Referências: MARTINS, O.S.; BRASIL, A.M.S. de a contabilidade internacional e a convergência às normas internacionais de contabilidade do IASB. Qualit@s revista eletrônica, v.7, n.2, ano 2008.

Orleans Silva Martins, mestrando em contabilidade pela UnB, UFPB e UFRN. Antônio Marcos Soares Brasil, mestrando em contabilidade pela UnB, UFPB e UFRN.

O estudo foi feito com base em pesquisa aplicada com objetivo exploratório, que mostra as necessidades e as vantagens de ter padronizado o conjunto de normas contábeis. É extremamente importante, as demonstrações financeiras terem apenas um padrão, principalmente as multinacionais, buscando facilitar o entendimento das informações nelas contidas. O mercado financeiro globalizado tem aumentado à necessidade de comparar os relatórios contábeis de diversos países.

No Brasil, a profissão sofre intervenção do governo por ser um país subdesenvolvido. Nesses casos, a uniformidade das normas contábeis se torna mais difícil, mas é importante juntar os interesses nacionais e internacionais em benefício da profissão. A harmonização das normas busca obter padrão de comparabilidade e equivalência.

Diferenças exorbitantes e dificuldade de interpretação seriam reduzidas se houvesse normas padronizadas internacionalmente para as demonstrações financeiras das empresas. Por ser algo difícil e quase impossível, se convenciona adotar normas padronizadas que sejam flexíveis o suficiente para que as informações sejam entendidas em países diferentes.

O IASB tem como missão fomentar a harmonização de normas contábeis internacionais e os estudos mostram que sua aceitação, é um fato mundial. Com relação ao nosso país, nota-se inclinação de convergência as normas do IASB, pois órgãos importantes têm emitido normas no sentido de adequar práticas contábeis brasileiras às normas internacionais.

O artigo trata de um assunto bem importante, por isso que deve ser indicado aos contadores e acadêmicos de contábeis. A meu ver normas padronizadas e a regulamentação da profissão são motivos de credibilidade, além das vantagens de ter maior compreensão e clareza nos demonstrativos financeiros. Esse artigo agrega na percepção sobre a classe contábil, que tem algumas coisas para serem melhoradas. Percebe-se uma inclinação às normas do IASB e isso é ótimo, pois traz melhorias e os países irão se basear nas mesmas informações.

Roberta Ferreira Lopes, acadêmica do curso de contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.