O livro nos dá uma idéia de como gerir um negócio detalhadamente, ele explica as estratégias dos pontos mais fracos aos pontos mais fortes e aborda temas específicos para o sucesso de um empreendimento, como: produto e serviço, consumidor, marketing etc.

Ao se tratar dos produtos e serviços o livro nos mostra que devido às exigências dos clientes as empresas estão oferecendo o tangível e o intangível no mesmo pacote, ou seja, estão oferecendo produtos e serviços juntos, e assim alguns empreendimentos tornam-se diferenciados no mercado.

Um dos principais temas é o marketing, e o livro nos mostra que marketing é um planejamento para fazer trocas com os clientes e consumidores, ele identifica as necessidades e desejos e produz o produto ou serviço para atendê-los e como trocas recebem lucros, para isso utilizam os quatro fatores para oferecerem os produtos preço, produto, praça, e promoção.

O livro também enfatiza sobre fontes secundarias que servem como pesquisas de grandes empreendimentos e cita o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é importante para que novos empreendedores tenham acesso a essas informações, pois podem analisar os meios de uma empresa com sucesso e podemos usar de exemplo para com o nosso.

O livro também relata dos fatores que afetam as oportunidades do empreendimento mostrando quais os fatores a serem analisados, como: sazonalidade, situação econômica, controle governamental, disponibilidade de insumos, ciclo de vida do setor, lucratividade, mudanças que ocorrem no setor entre outros, e a partir dessa analise podemos ter viabilidade das oportunidades no empreendimento terá.

Conforme o livro precisamos ter informações sobre nossos concorrentes, saber as características, pontos fracos e pontos fortes, estratégias de marketing, custos e benefícios, pois podemos analisar quais são suas vantagens competitivas sobre o meu empreendimento e poder criar melhorias, é fundamental que saibamos quais são as fragilidades do empreendimento, só assim poderemos superá-los e nos tornar diferenciado no mercado.

Um dos pontos principais de um empreendimento é a relação que a empresa tem com seus fornecedores e o livro nos mostra os principais fatores para escolher fornecedores que nos atendam e suprem nossas necessidades, para isso devemos realizar pesquisas sobre as características, produto e qualidade, prazo de entrega, condições de pagamento dos fornecedores, é importante também que tenhamos verdadeiros parceiros que possam nos ajudar em momentos difíceis, como por exemplo, em uma crise financeira.

Outro aspecto importante é a pesquisa de mercado que deve ser elaborado com perfeição, através dela além da empresa produzir para seu público alvo também identifica que outros clientes compram dela e através da pesquisa de mercado podemos identificar qual a quantidade certa a ser produzida e para quem iremos produzir.

Tanto para um empreendimento de grande porte quanto para um de pequeno porte é fundamental ter uma segmentação de mercado identificando um nicho de mercado e identificar quais são as necessidades desses clientes e fazer a troca, produzir o produto ou serviço especifico para eles e obtendo lucratividade como troca.

Para fazer o segmento é necessário analisar alguns fatores como, regiões geográficas onde se estabelece lojas, pontos de vendas, e regiões demográficas que são idade, renda, sexo e grau de escolaridade.

A negociação também é responsável pela saúde financeira de um empreendimento, pois o principal meio de obter lucro vem pelo departamento de vendas/comercial.

Negociar com clientes e fornecedores exige concessões, às vezes é preciso ceder, mas exigir algo em troca é preciso conhecer as forças e as fraquezas da empresa, saber ouvir a outra parte, conhecer as necessidades do outro e proporcionar um clima agradável e de cooperação, além disso, é preciso planejar, executar e controlar uma negociação.

Uma empresa ao lançar um produto novo no mercado deve atentar-se ao ciclo de vida que o produto terá que é a introdução dele no mercado, o pico de altas vendas e a fase de declínio, deve realizar testes de pesquisa enfim, todos os aspectos que compõem o produto a ser comercializado.

Devemos nos atentar aos atributos do produto, como, marca que é sinal ou símbolo, logomarca é o símbolo gráfico que representa o produto, cor, design e qualidade.

Em relação a precificação devemos determinar o preço do produto que é baseado nos custos fixos e variáveis da empresa e com base nas vendas conseguimos calcular o ponto de equilíbrio da empresa que é um patamar onde ela não tem lucro e nem prejuízo, mas não podemos esquecer da concorrência, o nosso preço é estabelecido em função dos preço praticados pelos concorrentes, caso contrario trará prejuízo ou margens de lucro menores.

Os canais de distribuição é outro aspecto muito importante para uma empresa, temos que definir se a empresa irá fornecer direto para o consumidor ou fornecerá para um varejista revender os produtos.

O livro trás uma grande visão de como ter um empreendimento com sucesso e ensina passo a passo de como obter sucesso como empreendedor.