1.0 Resumo.

Quem se importa?*

O mundo está em constante evolução, grandes mudanças vêm ocorrendo de forma rápida, sejam elas, tecnológicas, econômicas ou ambientais.  O homem hoje já pode ser substituído por máquinas. A economia oscila, é visível a diferença entre os países, uns com riquezas exageradas e outros com a miséria estampada.  Aumento alarmante de catástrofes climáticas, fauna e flora entrando em extinção, sem intervalos ou permissões.

A capacidade do homem de construir é a mesma de destruir, talvez, isso seja, teoricamente, porque o ser humano é egoísta, se não o afeta, não tem o porquê de se preocupar, e isso transparece claramente, de forma negativa afetando a todos.

 

1.1 Critica

É possível acabar com os maiores problemas do Mundo?

Segundo Premal Shah (Presidente – KIVA). Sim, hoje as pessoas estão pensando em energia limpa, em compartilhar suas ideias, ajudar o próximo e fundamentalmente querem viver em um mundo melhor.

Atualmente a palavra do momento é compartilhar, seja com ideias, recursos ou serviços voluntários. Sozinho ninguém muda o mundo, é até algo surreal se for para pensar. A responsabilidade social deveria nascer de dentro das pessoas, pois é algo simples, possível e lucrativo. Acredita-se que, quando se pensa em conjunto os resultados são eficientes e eficazes.

Chamados de 3º setor, o empreendedor busca acima de tudo, fazer acontecer.

Empreendedorismo Corporativo é um processo em que um indivíduo ou grupo de uma organização existente cria um novo empreendimento ou desenvolve uma inovação. Outra perspectiva importante é que o empreendedorismo corporativo é a soma dos esforços de inovação, renovação e empreendimento de uma firma. (IRELAND e HOSKISSON, 2002, p. 262 APUD CHIAVENATO, 2007).

Ou seja, é aquele quem produz e realiza novas ideias, que sabe identificar as oportunidades e transforma-las em algo lucrativo que beneficie a todos. E diante do grande cenário mundial, pessoas e organizações estão a todo o momento buscando meios de minimizar os impactos gerados pelo homem, com soluções inovadoras e praticas.

Ambiciosos e persistentes, o empreendedor social é a solução cabível para esse cenário, atuam como um governo comunitário, com agentes criando soluções capazes de melhorar a vida da sociedade, aproveitando as oportunidades, inventando novas abordagens através do seu conhecimento e experiência, enfrentando grandes questões sociais, ameaças, critica e assim transformando comunidades locais.

No Brasil o empreendedor social Wellington Nogueira, já foi ator, palhaço gestor de Ong e produtor. Criador da organização “Palhaços no Hospital” mostrou que todos podem mudar o mundo de uma forma simples: “disponibilizar um pouco do tempo para espalhar alegria em hospitais”. Mostrou que uma simples contribuição pode salvar vidas.

Muhammad Yunus fundador “Banqueiro dos Pobres”, foi Premiado com o Nobel da Paz 2006 por ter ajudado milhões de pessoas a sair da pobreza. Mudou a vida das comunidades, fundou em sua terra natal (Bangladesh) o Banco Grameen, onde conseguiu desenvolver o conceito de micro crédito para pessoas de baixa renda apesar da enorme resistência e das recusas das entidades bancárias. 

A miséria é uma arte artificial imposta ao ser humano, podendo ser elimina. (Muhammad Yunus).

Pensadores como Martin Luther king e Mahatam Gandhi acreditavam que pessoas são iguais, logo tem os mesmos diretos civis, que o mundo pode ser transparente, sem guerras e preconceitos, onde a liberdade e igualdade caminham juntas.

Os empreendedores sociais dedicam maior parte de suas vidas a mudar a vida das pessoas, não há remuneração e sim o retorno pessoal, que apesar dos grandes acontecimentos negativos, a sempre uma solução, uma esperança. Apresentam ideias simples, compreensíveis e responsáveis e tentam obter apoio em massa a fim de aumentar o número de pessoas locais e mostrar que nada é impossível, que o homem consegue sim reverter à situação atual.

 

*Data de lançamento 13 de abril de 2012 (1h 33min)

Direção: Mara Mourão

Este documentário investiga as iniciativas de 19 empreendedores sociais pelo mundo, dentre eles o prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus. A narração é de Rodrigo Santoro e a direção de Mara Mourão (Doutores da Alegria).