O filme “A Onda” trata de um perfil do comportamento das pessoas quando estão em grupo. Ele conta a história do professor Rainer Wenger, que está oferecendo cursos de uma semana para seus alunos. Ele deseja ministrar um curso sobre Anarquismo, mas acaba sendo convencido pela direção da escola a lecionar sobre Autocracia.

No primeiro dia do projeto, Wenger chega na sala de aula e é surpreendido com a quantidade de alunos que escolheram o tema Autocracia. Logo, um deles explica que muitos não se matricularam no curso sobre Anarquismo porque não gostavam do professor encarregado. Wengerexplica aos alunos o que é uma autocracia e pergunta se eles acham que outra ditadura seria possível na Alemanha. Alguns alunos respondem que não, enquanto outros acham possível. É importante ressaltar que os alunos do professor Wenger são da terceira geração após a Alemanha de Hitler.

Ao perceber o envolvimento da turma com o assunto, o professor tem uma ideia e faz um intervalo. Quando os alunos retornam à sala, a disposição das carteiras está diferente. Pensando numa melhor forma de compreensão do conteúdo ministrado, o professor decide aplicar um experimento prático, criando uma ditadura em sala de aula, que mais tarde será chamada de “A Onda”. Os alunos aceitam sua liderança e logo Rainer começa a impor regras. Ele pede para que o chamem de senhor Wenger, e proíbe os alunos de falarem sem permissão, além de instituir que, para falar, eles precisam levantar-se.  

Desde o início da experiência, percebe-se como uma ideologia pode se impor e alterar valores e costumes, e como isso pode influenciar o comportamento das pessoas. Ao final da aula, os alunos demonstram ter gostado muito da experiência, principalmente Tim, que se destaca desde o começo por demonstrar mais entusiasmo com o curso do que os demais.

Enquanto todos deveriam usar um uniforme, uma das alunas, Karo, vai com uma blusa vermelha e, por estar diferente dos demais do grupo, passa a ser excluída, inclusive pelo professor. Nesse ponto do filme é interessante constatar o grau de diferença entre o indivíduo pertencente a uma massa e o indivíduo isolado. Pode-se, a partir disso, analisar como uma ideologia é capaz de influenciar os indivíduos, uma vez que o indivíduo na massa sente, pensa e age de modo inteiramente diferente do que se esperaria dele de forma individual.

Entende-se que ideias e sentimentos muitas vezes se transformam em ações nos indivíduos ligados à um grupo, à uma massa. Na multidão, todosos sentimentos e atos podem ser contagiosos, e isso pode ser potencializado de tal forma que o indivíduo muito facilmente sacrifica seu interesse pessoal pelo interesse coletivo. O indivíduo na massa, muitas vezes não tem mais consciência de seus atos.

Conforme o filme vai se encaminhando para o final, percebe-se que o movimento estava ultrapassando os limites da realidade,transformando-se, como numa ditadura, num modo de governo violento e radical, já que o caos promovido, sobretudo pelos alunos, extrapolara os limites do contexto social da escola, afetando também o ambiente social externo. Os alunos passaram a defender o grupo com unhas e dentes, inclusive intimidando grupos anarquistas, divulgando o logo do movimento por toda a cidade.

Após uma confusão entre os alunos do movimento e os do outro curso, em um jogo de polo aquático, o professor decide acabar de vez com “A Onda”, que tomara proporções inesperadas.Reunindo todos os alunos, procurou estratégias para convencê-los do caos que a situação havia se transformado. Após a fala do professor, o aluno Tim discursou, para a euforia de todos, mencionando que sofria de bullying antes do movimento, mas que ao integrá-lo passou a ser respeitado. Este aluno não aceitou a ideia do fim do movimento e, imaginando que seria novamente excluído, acabou sacando uma arma e atirando em um dos seus colegas. Após, apontou a arma para a cabeça do professor. Nesse momento de tensão, Rainer o convence de que se ele o assassinasse o movimento ficaria sem líder e, assim, deixaria de existir. O aluno psicótico atira na própria boca e se mata. O professor Rainer é preso logo depois do ocorrido culpado pelo caos que se estabelecera.

O filme “A Onda” apresenta razões que podem levar à alienação como o vazio de identidade com o qual o indivíduo sofre, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo. Também há a questão da “psicologia das massas”, em que para se sentirem pertencentes a um grupo, as pessoas podem ser facilmente influenciadas, chegando a ficar alienadas. As orientações advindas dos professores e da família são fundamentais para o crescimento de jovens que serão adultos e precisam ser devidamente instruídos para evitar problemas sociais desse nível.