RESENHA DA OBRA: Homem Cobra Mulher Polvo

(Içami Tiba)

 

                                                                                                Claudio Silva Peixoto

                                                                                                             BHU - UNILAB/CE

A obra está dividida em dezesseis partes, contendo referencias bibliográficas. As partes contidas na obra são:

1- Propaganda enganosa, mas hormonalmente verdadeira! 2- Domingo chuvoso café na cama, 3- Orgasmo assassino, 4- Polvo e cobra vão ao banheiro, 5- Cobra na Fórmula, polvo na novela, 6- Eliminações líquidas, 7- Família feliz no shopping, 8- Com filhos, em casa e no escritório, 8- Família feliz na praia, 9-Pelota de sal na comida, 10- Birra de criança, 11- Cobra e polvo singles, com ou sem filhos, 12- O rapto, 13- Idades sexuais, 14- Rapidinhas, rápidas e longas, 15- Respostas para o que você quer saber.  

A obra traz outras publicações informativas da editora, enfatizando com imagens /fotos de livros do autor Içami Tiba como por exemplos: Livro Quem ama educa Educação familiar presente e futuro, Adolescentes quem ama educa. Na capa faz ilusão a obra através de desenho artístico de um homem e uma mulher os quais estão despidos. O homem trajando a calda de uma cobra e a mulher tentáculos de um polvo. Os desenhos demonstram que as pessoas podem aceitar e respeitar as diferenças sendo felizes sem maiores preocupações e dores.

Içami Tiba é um autor consagrado, nasceu em Tapiraí, SP, EM 1941, filho de Yuki Tiba e KIKUE Tiba. É médico com especialização em psiquiatria. Foi professor durante anos de Psicodrama de adolescentes. Dedicou-se anos de sua vida estudando á Educação Familiar. Já publicou mais de 300 livros, chegando a marca de 4 milhões de exemplares vendidos.  

__________________________

¹Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Estudante do Curso de Humanidades, sob supervisão da Prof. Dra. Denise Rocha, na Linha de pesquisa literária (RESENHA) da obra Homem Cobra, Mulher Polvo de Içami Tiba.

 

Cada um é um... Cada outro é outro...Sofrer é um querer  ser o outro. Impossível é que o outro seja um... Ninguém transforma ninguém. Compreendendo-se as diferenças entre um e outro, forma-se a identidade um-outro, Um carrega dentro de si o outro, Enquanto o outro leva um dentro de si. Assim, um- outro é mais saudável para resolver qualquer sofrimento porque não existe vida sem dor. Um-outro é a multiplicação do amor dos dois. Poque o amor ajuda a superar a dor. Um-outro amplifica a alegria e o bom humor, porque a felicidade ilumina o triunfo da sabedoria. (TIBA, Içami, prefácio da obra,2014).

            A obra do escritor Içami Tiba: Homem Cobra, Mulher Polvo, apresenta cenas do cotidiano de homens e mulheres, casais que suportam, amam e se suportam.  Demonstra ainda as relações que circundam as famílias bem como as relações intimas desejos, emoções, satisfações e insatisfações dos casais. O titulo da obra Homem Cobra Mulher Polvo traz consigo instintos e ações tanto dos homens como das mulheres onde muitas vezes o respeito prevalece, mas outras tantas o desrespeito e a falta de cumplicidade abalam as estruturas dos relacionamentos. Segundo a obra os seres humanos, homens e mulheres passam por diversas transformações, seja pelo fator biológico bem como pela esfera do conhecimento da razão, do certo e do errado. No que concerne ao fator biológico enfatiza desde a etapa infantil onde a criança ainda não tem a concepção sexual. Depois passa-se para a faze da adolescência onde os desejos e vontades no que diz respeito a parte sexual estão a flor da pele. Meninos e meninas agem por impulso e a todo custo querem vivenciar a descoberta de seus corpos. Logo após a essa descoberta inicia-se a procura incessante pelo prazer sexual o qual precisam de cada vez maiores orientações de prevenção e postura para com a questão do sexo. Na fase adulta não é tão diferente para muitas pessoas, muitas vezes agem de maneira iguais a dos adolescentes, mas nessa fase sobressai a questão do discernimento e do amadurecimento. Por ultimo vem mostrar a fase madura, a fase da velhice onde os atos e os desejos não são mais tão intensos, mas ainda tem-se a vontade de viver e também tem-se conflitos para consigo mesmo e para com as pessoas que os cercam.  Em suma a obra vem demonstrar  as relações entre casais, amigos, filhos e com aqueles que tem-se contato em nosso cotidiano. Cenas em que em muitas vezes os leitores poderão se ver nas diversas situações devido à obra ser retratada sob as formas do cotidiano. A obra tem um estilo claro e objetivo, sendo apresentada de maneira muitas vezes cômica, sobretudo de forma analítica e consistente. A obra poderá ser utilizada nas escolas pelos adolescentes, acompanhados de um professor na produção de temas e peças teatrais relevantes ao contexto da obra.

Referencias Bibliográficas:

TIBA, Içami. Homem Cobra Mulher Polvo. 1ª ed. São Paulo. Integrae Editora, 2007.