Resenha de "Eurípides - o Homem e a Missão", de Corina Novelino

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

NOVELINO, Corina. Eurípides - O Homem e a Missão. Araras: Instituto de Difusão Espírita, 18ª ed., 2007, 256 p.

Filantropa, educadora, médium e escritora, Corina Novelino (1912-1980) legou-nos – ao lado de sua obra de trabalho em favor do próximo e da caridade enquanto fundamento cristão e espírita – o substancioso relato "Eurípides - O Homem e a Missão", resgatando a trajetória de Eurípides Barsanulfo (1880-1918), o "Apóstolo da Caridade", homem de caráter irrepreensível, benfeitor de Sacramento, em Minas Gerais, e ícone do Espiritismo no Brasil.

Eurípides Barsanulfo conhece o Espiritismo em 1903, alicerçando com os seus fundamentos ainda mais a sua obra de amor ao próximo, já estabelecida no compartilhamento dos conhecimentos de medicina e farmácia em face dos menos favorecidos, no que, com igual intensidade, coloca à disposição de crianças e jovens sua erudição na condição de fundador e educador do então Liceu Allan Kardec, colocando franca e inovadora pedagogia espírita em ação.

O obra nos relata que, mesmo nos momentos de maior dificuldade, Eurípides não abandona o ideal de caridade, no que seu sentimento magnânimo de auxílio aos necessitados nunca abandona a dimensão educativa do ser humano, em realização plena dos verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo. Trabalhador incansável do bem, Eurípedes bondosamente alicerçou suas ações na Sacramento de Minas Gerais e as irradiou para o Brasil, inspirando as obras de consolação e reforma íntima, demonstrando sabedoria e paciência diante de adversários momentaneamente inconformados com a sua humilde presença de luz, não passível de compreensão a todos naquele momento histórico. No entanto, a evolução é destino de todos nós, e o legado de Eurípides nos estimula e inspira, e diante das dificuldades, serve-nos de alento para recobrarmos bom rumo.

Corina Novelino resgata depoimentos, vivências, reminiscências e o passado-presente concreto da clarificante estrada de Eurípedes Barsanulfo, que igualmente nos transpõe a cintilância de Bezerra de Menezes, Vicente de Paulo e dos alicerces da própria cristandade. Corina demonstra que o legado definitivo de Eurípides foi (e é) o bem, tendo a Doutrina codificada de Kardec como uma de suas valiosas ferramentas de obtenção e instrução.

Por derradeiro, a leitura de "Eurípides - O Homem e a Missão", de lavra de Corina Novelino, alcança a missão de contribuir para o maior sentido e exemplificação aos ensinamentos iniciados pelo codificador, na qual o Brasil desempenhou relevante papel por meio do trabalho de vários médiuns e benfeitores, em que o sacramentano, sem abrir mão do serviço e da permanente humildade, concretizou-se luminosamente como um de seus expoentes.