A realidade mostra que nem sempre é possível realizar o sonho de um casamento estável que dure a vida inteira, o desejo de envelhecer ao lado do outro pode ser frustado com a rotina, pelos desentendimentos, pelo ciúmes, por falta de sentido,  muitas vezes estar com o outro deixa de ser prazeroso e se torna vazio e sem sentido, uma frustração toma conta do convívio do casal!

Muitas vezes o desgaste é atribuído a vida sexual, porém, nem sempre essa é a principal razão, o desgaste afetivo e emocional antecede o desgaste da vida sexual. 

O desgaste emocional impede uma vida sexual saudável!

Nesse momento geralmente surge o desejo de mudar o outro!!!

O desejo de mudar o outro está na base de muitos desentendimentos e frustrações, pois é quase que impossível que o outro mude de forma de satisfazer, e em um prazo curto o desgaste pode voltar de forma mais acentuada. Nunca as pessoas mudam conforme os nossos desejos e projeções depositadas nela!!!

É muito comum um dos parceiros procurar o psicanalista porque o outro lhe jogou toda a responsabilidade, daí chegam com a frase de " minha esposa(o) disse que eu preciso fazer terapia para salvar meu casamento, ou então,  ligam para marcar consulta para o parceiro também com frase pronta " minha esposa precisa de terapia ", eu particularmente tento  perguntar porque o outro e não você, tento ver como chegou nessa conclusão.

 Apostar no outro para fazer terapia e  salvar a sua felicidade, simplesmente não funciona, é uma fuga de aceitar a realidade, uma situação penosa para o casal.

Muitos parceiros desistem dele mesmo para salvar o casamento, por situações pessoais, financeiras, filhos, e ai está um grande perigo, desistir de si mesmo é adoecer de forma psíquica e física, é aumentar o desgaste, sei que ver anos de convivência investidos em uma situação de falência não é nada fácil, mas fugir da realidade não é o melhor caminho!

Do ponto de vista da psicanálise, o mito da cara metade sugere que somos incompletos e que só nos realizamos se encontrar alguém destinado a nos completar, no entanto uma relação só se sustenta com pessoas inteiras, que sabem estar só, que gostam primeiro de si mesmo, despida de condicionamentos.

Como psicanalista vejo que esse é o maior desafio para manter o um casamento, ter sua individualidade, ser você mesmo!

  Confiar no outro depende apenas de nós mesmos, nem sempre os problemas está onde acreditamos, nem sempre existe uma terceira pessoa, existem ainda pessoas que não conseguem ter esse convívio, pessoas que não nasceram para o casamento e só descobrem isso com o tempo.

Quando tentamos mudar alguém, algo esta errado, a mudança tem que vim de nós, aprendemos aceitar o outro como ele é,muitas vezes quando queremos mudar alguém é porque não se encaixa mais dentro do que idealizamos, no entanto, tudo isso envolve processos inconscientes complexos de difícil aceitação.

No meu trabalho com psicanalista fico feliz quando consigo ajudar a melhorar a vida de muitos casais, porém quando vejo pessoas sofrendo por não conseguirem viver sozinhas, presas dentro da sua própria angustia,  tento mostrar que não existe soluções mágicas, que decisões envolve perdas, que por mais difícil que seja será suportável e que é essencial gostar de si mesmo e aprender a viver com si mesmo!