RESUMO

Este relatório técnico tem por objetivo descrever as principais mudanças realizadas no upgrade do framework de governança de I&T, denominado COBIT 2019. O framework é reconhecido mundialmente, é especialista em garantir a governança corporativa e estratégia da tecnologia da informação, o documento foi atualizado e adicionado novos conceitos com o intuito de incrementar novas informações e orientações facilitando a implementação personalizada.

Palavras-chave: COBIT2019, COBIT5, Mudanças, framework.

INTRODUÇÃO

Em novembro de 2018 a fundação ISACA atualizou o framework COBIT para aprimorar o alinhamento com as mais recentes tendências e padrões tecnológicos das empresas. A nova versão contempla orientações abrangentes e mais prática com o intuito de ajudar as organizações a governar e administrar melhor as informações e tecnologia voltadas para governança e gestão.

PORQUE COBIT 2019?

A partir desta edição, as atualizações do COBIT não serão mais identificadas com números da versão. Em vez disso, elas serão projetadas até a data da última atualização. Esse procedimento está alinhado com um ambiente dinâmico de I&T que gera mudanças em um ritmo tão rápido que é difícil acompanhá-lo, abrindo a possibilidade para mais atualizações num período menor de tempo. A nova versão do COBIT reconhece essas questões e as direcionam, de forma a tornar o COBIT uma estrutura dinâmica de Governança e Gestão Corporativa de I&T que pode ser atualizada mais rapidamente, considerando as informações provenientes dos usuários para mantê-la relevante para a comunidade que atua com governança e gestão.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

O COBIT 2019 torna sua estrutura mais fácil de entendimento e cria uma maior flexibilidade de personalização de acordo com o objetivo da empresa. Com isto a nova estrutura conta alguns novos conceitos: [...]