Resumo

JESUS, Adriana Regina de. Currículo e Educação: Conceito e Questões no Contexto Educacional. 

Kadja Janaina Pereira Vieira¹


 

As principais ideias do artigo em análise é um apanhado sobre currículo e questões no contexto educacional, atentando-se para os currículos formal, oculto e real, e que em sua concepção, ele não surge do nada, mas de uma necessidade social e econômica. A autora também ressalta que o currículo possui quatro abordagens distintas e realiza uma reflexão sobre os desafios presentes na formação do professor.

Para compreender o contexto educacional e curricular, faz-se necessário recorrer à história e à origem do currículo, para isto, conforme o autor Silva(1996), entende-se por currículo “ um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação” ou seja, é um dos modos pelo qual a linguagem produz o mundo social, por isso, torna-se permeado de ideologia e cultura, mas onde também se condensam as relações de poder.

Neste contexto, o currículo tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno, principalmente quando se compreende a existência de vários níveis de currículo: formal, real e oculto, conforme estudos realizados a partir de 1960. A autora afirma que: currículo formal é estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes de curriculares; o Real acontece dentro da sala de aula com professores e alunos; o oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.

Além dos níveis de currículos supracitados, evidenciou-se que a construção curricular não se dá sob uma única ideologia, mas com influências, tendências e objetivos, assim, para subsidiar esta afirmativa, a autora utilizou como principal teórico, o curriculista John McNeil, que em 2010 classificou o currículo em quatro abordagens: acadêmico, cuja finalidade da educação é a transmissão dos conhecimentos vistos como verdade absoluta; o humanístico que tem como base teórica a Escola Nova e defende que a educação deve levar em consideração a realidade do aluno; o currículo tecnológico que tem sua base sólida na tendência tecnicista e, por fim, o currículo Reconstrucionista Social que considera a educação como um agente social que promove a mudança.

Por fim, a autora enfatiza que o currículo e seus níveis são essenciais no processo de transmissão do conhecimento social. Deste modo, não se configura como um elemento neutro, por isso, o professor necessita equilibrar o conhecimento e cultura herdados à aprendizagem dos alunos, considerando as diretrizes existentes e realizando o contraponto entre teoria e prática, o que se configura como um dos grandes desafios para o sistema educacional.

 

 

 

1.Especialista em Informática e Novas Tecnologias Educacionais, graduada em Tecnologia em Processamento de Dados(UFPA, 2004).