INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE QUALIDADE NO NÍVEL SUPERIOR[1]

MAIA, Rosane Tolentino. A Importância da Disciplina de Metodologia Científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Revista Urutágua – revista acadêmica multidisciplinar, Maringá-PR, nº 14 – dez. 07/jan./fev./mar. 2008, Quadrimestral, p. 01-08. Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.htm>. Acesso em: 02 jun. 2017.

Kleyciane de Oliveira Fontinele[2]

A importância da disciplina de Metodologia Científica como ferramenta no desenvolvimento de produções acadêmicas nas universidades tem obtido um aparente consenso na comunidade acadêmica brasileira. Provavelmente em decorrência de uma formação básica deficiente, tem-se notado que os alunos de nível superior têm enfrentado dificuldades para cumprir os requisitos de avaliação no desenvolvimento de trabalhos científicos. O presente trabalho teve como objetivo abordar a importância da disciplina de Metodologia Científica no desenvolvimento técnico, ideológico e científico do aluno de nível superior e comprovar seu papel fundamental na construção do conhecimento, ao exigir do estudante uma nova postura de atividade didática mais crítica e rigorosa. Para Maia (2008, p. 04), “a iniciação científica é um dever da instituição e não deve representar uma atividade eventual ou esporádica”, mas sim gerar saber de nível superior para viabilizar o funcionamento da sociedade. Para o estudo, foram selecionados sessenta alunos do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós, subdivididos em quatro grupos de quinze alunos compondo o segundo (duas turmas) e o sexto (duas turmas) semestres. Utilizou-se o método indutivo como forma ordenada do raciocínio; em uma segunda fase, foi realizado um estudo de campo onde foram efetuadas entrevistas estruturadas com perguntas fechadas direcionadas à temática para avaliação do nível de conhecimento dos alunos sobre as principais produções acadêmicas exigidas e sobre a qualidade da produção desses trabalhos antes e depois de conhecerem as regras metodológicas cientificas. Os conteúdos foram analisados sob um enfoque empírico-analítico e uma abordagem quantitativa. Os principais resultados encontrados foram: dos sessenta instrumentos de pesquisa, foram devolvidos quarenta e oito, a partir dos quais se verificou um desconhecimento sobre a matéria, fazendo brotar no acadêmico um sentimento de resistência em relação à maioria das atividades propostas na educação superior e restou evidente a necessidade de se repensar a inserção da disciplina Metodologia Científica na matriz curricular do ensino médio, o que permitirá a construção criativa de conhecimento pelo aluno.

Palavras-chave: Ensino Superior. Iniciação Científica. Importância. Metodologia Científica.

[1] Trabalho apresentado à Disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica, sob a orientação da Profa. Iracy Leane Batista.

[2] Acadêmica do I semestre do curso de Administração do Instituto Esperança de Ensino Superior.