ANÁLISE DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO – NBCASP: MUDANÇAS E DESAFIOS PARA A CONTABILIDADE PÚBLICA

DARÓS, Leandro Luís; PEREIRA, Adriano de Souza. ANÁLISE DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO – NBCASP: MUDANÇAS E DESAFIOS PARA A CONTABILIDADE PÚBLICA.

O artigo apresenta os principais pontos das dez primeiras normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, que foram aprovadas no ano de 2008. Conforme os autores mencionam, harmonizar internacionalmente as normas contábeis já era considerado uma necessidade do mercado, dos investidores e credores.
Apesar de a contabilidade pública estar afastada das discussões, acabou sendo incluída pelo Conselho Federal de Contabilidade, em razão de a sociedade exigir por mais transparência, eficiência e eficácia no setor público.
As normas trazem melhorias para a gestão fiscal, abordando assuntos como objeto e campo de aplicação destas, definição e classificação do patrimônio, planejamento das entidades, transações do setor, registros, demonstrações e consolidação contábil, controle interno, procedimentos de depreciação, amortização e exaustão, e a décima norma trata da avaliação e mensuração de ativos e passivos.
Por fim, além de explicar detalhadamente cada norma citada, os autores destacam a importância delas para a realização de sistema de custos, desenvolvimento do controle contábil e a padronização, com o objetivo de atingir as metas governamentais, refinando significativamente o setor público, que é fundamental para a sociedade.

Qualificação dos autores:
Leandro Luís Darós, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Contábeis e Administração, ambos na UFSC. Professor de pós-graduação em disciplinas relacionadas à área fiscal: Contabilidade Tributária, Contabilidade Pública, Orçamento Público, Auditoria e Responsabilidade Fiscal. Além disso, atua como Auditor Fiscal da Receita Estadual em Santa Catarina.
Adriano de Souza Pereira, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Contador da Fazenda Estadual (SEF/SC), Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).

                 Posicionamento do resenhista:
O artigo abrange um grande entendimento quanto ao tema, normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, sendo um assunto que era desconhecido dentro do meu conhecimento pessoal e acadêmico, o qual aperfeiçoou o meu estudo.
Sendo assim, indico o artigo referente a presente resenha, para estudantes de Ciências Contábeis, e para os interessados sobre o assunto abordado, contendo um conteúdo com informações relevantes e de fácil compreensão.


Marcela Abigail Bertola Abade, estudante do curso de Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

                                                   Porto Alegre
                                                        2017