RESOLUÇÃO DE TRABALHO DE ORAÇÃO DE SAPIÊNCIA DE CARLOS SERRA
Publicado em 16 de novembro de 2015 por Nerinho Calisto Martinho Auate
RESOLUÇÃO DE TRABALHO DE ORAÇÃO DE SAPIÊNCIA DE CARLOS SERRA
1. Segundo serra (s/d, p. 199), o tripé da ciência é introdução a medicina experimental, passagem que pode ser intitulada nos próprios termos bernardianos , tripé da ciência experimental.
O tripé da ciência é: o sentimento, a razão e a experiencia.
a) No sentimento, o homem e naturalmente metafísico acredita que tudo o que vê a volta da terra corresponde ao seu sentimento
b) A razão, o homem impõe a ideia como uma verdade absoluta que encontrou a partir do qual conduz, só com ajuda da lógica é que reconhece.
c) Experiencia o homem considera a sua ideia como uma questão, ou como uma interpretação antecipada da natureza onde deduz logicamente a realidade por meio de experiencia.
2. De acordo com SERRA, a primeira condição que um sábio que se dedica a investigação de fenómenos naturais deve preencher é:
Conservar uma inteira liberdade de espírito assente na duvida filosófica, porque e necessário não ser céptico, acreditar no determinismo na relação absoluta e necessária das coisas, nos fenómenos próprios aos seres vivos e nos outros, mas também e preciso estar convencido de que só alcançamos essa relação de uma maneira mais ou menos aproximativo, (SERRA, s/d, p. 202).
3. O século que Claude Bernard viveu, foi no século optimista, modernista, positivista, utópico, isso no século XIX, (IBIDEN, p. 202).
4. SERRA (s/d, p. 204), defende que animismo é uma esfera de reflexão que consiste em recuperar e desenvolver o mitigo - mágica da realidade e da vida personalizadora de espíritos, colocando os problemas em lugar das luzes.
5. O tipo de medicina proposta por Carlos serra e a Medicina Experimental, mas, sendo uma medicina mais humana, que não precisa de cunhar ao medico para ser tratado.
6. O tipo de medicina que se pode encontrar nos textos, O Pedaço da Minha Roupa Intima e Tauray de Visita a Catandica, é a medicina tradicional. Como demonstra os seguintes trecho de (LUCAS 2011):
a) Para o texto o pedaço da minha roupa íntima encontra-se o seguinte:
A água do banho ervático era turva. A sua turvisse não residia na sujidade, mas no elevado nível da mistura ervática, raízes, tubérculos, penas e uma miscilencia de venenos para cozer o corpo e para propor aos músculos capacidades de defesas futuras, (p.1).
b) Do mesmo modo para o texto Tauray de visita a Catandica, verifiquei o seguinte:
No dia seguinte o académico evaporou da aldeia emigrando para Nhathandzi em busca de senhorita Ndohe esta recebeu o benevolente e sem mácula. Tauray expos suas preocupações a adivinha. Ndohe aconselhou o académico a roubar a rapariga a fim dela a tratar em casa dela e torna-la sua esposa, (p. 10).
7. A parte do texto Tauray de visita a Catandica e o pedaço da minha roupa íntima, podemos encontrar características modernas que correspondem ao século de Claude Bernard, são:
a) Para o texto Tauray de visita a Catandica encontramos como demonstra o seguinte:
Nhamindimu era a região em que a coluna sofrera o ataque inimigo. O povoado de Nhamindimu estava sob domínio da guerrilha da Renamo desde 1984. No ano em referência a Renamo queimou tudo o que era casa; destruíu gado; cortou orelhas humanas; dividiu corpos a catanada; incendiou velhas e saqueou tudo o que fosse vestígio de comida e riqueza. A coluna rearrancou, de Nhamindimu para a Vila de Catandica a distância era miúda, (LUCAS, 2011, p. 3-4).
b) Para o texto o pedaço da minha roupa íntima encontramos como demonstra o seguinte:
Fazia dezassete anos. O calor era escaldante em manhã de sábado, sinal de anúncio duma chuva próxima. Me aproximei dum quartel da zona a fim de me alistar. Os militares recepcionistas engordaram de admiração. Muitos jovens fugiam o serviço militar porque era tempo de guerra intensa entre a Renamo e o governo da Frelimo. Morria-se, saqueava-se, emboscava-se e roubava-se. O toque da bala há muito que tinha ganho o troféu de melodia mais escutada em detrimento da melodia das aves e do ritmo harmónico da natureza em geral. O canto madrugador do galo, também, há tempo bastante que era antecedido e por vezes substituído por balas dum ataque madrugador ou pelo estrondo dum morteiro sacudido em regiões vizinhas. Por fim me alistaram e prescreveram que eu aguardasse, (Idem, 2011, p. 3).
8. O texto que me tornei fanático foi o pedaço da minha roupa íntima.
Porque o cronista mostra-nos o estudo da nossa História que nos fornece a verdadeira dimensão e significado da luta armada de libertação nacional, da proclamação da nossa independência e da fase de construção do socialismo que hoje vivemos sob a direcção do nosso Partido Frelimo, e é através dele que podemos compreender claramente como a unidade nacional mergulha as suas raízes ao longo dos séculos na luta contra uma mesma opressão, e como a nossa escolha representa hoje a síntese das mais profundas aspirações históricas do nosso povo.