Definir ou delinear quais os restaurantes ideais em Lisboa para um roteiro gastronómico é sempre uma tarefa complicada porque a cidade oferece uma enorme quantidade de oferta e de alternativas com muito boa qualidade. Ainda assim é possível sugerir três locais que embora não sejam obrigatoriamente superiores aos outros, são dignos de menção:

 

"Cervejaria Ramiro", na Avenida Almirante Reis aos Anjos, em Lisboa

É considerada como uma das mais famosas marisqueiras da cidade e a sua oferta de todo o género de mariscos atrai público numa quantidade sempre crescente. Lagostins, percebes, camarão, ameijoas, gambas e um delicioso prego no pão acompanhado pela tradicional cerveja fazem da Cervejaria Ramiro um local a incluir no roteiro gastronómico de quem goste de comer bom marisco, a um preço muito aceitável e num ambiente descontraído e agradável. Fundada em 1956 era inicialmente uma modesta casa de pasto que com o passar do tempo se tem vindo a aprimorar e a especializar na confecção de marisco. A decoração é rústica e a cozinha é a tradicional portuguesa. Não existe a necessidade de efectuar reservas de mesa se bem que a afluência de clientes é muita, pelo que se recomenda chegar um pouco antes da hora mais procurada para almoços ou jantares.

 

"A Casa do Bacalhau", na Rua do Grilo, em Lisboa

Especializada na confecção de bacalhau, um dos alimentos mais tipicamente portugueses, a Casa do Bacalhau é preferida por todos aqueles que apreciam comer bacalhau bem feito e servido num ambiente familiar e acolhedor. Para além dos inúmeros pratos tendo o bacalhau como protagonista, este restaurante disponibiliza ainda aos seus clientes uma vasta e excelente garrafeira e uma oferta de doces variada e deliciosa garantindo que tanto as bebidas como as sobremesas complementem a excelência da refeição. Outros atractivos da casa do Bacalhau são a sala de refeições com o seu tecto alto e em forma de abóboda, os tons ocres e brancos da decoração, a cuidada apresentação dos pratos e a eficácia e simpatia dos funcionários. A qualidade do pão servido no restaurante é também de louvar contribuindo para o sucesso das refeições pois é sabido que bacalhau e pão são dois alimentos que costumam andar de braço dado. Para quem preferir uma alternativa ao bacalhau também é possível conseguir-se outros pratos como costeletas de borrego ou lombinhos de porco tendo nesse caso que se esperar algum tempo, cerca de uma hora, pela execução dos mesmos. A Casa do Bacalhau não encerra para férias e o dia de descanso semanal é o Domingo.

 

Restaurante "Estufa Real", na Calçada Galvão ao Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa 

O ambiente é sofisticado e a cozinha é mediterrânica intercalando pratos da cozinha regional portuguesa como as pataniscas de alho, ou as iscas de fígado de vitela com outros mais elaborados como é o caso da Bavaroise de Alcachofras ou do cabrito assado com pinhões. As sobremesas são notáveis e variadas e a lista de vinhos é muito boa. A forma de cozinhar é inovadora alternando paladares e iguarias, a decoração é de muito bom gosto sendo a apresentação dos pratos muito cuidada e bem elaborada. A sala de refeições é belíssima. Só serve almoços, jantares só com marcação prévia e para grupos de trinta ou mais pessoas sendo que a lotação máxima do restaurante é de cento e vinte pessoas. Situado num lugar muito bonito e com vista privilegiada, o Estufa Real é um restaurante com muito para oferecer a quem o visita garantindo uma refeição excelente e momentos muito bem passados. Proporciona ainda serviço de bar e esplanada.

 

Definir um roteiro gastronómico em Lisboa ou noutra qualquer cidade depende do gosto pessoal, da disponibilidade financeira e da vontade que se tiver de sair por aí à procura. Existem restaurantes que são autênticas pérolas por descobrir e dos quais pouca gente fala. Construir o nosso próprio roteiro gastronómico ao invés de apenas seguir os conselhos dos outros é também uma excelente dica para encontrar restaurantes imperdíveis na capital alfacinha.