“RESPONSABILIDADE DOS POLÍTICOS NO MUNDO”

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

        Aumenta as responsabilidades dos políticos pelo mundo com as alterações climáticas no planeta.

        Chuvas e tempestades com maior intensidade, agravamento de secas e a falta de água para abastecimento dos grandes centros urbanos, são temas da atualidade.

        A busca da sustentabilidade que deve ser provocada por meios de locomoção mais adequados e menos poluentes, pesquisas para diminuição dos reflexos da poluição em todas as biodiversidades, bem como a busca de soluções para auxílio das comunidades que estão sofrendo com os efeitos do clima, precisa entrar em pautas prioritárias de discussão.

       Mesmo o pequeno município em qualquer país precisa ter alternativas para socorro das vítimas e preparar-se para situações de risco.

       O Homem poluiu em excesso o planeta e começa a colher os frutos plantados.

       Os políticos deverão ter consciencia de que ações preventivas, desde a limpeza de um bueiro até a compra de barcos e preparo de equipes de socorro em todos os níveis da sociedade serão necessários.

       Outra questão que deve entrar em pauta é o custo dos alimentos e o aumento da necessidade de itens da saúde, com aumento dos problemas climáticos, novas frentes assistenciais surgem sem avisar, afetando todos os indivíduos pertencentes àquela comunidade, não distinguindo classes sociais.

       A criação de multiplicadores de conhecimentos específicos deve constar da pauta do planejamento estratégico das cidades, de acordo com sua localidade e região, abordando assuntos pertinentes a cada comunidade.

       As mídias terão papel fundamental na distribuição de informações para sociedade em que está inserida e que foque em ações de aviso, suporte e esclarecimento de situações de emergência para auxiliar no salvamento de vidas na comunidade em que estiver inserida.

       A vida pode não ser perfeita, quando usamos lágrimas para irrigar a tolerância abrimos as janelas da sensatez.

       O papel dos políticos na nova fase de reorganização da vida social no planeta é importantíssimo para a sobrevivencia das futuras gerações.  

       Compete aos povos elegerem políticos que trabalhem em prol da coletividade, portanto o voto é o instrumento de apoio às sociedades organizadas.

       Responder a todos os novos anseios da comunidade não é possível no momento, às prioridades devem ser centradas na manutenção da vida.

       Que a política mostre sua face e que os políticos lembrem-se de suas novas responsabilidades.