RETRATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA AOS DOCENTES NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM JUAZEIRO-BA[1]

RESUMO

O estudo objetiva fazer uma análise da prática pedagógica de professores que lecionam em escolas nas séries iniciais considerando as estratégias de intervenção e abordagem epistemológica empregada em sala de aula. O intuito da pesquisa foi estabelecer o relacionamento entre o professor e aluno e a importância do planejamento e técnicas adotadas por esse profissional, assim como suas dificuldades no cotidiano escolar. O trabalho foi realizado mediante aplicação questionário contendo seis perguntas, as quais foram feitas em formas de entrevista para 3 professores de escolas diferentes. Tomou-se como base artigo publicado contendo pesquisa de campo de autoria de  ALVES, E. L. e SILVA, R. de Freitas, (2017).

Palavras-Chave: Didática Pedagógica. Investigação. Docente.

INTRODUÇÃO

A prática pedagógica utilizada na atualidade apresenta-se de diversas formas. Alguns atuais de maneira autônoma, desconsiderando o aporte teórico, o que limita o processo de reflexão entre professor e aluno, gerando barreiras no que concerne nas práticas de ensino.

A pesquisa buscou realizar uma análise da prática pedagógica de professores de diferentes escolas, considerando as estratégias de intervenção e a abordagem epistemológica empregada em sala de aula nas séries inicias, na cidade de Juazeiro - BA. O intuito foi esclarecer a influência do relacionamento entre professor e aluno, bem como, a importância do relacionamento e técnicas adotadas por tais profissionais e suas dificuldades no dia-dia escola. O trabalho foi realizado mediante questionário contendo sete perguntas, feitas por meio de entrevistas para professores de escola diferentes. Diante das diferentes metodologias surgiu o interesse em discorremos sobre esta temática.

Para investigar as respostar do questionário, usou-se como base os estudiosos: Castorina (1996) que traz de Vygotsky e Piaget, Wallon a importância da relação professor e aluno. Milian, Garms e Lopes (2011), bem como, o estudo aprofundado para a fundamentação e reenscrita deste texto de autoria de  E. L. Alves, R. de Freitas Silva, intitulado “Pesquisa fotografando a prática pedagógica - aplicada aos professores do ensino fundamental I e II da Cidade de Lucrécia-RN e Frutuoso Gomes-RN”.

REFERENCIAL TEÓRICO

Além do estudo do artigo de E. L. Alves, R. de Freitas Silva, nos aprofundamos nas ideias de Piaget, Vygotsky e Wallon teóricos que abordam acerca do desenvolvimento de aprendizagem. O QUE PENSA PIAGET E VIGOTSKY O desenvolvimento apresenta mudanças biológicas e cronológicas, as quais amadurecem o intelecto do ser em construção, dependendo de fatores externos que colaboram para essa ação progressiva, ajudando em avanço de forma individual, a fim de torná-lo capacitado aos momentos interacionais e reflexivos. Assim, temos como suporte necessário para a pesquisa de Piaget, a qual, vem nos mostrar que o sujeito aprende partindo do indivíduo para o geral, ou seja, ele precisa de diálogo com o outro para avançar enquanto sujeito social e inteligente, vendo o máximo de informação para canalizar suas ideias. Quanto ao pensador Vygotsky, ele crê que o meio cultural trás aprendizagem ao sujeito. O convívio ou contato do indivíduo com o grupo em que está inserido é totalmente fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem. Além de buscar sua identidade pelas ações desse meio interativo. Piaget e Vygotsky tem o mesmo pensamento na relação do desenvolvimento cognitivo do sujeito acreditam que a relação interpessoal atua de forma direta e significativa na construção do sujeito biológico e social. [...]