Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a representação social destes adolescentes de 15 a 17 anos sobre a internet e suas implicâncias na comunicação da vida escolar e social, sendo os específicos de compreender o contexto da representação social, identificar os fatores positivos e negativos da internet na comunicação social e escolar e analisar como está estabelecida a comunicação digitalizada e a representação social do público adolescente no município de Codó-Maranhão. Este artigo tem como abordagemqualitativa e quantitativa, descritiva em um estudo de campo com a aplicação de um questionário aberto realizado com 20 adolescentes, sendo 10 de escola pública e 10 de escola privada. Logo, foi observado e comprovado por meio da análise do questionário que os adolescentes de escola pública tem uma dependência maior do que da escola privada quanto ao uso da internet e suas implicâncias na comunicação escolar e social.

Palavras-chave: Rpresentação social; Adolescentes; Internet; Escola.

1. INTRODUÇÃO

A Representação social são os conjuntos de explicações, crenças e ideias que permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto.  Estas representações resultantes da interação social, pelo que são comuns a determinado grupo de indivíduos.

 Nesta perspectiva da interação social de adolescentes de 15 a 17 anos favorece o estudo sobre a internet e suas implicâncias na comunicação social e escolar, com o objetivo geral de analisar a representação social destes adolescentes sobre a internet e suas implicâncias na comunicação da vida escolar e social, sendo os específicos de compreender o contexto da representação social, identificar os fatores positivos e negativos da internet na comunicação social e escolar e analisar como está estabelecida a comunicação digitalizada e a representação social do público adolescente no município de Codó-Maranhão.

A internet está sendo o grande desafio dos adolescentes no mundo escolar e social e que esta pesquisa favorece a todos conhecerem um pouco do pensamento dos adolescentes de 15 a 17 anos sobre a temática em questão.

Esta pesquisa se fundamenta em teoria e pesquisa de campo sobre os aspectos qualitativo e quantitativo, descritiva, uma pesquisa realizada em duas escolas, uma pública e outra privada do município de Codó-Maranhão.

As pesquisas sociais que privilegiam a subjetividade individual e grupal requerem uma metodologia que congrega o aspecto singular ao social. Assim, uma das etapas mais determinantes para quem pretende realizar uma pesquisa é a definição exata das técnicas de coleta e das técnicas de análise dos dados. Que nesta pesquisa foi utilizada questionário e análise de Bardin (2011) em análise de conteúdo, separando as categorias.

Esta metodologia tem sido especialmente relevante para pesquisadores na área da comunicação social, jornalismo, marketing, mídias sociais e correlatas. Em fato, a análise de conteúdo pode ser realizada sobre qualquer tipo de ato enunciativo (mensagem), por qualquer meio e foi nesta perspectiva a realização desta pesquisa.

Bardin (2011) indica que a análise de conteúdo já era utilizada desde as primeiras tentativas da humanidade de interpretar os livros sagrados, tendo sido sistematizada como método apenas na década de 20.

A problemática norteadora é o que pensam os adolescentes de 15 a 17 anos da cidade de Codó do estado do Maranhão de escola pública e privada sobre a internet e suas implicâncias na comunicação da vida escolar e social?