtendo reflexões a respeito à compreensão política da educação como bem social de extremo valor para todos.

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho alguns pontos fundamentais da gestão escolar serão apresentados como: história, conceitos, modificações, e modelos desenvolvidos ao longo da história educacional brasileira. Os termos Gestão têm origem latina gerere, e significa “ato de administrar, de gerenciar, governar ou conduzir” e para os educadores o significado mais importante e que melhor se encaixa para a educação é o de gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui, pois a escola é um bem comum a todos os cidadãos e também responsabilidade de todos.

Saber como surgiu e como evoluiu a educação no Brasil nos ensina a como conduzir uma gestão democrática e com mais sucesso, pois quando conhecemos os antecedentes procuramos ampliar e melhorar também se referindo a gestão educativa, seja do macro ou do microssistema, que no último caso se refere ao sistema escolar.

2. CONCEITOS E DEFINIÇÕES SOBRE A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Administrar uma escola não é tarefa fácil, mas quando se tem um bom administrador e uma equipe que coopera para o desenvolvimento do conteúdo pedagógico e acompanhar os alunos no seu desenvolvimento facilitando o processo ensino-aprendizagem (OLIVEIRA, 2014) “A escola desempenha um papel institucional e, consequentemente, organizacional. Define regras do jogo ou as influência, criando outras e/ou modificando as já definidas. Não é, portanto, uma instância comprometida apenas e tão somente com a dimensão curricular, pedagógica e socializadora. Em outras palavras, a escola ultrapassa essas funções.” (OLIVEIRA, 2014, p. 14). Assim o diretor torna-se responsável legal pela instituição, sendo uma especialidade do pedagogo, pois a escola precisa mostrar os resultados do aprendizado dos seus alunos. Entretanto, sabemos que não é sempre que tudo ocorre como o planejado, assim o gestor escolar tem a função de alguém que direciona sua equipe para alcançar as metas desejadas. A educadora Heloísa 3 Lück, defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar, ao ocorrer isso existe o nascimento de um ambiente favorável ao trabalho educacional, que valoriza os diferentes talentos e faz com que todos compreendam seu papel na organização e assumam suas responsabilidades (LÜCK, 2006) Fazem parte deste cenário: o diretor, vice - diretor, o coordenador, os professores, a equipe da secretaria, a equipe da limpeza, os alunos, sua família e a comunidade em torno. A Lei de diretrizes e Bases especifica quais são os profissionais responsáveis pela aprendizagem e ressalta a ação conjunta entre escola e famílias (BRASIL, 1994) Assim, demonstrada em seus artigos: Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: (...). VI – articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; (...). Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: (...) VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: [..] II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (BRASIL, 1994) Neste contexto, a função do gestor escolar ultrapassa os aspectos administrativos, burocráticos, escriturários. Ele torna-se o principal catalisador, que organiza os trabalhos burocráticos e ao mesmo tempo proporcionando democraticamente uma educação de qualidade. Assim exerce sua liderança política, ou seja, ter a legitimidade da sua função e acima de tudo exercer o trabalho pedagógico. Porém, diferentes concepções de gestão têm-se configurado no cenário educacional brasileiro (LIBÂNEO, 2007). Na Tabela 1 destacam-se as principais concepções segundo Libâneo. [...]