2015
LOURIVAL ALVES DE ARAÚJO

REPETÊNCIAS DE ALUNOS, COMPORTAMENTOS DA JUVENTUDE 1950 A 2000.

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista, no programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias.

Orientador: Profª. Drª. Raquel Frade

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNÓLOGIAS.
Lisboa
2015

RESUMO
O objetivo é observar alunos da rede municipal de ensino fundamental em Cujubim Estado de Rondônia, com dificuldades em aprovação. A participação da sociedade civil em gestão pública, a partir da década de 50 até os anos 2000, ter uma percepção organizada e qualitativa. Parte-se da compreensão de que o povo está aprendendo a vivenciar a democracia que iniciou-se entre os anos 50 a 90, as manifestações ajudaram a fortalecer os movimentos populares que se organizaram para combater o regime ditatorial imposto pelos militares e promover a eleição direta. A juventude com base jurídico-normativas para a restauração do regime democrático começara a definir e consolidar a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Desde então, os jovens têm conquistado espaço, pois eram voltados para a moda, drogas, sexualidade, roquem rol, em especial a participação de cantores como Gilberto Gil, o feminismo entrou no movimento exigindo igualdade com os masculinos, a coletividade com diversos setoriais da sociedade civil a inclusão de demandas sociais na agenda político-administrativa do Estado para exercer o controle dos investimentos em políticas sociais. A participação da sociedade tem composição paritária entre governo em muitos casos, na esfera municipal ainda é tímida
Palavras-chave: Repetência. Alunos. Juventude de 50 a 2000. Social.

INTRODUÇÃO
Neste estudo, tem-se como objetivo de observar alunos da rede municipal de ensino fundamental na cidade de Cujubim Estado de Rondônia, com dificuldades de conseguir passar de ano a ano. Analisar a participação da juventude na sociedade civil na gestão pública brasileira, a partir de uma revisão da literatura especializada disponível sobre o assunto. Parte-se da compreensão de que o Brasil, ao longo de sua história tem vivenciado momentos alternados de autoritarismo e de democracia política com reflexos importantes sobre a centralização/descentralização da gestão das políticas sociais.
Diante disso, pode-se afirmar que a possibilidade de participação da juventude na sociedade civil na gestão pública ganhou corpo e começou a se consolidar de forma acentuada, a partir dos movimentos populares que se organizaram para combater o regime militar imposto em 1964 e restaurar a democracia, movimentos que resultaram na queda do regime e nas lutas pelas eleições diretas para presidente da República.
Outro fator determinante para a participação da (juventude) sociedade civil na gestão pública foi a crise econômica que assolou diversos Estados nacionais, em especial aqueles que, como o Brasil, encontravam-se em via de desenvolvimento, e, para receber o apoio de organismos internacionais de financiamento como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), tiveram que fazer profundos ajustes nas contas públicas e abrir espaços à participação da sociedade.
No caso do Brasil, a partir da década de 1980 com a promulgação da Constituição de 1988, foram criadas as condições normativas para a participação da sociedade civil na concepção, implementação, gestão e controle de políticas sociais importantes como a da saúde e da educação, entre muitas outras.
Mesmo assim, essa participação ainda está em fase de consolidação, da mesma forma que a democracia brasileira. Por assim dizer, o País ainda está aprendendo a vivenciar a democracia e a compartilhar com os jovens cidadãos as responsabilidades da gestão de políticas sociais. Em relação à metodologia, este estudo, por tratar-se de uma revisão de literatura, a pesquisa se classifica como qualitativa.

1- REPETÊNCIAS DE ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUJUBIM ESTADO DE RONDÔNIA.

O projeto em observação sobre os estudantes da rede de ensino municipal de Cujubim no estado de Rondônia, projeto em trajetória educacional no intuito de observar o comportamento dos alunos nesta fase de aprendizagem no ensino fundamental, o sistema para detectar os problemas, as dificuldades no aprendizado dos docentes a razão da perda de anos consecutivos, este observatório em Educação de jovens (adolescentes) é uma observância em defasagem em relação a idade e ano na escola de alguns estudantes com comportamento em atraso a complementação ao estudo. Esta observação de longe é inserido em uma conclusão de curso em Pós-Graduação Stricto Sensu com acesso ao Mestrado de Gestão de Empresa – Com Especialização na Educação, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal.
O objetivo é de esclarecer como é a compreensão e trajetórias de alguns estudantes no ensino fundamental na cidade Cujubim Estado de Rondônia, com dificuldades no aprender e desenvolver as atividades escolares, e a aprendizagem desfragmentada no seu tempo apropriado, estudo este com o pensamento de mostrar a sociedade a preocupação com muitos estudantes nas escolas públicas na rede municipal da cidade Cujubim no Estado de Rondônia.
A informação posteriormente tem o objetivo de contribuir para um entendimento de melhoria na escolarização dos adolescentes (jovens) na faixa etária de idade proposto pelo sistema brasileiro de ensino da educação, se financeiramente condizem com o baixo rendimento de aprendizagem escolar, observa-se que em nossas comunidades há poucas estruturas para se manter economicamente com a sua família, informações que poderão ser obtidas através de um questionamento a fornecer aos diretores das instituições públicas, escolas: Instituições Municipal de Ensino Fundamental de Cujubim Estado de Rondônia. Este pensamento delinear com o objetivo ao público, crianças e adolescentes matriculados regularmente.
Pretende-se nos estabelecimentos educacionais um estudo com os alunos de todas as salas das escolas em separados, palestras de motivação com a perspectiva de minimizar a repetência em grandes escalas, em outros momentos despertar aos alunos o
9
interesse pela leitura para que possa demonstrar a sua imensa capacidade intelectual para obter uma formação mais propicia no mundo da competitividade profissional e a própria estabilidade econômica e obter a maximização dos estudos.

...