RESUMO-  A ÉTICA E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Devyson de Oliveira Souza*, Diogo Deleon Andrade*, Hebert Oliveira Fagundes*, Lucas Augusto de Paula Pimentel*, Raika Albertinne Cosmo de Souza Silva*, Thauany Elinay Gonçalves Duarte*.

*Discentes do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

O profissional de Educação Física tem a responsabilidade de disseminar hábitos físicos, elaborar atividades, acompanhar e avaliar todos os indivíduos que praticam atividade física ou desportiva.

Neste processo é preciso agir com a ética correta para que ocorra um diferencial na atuação deles. A prática da ética faz com que as portas se abram no mercado, aumenta a credibilidade dele diante a sociedade, bem como aumenta seu valor profissional.

 Um profissional que presa por sua conduta segue os parâmetros estabelecidos no código de estica de sua profissão, na área de atuação da educação física o seu código de ética implantado no ano de 2000 e segue vigente até os dias atuais.

Os profissionais que atuam na educação física e que buscam agir com ética e responsabilidade fazem florar o respeito a profissão, a lealdade e a responsabilidade, que são chamadas de virtudes profissionais.

Para que o profissional de educação física possa agir com ética e moral é necessário distinguir o certo do errado em sua área, levando em consideração as suas escolhas perante a sociedade, salvo que a dignidade é o melhor caminho para se organizar a sua vida social.

 A ética é definida como a modo que o profissional deve lidar com situação que pode ser designada como sendo certa ou errada, ter visão do bem ou do mal, o profissional deve ter uma postura consciente perante a um acordo firmado, desta maneira visando seguir as normas determinadas pelo conselho de ética profissão, caso não respeite o acordo firmado o termo utilizado é antiético.

Já a moral diz respeito ao agir ser humano, são as ações, regras, princípios de educação que orientam o ser humano em seu meio social, pela moral ser designada como o conjunto de normas do cotidiano, a mesma determina o que a pessoa deve ou não realizar.

O profissional de educação física que aplica a ética em sua profissão, terá em seu mercado de trabalho mais portas abertas, pois o mesmo irá ser reconhecido como um trabalhador virtuoso e responsável, demonstrando ao que buscam seu trabalho confiança no que for executado, e comprometimento profissional.

Nem todos indivíduos agem com ética em sua profissão, por esse motivo a ética visa fazer sua trajetória juntamente com a lei, buscando dessa forma fazer com que profissionais antiéticos deixem de existir nas diversas áreas de atuação.

Tanto o CONFEF quanto o CREF tem o intuito de propiciar e manter a qualidade na Educação Física através do profissional capacitado e qualificado, desta forma também irá valorizá-lo e fazer com que seja cumprido na integralidade o que está disposto no Código de Ética Profissional que regulamenta a categoria.

Outro ponto importante também é saber respeitar o espaço de cada um, agindo assim de forma ética, o educador físico licenciado só pode trabalhar com a educação básica (infantil fundamental e médio), já o bacharel possui um campo maior de atuação podendo atuar em academias como personal trainer, hotéis, condomínios, empresas, e também como técnico ou treinador físico de alguma modalidade esportiva.

Se isso não for respeitado caberá aos conselhos aplicar as punições devidas aos profissionais que não cumprirem com suas obrigações e deveres.

REFERÊNCIAS

GOUVEIA, et al. A ética na formação do profissional de educação física. Disponível em: Acesso em: 12 de março de 2018