INTRODUÇÃO 

Venho através deste portfólio, falar a respeito sobre as quatro escolas administrativas que são: Escola Cientifica, Escola Clássica, Escola Relações Humanas e Escola Neoclássica, mostrando os principais pensadores, as principais ideias e contribuições e as principais críticas que as escolas sofreram ao longo da história.

ESCOLA CIENTÍFICA

A teoria cientifica, foi estabelecida por FREDERICK WINSLOW TAYLOR. Ele começou sua carreira como operador de máquina na Midvale Steel, uma indústria da Filadélfia, onde fez carreira até o posto de engenheiro. Graças a sua experiência na linha de produção, Taylor tratou de dedica-se a estabelecer rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários. Esta observação era informada por critérios tidos por científicos, ao contrário da pratica administrativa até então usual pouco fazia o uso da pesquisa metódica, fiando-se mais no senso comum.

E m 1911 Taylor publicou sua obra mais famosa ´´PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÂO CIENTÍFICA``, que tinha o objetivo de

  • Indicar a enorme perda em função da ineficiência dos empregados;
  • Convencer o leigo de que a eficiência está na busca do homem excepcional ou extraordinário;
  • Prova que a administração é uma ciência;
  • Demostrar que os princípios, fundamentais da administração cientifica, são aplicáveis a todas as atividades humanas.

O propósito de Taylor com a administração cientifica era garantir a máxima eficiência ao empregador e também a prosperidade ao emprego. Sendo assim ele estabeleceu 4 princípios básicos.

  • Planejamento: compreender efetivar a função de planejar as ações no trabalho, permutando por métodos científicos.
  • Preparo: consiste em treinar e capacitar a mão de obra com método cientifico e também aperfeiçoando maquinas, equipamentos, matéria-prima e arranjo físico.
  • Controle: auditar o trabalho e confortá-lo com os paramentos estabelecidos, e, para tanto, a gerência deve colaborar com seus subordinados a fim de garantir a melhor eficiência.
  • Execução: refere-se à atribuição das tarefas e aos limites de responsabilidade estabelecidos aos executores com a intenção de disciplinar o ritmo de trabalho.

Tivemos estudos de outros pensadores nesta escola científica.

Henry Grantt, foi assistente de Taylor. Sua principal contribuição para a administração cientifica refere-se à concepção de prêmios de produção, estipulando para cada trabalhador, bonificações no cumprimento das tarefas. Sua principal realização, foi o controle gráfico de produção, conhecido como Gráfico de Grantt, era um método gráfico para acompanhar fluxos produtivos e se tornou a mais importante técnica de planejamento e controle de projetos.

O casal Frank e Lillian Gilbreth, eles focaram seus estudos no chamado ´´estudo dos movimentos``. Possuíam preocupações muito semelhantes à de Taylor, exceto que Taylor se preocupava com o problema do tempo dos operários, já Frank com os movimentos dos operários. Com propôs o estudo sistemático e a racionalização dos movimentos necessários para execução de tarefas, dedicando-se especialmente a fadiga, onde foi auxiliado por sua esposa Lillian. O casal publicou diversos estudos em relação aos movimentos e a introdução de aprimoramentos nos métodos de trabalho minimizando a fadiga.

Henry Ford, iniciou sua carreira como construtor em 1893, quando projetou o motor de combustão interno. Sua contribuição para o estudo da administração cientifica, foi a criação da linha de montagem para a fabricação de automóveis. O método conhecido como fordismo, distinguia-se pela especialização do trabalho, tornando repetitivo de forma continua e fundamentando nos princípios da eficiência, da produtividade, da intensificação e da economicidade. Ele baseava-se na produção em massa, proporcionava renumeração aos seus funcionários com altos salários e assim procurando estabelecer custos reduzidos para seus produtos. Seu objetivo era a elevação da produtividade de seus operários, por meio de aumento na produção, e diminuindo o custo da matéria-prima e o tempo que atribuía na fabricação do produto.

A administração cientifica mesmo tendo suas vantagens, teve seus problemas. Os trabalhadores se sentiram explorados, perceberam que esse tipo de administração era uma técnica de fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos. Outro ponto foi o operário ser tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, ou seja, ser transformado o homem em uma máquina.

ESCOLA CLÁSSICA

Henry Fayol nasceu na cidade de Constantinopla, obteve sua formação em engenharia pela escola de minas. Iniciou sua carreira como estagiário na indústria de cia commentry, evoluiu e conquistou vários cargos até chegar no de diretor geral. Em 1916 ele publicou o livro ´´ADMINISTRAÇÃO GERAL E INDUSTRIAL``, mostrando suas ideias onde estavam voltadas para alta administração da empresa, exigindo conhecimentos gerenciais de quem a comandassem.

Neste livro são apresentadas 6 funções básicas que ele considerava essencial para as empresas.

  • Técnicas – produção de bens ou serviços da empresa.
  • Comerciais – compra, venda e troca de bens.
  • Financeiras – procura e gerenciamentos de capitais.
  • Segurança – proteção e preservação de bens.
  • Contábeis – inventários, balanços, registros, custos e estatísticas.
  • Administrativas – coordenar, planejar, organizar, comandam e controlar.

A função administrativa foi considera o ponto chave e o mais importante de todas para a organização de uma empresa. Fayol classificou e definiu diversos princípios gerais da administração em:

  • Divisão do trabalho;
  • Autoridade e responsabilidade;
  • Disciplina;
  • Unidade de comando;
  • Unidade de direção;
  • Subordinação do interesse particular e geral;
  • Renumeração do pessoal;
  • Centralização;
  • Hierarquia;
  • Ordem;
  • Equidade;
  • Estabilidade;
  • Iniciativa;
  • Espirito de equipe;

Alguns teóricos se propuseram a refletir, estudar pesquisar e escrever sobre o processo administrativo, principalmente aqueles engajados na administração ou em práticas consultivas desenvolveram seus pontos de vista seguindo os conceitos estabelecidos por Fayol.

Ralph C. Davis, que instalou um departamento de administração no instituto general Motors, e publicou um livro, reforçando que os princípios de Fayol eram universais. 

Luther Gulick e Lindall Urwick, publicaram uma coletânea com a ampliação das ideias de Fayol.

William H. Newmam, Harold Koontz e Cyril O`Donnel, deram ênfase e modernizaram a teoria classe, com outros estudos adotados recentemente.

Como tudo tem suas vantagens e desvantagens, essa teoria também teve seus problemas.

Fayol focou seus estudos na unidade de comando, autoridade e na responsabilidade, com isso ficou visto como obcecado pelo comando ou obsessão pelo comando. Outo ponto visto, bem como a administração cientifica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores, assim ficou conhecido como manipulação dos trabalhadores. E por último a empresa como sistema fechado, a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.

ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS                                       

A Escola das relações humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a crise da bolsa de valores de Nova Iorque. Ela trouxe novas ideias com perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes, começando a tratar os seres humanos mais complexos. Esta teoria buscava conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Já, que antes os trabalhadores, eram tratados de uma forma mecânica, de acordo a teoria clássica. Com as novas perspectivas, houve mudança, onde o trabalhador passo a ser visto como HOMO SOCIAL.

Com isso foram fazendo com que os funcionários participassem das decisões e na disponibilização de informação da empresa onde trabalhavam. Assim compreendendo a afetividade humana, tendo limite no controle burocrático pelas organizações, sendo forma de regulamentação social.

Essa escola surgiu a partir da experiência de Hawthorne, realizada na fábrica Western Eletric Company, situada em Chicago EUA. Elton Mayo, médico e sociólogo australiano, fez alguns testes na linha de produção com dois grupos distintos, um experimental e outro de controle, com isso buscou maneiras que influenciassem positiva ou negativamente na produção. Essas experiências de Hawthorne geraram novos princípios aos administradores, os mais importantes são:

  • Integração social como determinante da produção, ou seja, quanto maior sua integração social no grupo maior será sua vontade de produzir.
  • O Comportamento do funcionário é baseado no comportamento dos grupos e organizações informais, cada funcionário não age isoladamente.
  • As necessidades psicológicas e sociais, é a atenção para novas formas de recompensa.
  • O despertar para as relações humanas dentro das organizações.
  • A ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas.
  • A importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas, eram realizadas trocas de posições para evitar repetições, mesmo sendo provado queda na produtividade, aumentando a auto estimar do grupo.

Além de Elton Mayo, com os testes, e abordagens dos estudos das relações humanas, publicou três livros que está voltado aos problemas humanos sociais e políticos, decorrentes da industrialização e tecnologia. Tivemos outros importantes autores que contribuíram para a escola.

Roethlisberger e Dickson, fez experimentos baseados na sua obra ´´gestão do trabalho``, onde observavam um grupo de homens que trabalhavam, com isso fizeram observações, e por fim concluíram que quando as pessoas não são motivadas pela lógica, os sentimentos sobre as coisas de valor social tornam-se de grande importância no mundo organizacional.

Kurt Lewin, conhecido como o fundado da psicologia social, cientista alemão que imigrou para os EUA, fundou um grupo de estudos importantes no Instituto Tecnológico de Massachsetts – MTI, para estudos sobre formação é comportamento dos grupos na sociedade e nas organizações.

Mary Parker Follett, conhecida como a profetisa do gerenciamento, utilizou o conhecimento de psicologia, analisava padrões de comportamentos dos funcionários dentro das organizações, e foi autora de três livros.

Alfred J. Marros, especializado em psicologia industrial, introduziu métodos de pesquisa da psicologia aplicada à solução dos problemas industrial.

Oliver Sheldon, filosofo britânico apresentou em 1923 uma filosofia de administração, enfatizado as responsabilidades sociais da empresa.

Esta escola também sofreu críticas severas.

  • A negação dos conflitos entre empresas e funcionários;
  • Funcionários felizes e integrado ao trabalho, nem sempre existem.
  • Espionagem das ideias e insatisfações dos trabalhadores para inteirar-se dos movimentos trabalhistas reivindicatórios e ausência de novos critérios de gestão só indicando de forma pratica, o que deve ou não ser feito.

ESCOLA NEOCLÁSSICA

A teoria neoclássica, é um nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950, o período pós a guerra mundial, onde trouxeram modificações econômicas e sociais que geraram grande desenvolvimento industrial. Com isso foi necessário, verificar as teorias administrativas existentes e fazer mudanças que pudessem adaptar aos novos, tempos e costume necessários.

Essa teoria é como readaptação da teoria clássica, só que atualizada e moldada aos problemas administrativos e organizações que surgiram no decorrer dos tempos e do desenvolvimento industrial.

Segundo CHIAVENATO a teoria neoclássica apresenta as seguintes características:

  1. Ênfase na pratica da administração: Pragmatismo e busca de resultados concretos. Desenvolvimentos dos conceitos de forma pratica e utilizável, visando, especialmente, a ação administrativa com o objetivo de alcançar os objetivos propostos.
  2. Reafirmação relativa dos aspectos clássicos: foi uma reação á influência enorme e crescente das ciências do comportamento no campo da administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos que são estruturais e que envolvem as organizações. Um retorno ás origens estruturando a teoria clássica, modernizando-a, dando-lhe amplitude e flexibilidade.
  3. Ênfase nos princípios gerais de administração: os neoclássicos estabeleceram normas do comportamento administrativo, e os princípios que os clássicos usavam como leis cientificas são retomados como critérios maleáveis para busca de soluções administrativas.
  4. Ênfase nos objetivos e nos resultados: é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, como meio de avaliar seu desempenho. A administração por objetivos é produto da teoria neoclássica.
  5. Ecletismo da teoria neoclássica: os autores neoclássicos absorveram o conteúdo de outras administrativas e assim misturavam várias doutrinas administrativas, fundindo a teoria com o perfil e formação do administrador contemporâneo do século passado.

De acordo com a teoria, as funções do administrado correspondem aos elementos da administração da teoria clássica, só que atualizada. Essas funções correspondem:

  1. Planejamento – possui três níveis distintos de planejamento.
  • Estratégico – mais amplo, abrange toda a organização.
  • Tático – é o que abrange cada departamento ou unidade da organização.
  • Operacional – abrange cada tarefa ou atividade especifica.
  1. Organização – pode ser formal planejada ou informal espontânea. Possui três níveis estruturado diferentes:
  • Organização no nível global – abrange a empresa como uma totalidade.
  • Organização no nível departamental – abrange cada departamento de empresa.
  • Organização no nível das tarefas e operações – focaliza cada tarefa ou operações especificamente.
  1. Direção – pode atuar no nível global, departamental e operacional.
  2. Controle – possui quatro fases: estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparação do desempenho com padrões estabelecidos e ações corretivas.

Essas funções precisam se completar e permitir, uma interação na busca de eficiência para organização.

Um dos principais representantes dessa foi Peter Drucker idealizador da administração por objetivo – APO, e publicou vários livros. Outros representantes que contribuíram bastante foram, Harold Koontz, William H. Newmam, Cris O`Donnel, John W. Humble, Ernest Dale, George Odiorne, Ralph Davis e Alfred Sloan.

Assim foi concluído que o processo administrativo, não é somente o núcleo da teoria neoclássica, mas o fundamento da moderna administração e nenhuma concepção mais avançada conseguiu desloca-la dessa posição.

CONCLUSÃO 

Conclui que as escolas administrativas, foram de suma importância para o desenvolvimento administrativo, através de pesquisas e estudos de cada autor nela acima falado, obtivemos também com o decorrer dos tempos falhas, assim surgindo críticas tanto negativa ou positiva em relação a cada uma das teorias, porém buscando sempre encontrar métodos que ajudassem a soluciona cada uma, para assim ser seguida da melhor forma possivel.

Referências Bibliográficas:

  • Dutra, N. H. Administração I, C. Batatais: Claretiano 2013. Unidades 5, 6 e 7.
  • http://www.portal-administracao.com/2013/12/escola-classica-administracao-cientifica.html
  • https://administradores.com.br/artigos/principais-teorias-e-escolas-da-administracao. 
  • https://administradores.com.br/artigos/teoria-geral-da-administracao-1.
  • http://www.portal-administracao.com/2014/01/fayol-e-processo-administrativo.html.
  • http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html.
  • https://administradores.com.br/artigos/teoria-neoclassica.
  • De Carvalho, L. M. G. introdução á teoria geral da administração. Maringá, 2008 -  http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_lucia_maria_gadelha_carvalho.pdf.