1.1 INTRODUÇÃO

A escola possui como missão, a educação de qualidade aos seus educandos e também busca uma gestão explicitamente democrática participando assim do processo educativo satisfatoriamente, nesse sentido a escola foi escolhida, por possuir as modalidades de ensino: Educação infantil e ensino fundamental, possui uma infraestrutura adequada, com água filtrada, energia da rede pública, fossa, lixo destinado à coleta periódica, acesso à Internet, banda larga além de 7 salas de aulas, 33 funcionários, Sala de professores, Laboratório de informática, Alimentação escolar para os alunos, Cozinha, Sala de leitura, Banheiro dentro do prédio, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Refeitório, Despensa, Pátio coberto, Lavanderia.
Diante de um diagnóstico feito na escola, observamos algumas dificuldades nos alunos 2° ano do ensino Fundamental, dentre elas: leitura, escrita e cálculos, e fez se necessário a elaboração desse projeto possui como objetivo desenvolver uma aprendizagem significativa na alfabetização e nos cálculos matemáticos de maneira lúdica, assim a escolha desse tema partiu da experiência vivenciada no decorrer da realização do Estagio Supervisionado II, onde houve a convivência com a realidade dos alunos da Escola Municipal Luiz de Camões em Guaraí – TO.
O presente trabalho evidencia os nossos estudos acerca da construção do conceito de Matemática e Português por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio desse estudo, nosso objetivo é observar e analisar as percepções das crianças com relação ao conceito de número e letramento.
Para tanto, será necessário analisar as relações que as crianças estabelecem para construir, através das atividades de ensino isso através de exercícios, jogos e de outras atividades, tendo como fundamentação teórica duas correntes de pensamentos importantíssimas o empirismo e o construtivismo na elaboração desse relatório.
Com o tema Importância da leitura, integrando com a Matemática, procurando articular esforços para a melhoria da qualidade da educação, na Escola Municipal Luiz de Camões – Guaraí – TO, Alunos do 2° ano Ensino Fundamental. Porque a dificuldade de Português e Matemática nas séries iniciais?
Vale ressaltar que as crianças aprendem com os jogos a adquirir a autoconfiança expressando seus pensamentos com mais desenvoltura, se tornam mais críticas e diminuem a ansiedade, sendo assim chegamos à conclusão que essa metodologia seria uma excelente ferramenta a ser empregada na elaboração desse relatório.
Nossa dúvida maior foi o professor precisa ter a sensibilidade muito aguçada para compreender a diversidade de comportamentos e usar várias metodologias e habilidades artísticas para atrair a atenção dos alunos. Eles apresentam dificuldades de concentração, reflexão e realização do trabalho em grupo.
As certezas que temos é que dentre algumas razões destas características está o conflito familiar, a formação cultural dos pais e o conceito de família que passa por transformações na época atual. Os alunos são inteligentes e apresentam habilidades artísticas, coerência de pensamento, fala e escrita. Por isso é necessário trabalhar a construção de valores que engrandeçam e enobreçam a vida.