RESENHA DESCRITIVA 

 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. P. 50 a 53.Luiz Antônio Marcuschi (Guaporé, 15 de maio de 1946 - Recife, 6 de setembro de 2016) foi um linguista e professor universitário brasileiro conhecido especialmente por seus trabalhos sobre linguística textual, gêneros textuais e análise da conversação.

      A obra é divido em capítulos e tópicos, inicia a partir do capítulo 6, o autor adere à linguagem formal para a construção e desenvolvimento do texto, mas que segue uma linguagem clara, o conteúdo abordado é sobre os gêneros textuais. O autor inicia destacando com processos de produção textual, fazendo uma análise da Língua com base da Produção Textual. O ensino da Língua se dar através de textos, destaca ser uma prática comum na escola considerando aos PCN’S. Apresenta também algumas alternativas que pode trabalhar os textos desde que seja falado e escrito, como, por exemplo: a organização fonológica da Língua, as relações entre as diversas variantes linguísticas, definições das categorias gramaticais, leitura e compreensão, pontuação, ortografia e os gêneros textuais e outros.

Considerando ao uso dos gêneros textuais como produção de texto e compreensão, o autor faz uma reflexão sobre que os objetivos da escola no que se refere a língua, sendo importante levantar a questão se a escola deve trabalhar apenas o texto escrito ou envolver-se também no texto oral. Para Marcushi a missão hoje das escolas é focado no ensino da modalidade escrita, fazendo que desenvolva bem a escrita, mas que não pode ignorar os processos de comunicação oral. A BNCC já trazem observações tendo com referência os PCN’S, relacionado ao contexto de produção e o desenvolvimento de habilidades significativos da linguagem em atividades de leitura, escrita e produção de textos para diferentes finalidades, o objetivo é estimular os estudantes experiências que possa ampliar os letramentos. A análise desta obra foi útil, para compreensão dos gêneros textuais, tendo em vista que aborda aspectos pedagógicos, que podem ajudar na prática em sala de aula, baseado em estudos na área de Linguística.