JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES

Jogo na educação física: discussões e reflexões (2011) da autora Camila Valduga traz um conjunto de ideias que esclarecem a importância do jogo para as crianças e sua influência na vida esportiva esocial delas, sobressaltando a definição e o papel dos jogos cooperativos e competitivos.

A competição e cooperação são valores culturais construídos ao longo da educação formal de cada individuo. No entanto, a sociedade moderna supervaloriza a competição em busca de vitórias e resultados numéricos. Dessa maneira, a maioria dos jogos podem ser comparados a campos de guerra em que não há diversão e prazer em jogar, mas sim busca por campeões e derrotados. Consequentemente, e geralmente sem notar é ensinado à criança desde cedo a empenhar-se a alcançar altos e bons resultados tanto na escola, como no esporte ao invés de se ensinar a ter gosto e prazer em praticá-lo.

Os jogos cooperativos são jogos em que os participantes não jogam contra outros, não jogam para derrotar. Jogam para se gostar, divertir e precisar do outro. O esforço e trabalho de todos se faz necessário a fim de alcançarem objetivos comuns e não restrito e eliminatório. Estes jogos promovem a interação, a sociabilidade, espontaneidade, alegria e união.

Nota-se que os jogos competitivos provocam tensão, sentimentos negativos como medo, raiva, frustração e rejeição. Se trabalhado apenas esse modelo com a criança, não terá consequências positivas, pois provavelmente ela levará isso para vida pessoal e social, (já que está em fase de desenvolvimento cognitivo e psicomotor, e que o esporte e vida social caminham juntos) tornando-se uma criança insatisfeita e que não admite percas.

Assim sendo, se faz necessária a valorização da cooperação, que por sua vez permite que a criança seja realmente criança sem ultrapassar fases. O medo e o fracasso são eliminados, pois todos podem ganhar sem ninguém precisar perder. Cria-se confiança em si mesmo e nos outros, vontade de continuar jogando, solidariedade, diversão, etc.

Desta maneira é de suma importância desenvolver uma pedagogia esportiva em que haja a cooperação visando a formação integral do aluno, sem que este perca as vantagens e prazeres que o esporte proporciona. É importante também lembrar que, sem o outro não existe jogo.