Religião e dogmas da fé
Por Maria de Fátima Silva Guimarães | 22/05/2015 | EducaçãoUNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA
MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA
Maria de Fátima Silva Guimarães
RELIGIÕES E DOGMAS DA FÉ
POLO DE VITÓRIA – ES
2015
UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA
MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA
Maria de Fátima Silva Guimarães
RELIGIÃO E DOGMAS DA FÉ
Artigo de opinião da disciplina História e Dogmas das Religiões para o Mestrado em Educação Holística apresentado a UNIFATEFFIR – Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata, solicitado pelo prof. Dr. Wesley Mc.Daniel Ferreira de Souza.
Vitória - ES
Maio/2015
RELIGIÃO E DOGMAS DA FÉ
A religião não é um assunto muito fácil de ser abordado, mesmo porque cada pessoa possui uma religião e sua própria maneira de professar a fé, de acordo com os dogmas pregados em sua religião. Mas o que as pessoas não podem negar é que o que todas as religiões têm em comum que é a sua ligação com Deus, como o Divino, Eterno. Ser invisível e místico, onde as pessoas só podem sentir. Não podem tocar, mas podem sentir os efeitos benignos e de paz. Paz inigualável que só o poder de um ser muito grande é capaz de transmitir.
Por ser uma ciência antiga, ela precede mesmo a Filosofia e a Astrologia e ainda no mundo de hoje é incontestável o sentimento que cada pessoa experimenta através de sua fé. Na religião não existe prova científica apenas metafísica. Poderes excepcionais que as pessoas experimentam.
Já os dogmas, cada religião ou congregação religiosa determina a sua de acordo com os preceitos da Ordem Religiosa. Como por exemplo, na Igreja Católica o Padre ( que é representante espiritual dos fiéis) não podem ser casados, são obrigados a guardar a castidade, existe também a figura do Papa que é o representante de Pedro (seguidor de Jesus) na terra. São aplicados os 10 mandamentos e as pessoas tem uma série de restrições, determinadas pelo Papa, para poder receber a comunhão espiritual/hóstia consagrada.
Na Igreja Adventista, dentre outros, os fiéis têm como doutrina guardar a sexta feira e o sábado, após o por do sol. São proibidos executar qualquer tipo de trabalho remuneratório após este horário.
Na Igreja Assembleia de Deus, os fiéis acreditam na cura, libertação e salvação das pessoas, através do Espírito Santo de Deus. Nestes dois últimos casos os líderes religiosos podem ser casados, porém devem manter a ética e a moral, como ser bom seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Existem outras religiões que pregam a paz através da guerra, como é o caso dos Israelitas, que utilizam de forças para defender o Islamismo, pois acham que a sua religião sobrepõe às demais.
Portanto, Deus é único e é por Ele que devemos viver e morrer, pois ele jamais nos abandona.