Senso crítico

Na obra Senso crítico, Do dia a dia às Ciências Humanas, lançada no mercado editorial pela Editora Cengage Learning, o autor David Carraher apresenta ´relevantes ensinamentos acerca da formação do senso crítico e da importância de se questionar a tendenciocidade presente nos mais variados tipos de discurso. Por essa razão o livro se mostra imprescindível na educação, para se formar docente e discente pensantes.

Já na introdução, revela-se o principal ensinamento: “...pensar de modo mais coerente e produtivo...”. Para tanto, recomenda-se “...ir além da ‘intuição’”. David discute, de modo aprofundado, a curiosidade intelectual, a fim de se fugir dos chavões, dos pensamentos pré-fabricados, do lugar-comum. Recorre, para isso, à filosofia, à inferência e à interação reflexiva.

Sobre a natureza do senso crítico, Carraher destaca nos indivíduos a capacidade de analisar e discutir as opiniões alheias e as próprias, inclusive. Orienta, ainda, a análise crítica da comunicação de massa, com reflexão analítica acerca de livros, jornais, revistas, filmes, novelas, propagandas e demais programas da televisão.

Nota-se, lendo a obra, que a argumentação faz parte do cotidiano de todos, presente na vida diária e nas ciências humanas. Nesse sentido, valoriza-se a argumentação pela sua importância em conquistas e derrotas do indivíduo e da sociedade em geral, sobretudo com base na raiz da manipulação ideológica, tendo em vista que a defesa de pontos de vista se apoia em vários recursos, envolvendo razão e emoção, conforme a estratégia e a posição de quem objetiva o convencimento.

Essa investigação diferencia, com exemplos, leigos e cientistas. Fatos e experiências são apresentados, assim como a falibilidade de certos raciocínios.  Percebe-se, na análise de dados, notícias e gráficos, que a linguagem, além da comunicação, representa várias funcionalidades ligadas à interatividade. Além de teorias, o estudo traz diversos exercícios práticos que facilitam a absorção dos conteúdos.

Falácia, conscientização, tendência, influência, subjetividade, socialização, lógica, verdade, validade, implicação, entrelinha, subentendido, pressuposto, sugestão, premissa, perspectiva, paradoxo, conceito, contexto, operação, valor, obediência, positivismo, verificacionismo, agressividade, imitação. Todos esses termos citados são detalhadamente analisados, o que enriquece o leitor na percepção crítica dos mecanismos usados no processo de persuasão argumentativa.

Em vista disso, David W. Carraher precisa ser lido e relido por todos que se dispõem a pensar e a executar um posicionamento crítico diante da leitura de vida. Mas, depois da leitura, o leitor não pode continuar se enganando com a ideia de que os livros, com seus conceitos e definições, resolvem os problemas, pois a natureza investigativa não se contenta com respostas prontas.

Jean Carlos Neris de Paula