RELEITURA da música “Mama África” (Chico César)

 A música “Mama África” confronta a situação da mulher trabalhadora com a também dura realidade do continente africano; onde tanto este quanto aquela, sempre foram e ainda são, espoliados, excluídos, discriminados, forçados a trabalhos desgastantes, a duplas, triplas ou mais jornadas de trabalho, sem uma paga equânime aos esforços despendidos.

Assim, enquanto a mulher, mãe solteira e/ou casada, tem que trabalhar para sustentar os seus, a África ver suas riquezas extraídas – a começar com o que tem de melhor, SEUS FILHOS – para aumentar a fortuna de grupos internacionais, ao mesmo tempo em que seus e filhas são obrigad@s a sobreviverem com as poucas migalhas que o sistema capitalista em vigor deixa escapar.

Outro ponto que merece destaque é a maneira como tanto a África quanto a mãe, em especial a solteira, são vistas pela sociedade internacional, machista, preconceituosa e excludente. O que é uma mãe solteira¿ Quem quer mesmo assumir a paternidade das nações africanas¿ Vale lembrar que até a Igreja, maior instituição a época da escravização de indígenas e africanos em terras ameríndias, e detentora de grande influência ainda nos dias atuais, enxergava ambos os casos como afastados de Deus. Portanto, merecedores de toda espécie de punição.

 Ivanildo S. da Silva