RESENHA CRÍTICA: ORTOGRAFIA: ENSINAR E APRENDER

 

Vanessa Maria Redígolo Castilho

 

Arthur Gomes de Moraes é professor na Universidade Federal de Pernambuco desde 1988 e doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona.

Sua obra está organizada em duas partes. A primeira intitulada ‘Aprender ortografia’ responde as questões relativas ao o que é, para que serve e por que ensinar ortografia, logo depois, explica o que o aluno aprende e o que é necessário memorizar e, por fim, apresenta a forma que as crianças aprendem a ortografia.

A Segunda parte ‘Ensinar Ortografia’ o autor inicialmente critica a prática de ensino da ortografia na escola, posteriormente apresenta alguns princípios que deverão orientar tais práticas para um ensino novo da ortografia e, finaliza exemplificando com atividades a partir de textos, sem o recurso textual e com atividades a partir das produções infantis tomando o dicionário como um dos instrumentos fundamentais na aprendizagem da ortografia

Este livro apresenta uma pesquisa realizada com 116 crianças que frequentavam a 2ª, 3ª e 4ª do Ensino Fundamental, na cidade de Recife, cujo processo se deu em três momentos distintos. Primeiro, fez-se um ditado de um texto cujas palavras regulares e irregulares eram conhecidas pelas crianças. Posteriormente, foi pedido que brincassem de escrever “errado” o texto ditado anteriormente e, por último, foi realizada uma entrevista com as crianças para estimar quais conhecimentos ortográficos a mesma tinha organizado a ponto de dizer a qual regra se referia ou em quais eventos não havia uma regra.