KAFKA, Franz. A Metamorfose.1. Ed. São Paulo: companhia das letras, 1997.

Franz Kafka (1883-1924) foi um escritor tcheco, de língua alemã, considerado um dos principais escritores da Literatura Moderna. Suas obras retratam a ansiedade e a alienação do homem do século XX. Franz Kafka nasceu em Praga, no dia 3 de julho de 1883. Filho de Hermann Kafka, rico comerciante, de família judia, e de Julie Kafka. Escreveu em alemão toda a sua obra, a maior parte publicada postumamente. Seu estilo é marcado pelo realismo, pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns, como na obra "O Processo", de 1925. Escreve ainda "A Metamorfose", publicada em 1916, e "O Castelo" em 1926. Engaja-se no movimento sionista. Franz Kafka faleceu em Klosterneuburg, Áustria, no dia 3 de junho de 1924.

O livro faz uma alusão do homem transformado em inseto para o homem real que trabalha, se desgasta, que vive deprimido pois não gosta do que faz, trabalha por necessidade, se esforça para fazer o melhor, ser criativo mas em meio a tanta dificuldade no ambiente de trabalho não consegue, não se alimenta de forma correta. Gregório já estava enjoado de tudo aquilo, de sempre fazer as mesmas coisas e repetir tudo de novo. Ele não poderia sair do trabalho pois era quem sustentava a família, tinha que carregar esse fardo a qualquer custo. Porém, chegou um dia em que Gregório cansou de  isso. Depois de cinco anos de trabalho, falta pela primeira vez. A família insistia pra que ele voltasse ao trabalho, mas estava tanto depressivo  que não reconhecia nem a própria voz. Então decidiu ficar acomodado, sabia todas as estratégias para sair daquele estado, porém, se sentia frouxo pois estava cercado de obstáculos que o impediam, mas ele sabia que ficar estagnado naquela situação não era o certo. Pensava em pedir ajuda ao pai e a criada, mas não tinha coragem de contar seus problemas de trabalho.
Depois de alguns dias, Gregório ficou surpreso, pois considerava-se tão inútil em seu trabalho e não imaginaria que o seu chefe de escritório iria em sua casa procurá-lo. Ele percebeu que era o único funcionário que não estava conformado com as condições de trabalho, e nenhum de seus colegas estavam atentos para crescerem no trabalho.
Seu chefe não se conformava com a sua indisposição alegando que ele deveria ignorar tudo o que se passava e deveria voltar a trabalhar.
Finalmente, depois de um bom tempo preso no quarto, gregório resolve sair e falar com o chefe dizendo-lhe que estava disposto a voltar ao trabalho com promessa de trabalhar com concentração. Contudo, furioso, o chefe não prestou a mínima atenção para o que Gregório falava, então ele foi demitido. Com isso, Gregório Samsa foi totalmente rejeitado pela própria família, sentia-se rejeitado assim como rejeita-se um inseto. Por outro lado, apesar de tudo, sua mãe não esqueceu-se dele e amava-o. Porém, ele ainda sentia uma profunda dor pela agressividade do pai, a tal ponto de ficar tão desanimado que quase não conseguia fazer seus exercícios físicos diários. Afetado pelo desprezo Gregório morre e é encontrado pela empregada no quarto em ficava. Após sua morte a família faz planejamentos para o futuro, incluindo o casamento da irmã de Gregório.

Análise Crítica de A Metamorfose

A obra de Franz kafka A Metamorfose mostra a sua contribuição para a área de gestão de carreira em diversos momentos, principalmente quando Gregório revela sua infelicidade no trabalho, o que nos leva a pensar que provavelmente ele não tinha planejado sua carreira antecipadamente, acontecendo que acabou trabalhando num ramo que não gostava exercendo o cargo de caixeiro viajante apenas para satisfazer a necessidade da família.
Kafka não começa a história narrando um clima delicado, de cara ele já dá a entender o que se passa ao leitor sem muitos pretextos, o que difere de muitos outros livros publicados por autores.
O livro mostra sua qualidade peculiar a partir da criatividade do autor em demonstrar cada fato, deixando espaço para que cada leitor interprete-o, e adquira lições para a sua vida no meio social, profissional, familiar, pessoal etc.
O texto mostra-nos que o personagem principal (Gregório Samsa) transforma-se em um inseto monstruoso, porém, percebe-se que a verdadeira intenção do autor é expor o aborrecimento de Gregório através de uma analogia surreal da realidade que ele vivia.
A relevância do texto torna-se visível no momento em que o personagem mais precisa de apoio e se sente rejeitado por todos da sua família, a ponto da família se sentir feliz com a sua morte.
Para entender do autor, o leitor precisa fazer uma análise aprofundada e caso haja necessidade, ler duas ou três vezes, pois o texto possui uma linguagem pouco acessível.  Não há como fazer uma única indicação para a obra, pois a mesma pode ser atribuída para diversas áreas profissionais, sendo que cada ramo defenderá uma perspectiva diferenciada em relação ao texto.