Relevância da Disciplina de Filosofia

 

Robson Stigar

 

Apesar de constituída há mais de 2600 anos, a filosofia no Brasil ainda é muito precoce, principalmente na esfera de ensino.  Assim sendo estabelecer seus conteúdos e seu objetivo enquanto disciplina vem sendo uma tarefa árdua para a educação, entretanto tal disciplina é extremamente necessária para a formação humana e critica do cidadão e do resgate da cidadania.

            A relação da educação e da filosofia vem desde a Grécia antiga. Na Grécia os filósofos que procuravam à arete humana, foram os primeiros a discutir a relação entre a educação e a filosofia, mais precisamente a filosofia da educação.

A LDB de 1996, no art. 36, determina que, ao final do Ensino Médio, o estudante deverá “dominar os conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania”.

A educação cumpre um papel importante na formação do individuo, sobretudo o papel da filosofia no ensinamento dos valores humanos mais nobres. Contudo devido ao caráter técnico do pensamento moderno parece difícil assegurar um lugar para o ensino de filosofia na escola e na sociedade como um todo.

Diversas questões se mostram urgentes em nossa sociedade. É por essa razão que os conhecimentos, os processos filosóficos permanecem válidos e atuais e que o trabalho com estes processos, na disciplina de Filosofia, adquire relevância no contexto do Ensino Médio.

Considerando que um dos sentidos da educação básica é a formação pluridimensional e democrática, capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de compreensão das complexidades do mundo contemporâneo, que se manifesta quase sempre de forma fragmentada, com suas múltiplas particularidades e especializações, não se pode prescindir de um saber que opera por questionamentos, conceitos e categorias de pensamento que buscam articular a totalidade espaço-temporal e sócio-histórica em que se dá o pensamento e a experiência humana.

Neste sentido a disciplina de Filosofia é importante para a constituição da identidade da educação básica enquanto etapa educacional e formação integral do educando.

A aula de filosofia é um espaço para o exercício do pensamento filosófico, experiência cujos passos incluem a sensibilização e a problematização, onde professor e estudantes identificam problemas e refletem na busca de possíveis soluções. Isto se dá por meio do diálogo investigativo, isto é, na interlocução com o texto filosófico, no sentido de compreender seu conteúdo e seu significado para o nosso tempo, primeiro passo para possibilitar a experiência filosófica em sala de aula.

Os objetivos da disciplina de filosofia são: Convidar o aluno a buscar diferentes maneiras de ver o problema, com as possíveis soluções que já foram elaboradas e, então, elaborar novos conceitos, exercitando a argumentação filosófica, através de raciocínios lógicos, coerentes e críticos. Assim o estudante perceberá o que está por trás das idéias e de como elas se tornam ideologias e terá condições de construir um pensamento autônomo e autêntico. Aprender os modos de como o pensamento se constitui historicamente; Exercer uma reflexão atuante por intermédio da capacidade de análise, abstração, argumentação e problematização; Entender a relação dos conhecimentos de uma sociedade com o seu sistema econômico e político; Identificar uma argumentação falaciosa; Enxergar o lado oculto das informações propagadas pelos meios de comunicação social; Perceber como o poder dominante garante a hegemonia para perpetuar o seu domínio; Identificar a presença de elementos filosóficos nas ciências, na arte, na religião, na política e na sociedade. Exercitar a leitura filosófica de textos; Identificar e construir conceitos; Exercer a argumentação, o questionamento e a problematização, Estabelecer relações e conexões entre sistemas filosóficos e científicos. Desenvolver a habilidade da reflexão filosófica de forma escrita e oral.

 

Referências bibliográficas:

 

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo, Moderna, 2000.

CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia.  Ática. São Paulo, 2004.

CHAUI, Marilena, Convite a filosofia,  Ed Atica. São Paulo. 1999.

PRADO, Caio JR. O que é filosofia. Ed Brasilense. SP. 2003.