Resenha Crítica do Artigo Educação Profissional e Currículo Integrado para o Ensino Médio: Elementos Necessários ao Protagonismo Juvenil

 

Autores do artigo: M. A. Azevedo, C. D. Silva e D. L. M. Medeiros

Data de publicação: 2015

Local: HOLOS, Ano 31, Vol. 4

 

Os autores iniciam  o artigo com um breve resumo onde apresenta o objeto do trabalho: o Currículo Integrado e a Educação Profissional. O resumo também apresenta a proposta do artigo que tratará de uma pesquisa bibliográfica sobre a Educação Profissional na perspectiva do currículo integrado. A pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa, pesquisa tipo bibliográfica e método descritivo.

Logo em seguida,  os autores introduzem o tema apresentando uma visão histórica sobre as mudanças ocorrida no Ensino Técnico Profissionalizante . A reformado ensino técnico do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) extinguiu o Ensino Técnico de Nível Médio.

Ao tratar sobre o tema das reformas do ensino,  os autores citam Frigotto e Ciavatta ( 2003 ) para o s quais as alterações educacionais brasileiras,  nesse período,  representaram um retrocesso no campo teórico, pedagógico e da cidadania.

Durante o governo FHC,  a educação profissional separou-se no espaço e no tempo da educação básica de nível médio,  como previu o Decreto nº 2.208/97 ao dispor que “A educação profissional de nível técnico terá organização curricular própria e independente do Ensino Médio, podendo ser oferecida de forma concomitante ou sequencial  a este”. O foco da educação profissional passou a ser a atividade produtiva e o desenvolvimento constante de aptidões para o mercado de trabalho.

Os autores apresentam um histórico com a evolução das leis aplicadas ao ensino técnico profissional. A partir dos debates trazidos com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e  a consequentes mudanças introduzidas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Como consequência dessas alterações, o Ensino Médio de nível técnico profissional a educação profissional passou a se integrar a diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Isso levou ao desenvolvimento permanente de aptidões para a vida produtiva, “a ser desenvo lvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada” (PARECER CNE/CEB Nº: 5/2011).

Após a introdução, os autores passam a discutir o currículo integrado. Alguns conceitos de currículo são trazidos para ajudar na reflexão sobre o tema. Novamente, os autores apresentam um breve histórico sobre a evolução de currículo no Brasil.

Por fim, é abordado o protagonismo estudantil e os eixos estruturantes do Ensino Médio, a partir de atividades como projetos, que podem ocorrer na escola ou na comunidade, campanhas, movimentos, trabalho voluntário ou outras formas de mobilização. O desenvolvimento pessoal e a capacitação para o trabalho para a construção da autonomia do estudante de acordo com a sua realidade prática e da participação ativa e crítica na sociedade.

O artigo encerra c om as considerações finais sobre o ensino. Os autores ressaltam os problemas de acesso a uma educação de forma aprofundada. O desafio para o Brasil é formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é consolidando as Diretrizes Curriculares e transformando-as em políticas públicas de educação.

O artigo apresenta leitura um tanto quanto densa. Em função disso,  acabou dificultando uma melhor compreensão do tema abordado. O temas foram bem distribuídos no decorrer do artigo,  mas faltou uma maior conexão entre eles. No geral,  um artigo muito bem feito.

 

RESENHISTA: MARCOS VINÍCIUS VIEIRA DOS SANTOS.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Campus de Santarém – Pará

Março de 2017.