RESUMO

O presente relatório consiste em diversas etapas de manipulação de imagem de satélite utilizando  a ferramenta do Spring, disponível através de um cadastro realizado pelo interessado. As manipulações de contrastes e filtragens possibilitam definir a visualização do uso e ocupação do solo, feita através da imagem de satélite da cidade de Ouro Branco/MG. Nesse relatório constam todas as etapas realizadas seguindo passo a passo da manipulação da Imagem e assim estabelecendo qual melhor se enquadra para a realização da análise do uso e ocupação do solo.

1. INTRODUÇÃO

1.2 RELATÓRIO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

Em primeiro momento foi realizado um Download no site do Inpe para baixar o software, através de um cadastro. O Spring possibilita a criação de dados no intuito de armazenar todas as informações que serão realizadas no trabalho.
As etapas de início de um projeto ocorre com a abertura da janela do banco de Dados, e no diretório onde será salvo todas as informações correspondente a imagem de Ouro Branco/MG. E logo em seguida clica-se em criar e ativar projeto, ao clicar no projeto abrirá uma janela que em seguida requisitará um nome para o projeto e também a informação adequada da projeção, que se refere a UTM/Datum>SAD69, ambas no hemisfério Sul, logo em seguida é preciso determinar todas as coordenada, também é necessário a definição de Latitude/Longitude de origem, Zona, novamente clica em criar o projeto e ativar. Para início é preciso baixar a imagem de Ouro Branco/MG e salvar como tif. Antes de definir um projeto é muito importante estabelecer o limite geográfico da área em estudo e a projeção cartográfica mais adequada aos dados geográficos que serão manipulados na área de trabalho.
Logo após essa etapa, recorre-se ao arquivo, importar dados da imagem de Ouro Branco.tif e assim imagem se abrirá na tela do Spring2 de forma que terá que refazer todas a correções para que ela fique visível. Através do painel de controle será possível perceber todos os planos importados na imagem de Ouro Branco. A imagem de satélite foi dada com a opção de visualização por banda monocromática, (imagem 12).
A técnica de realce de uma imagem é realizada através da ampliação de contraste, com a utilização de um histograma, do qual os valores digitais das bandas individuais de um sensor podem se computados na forma de um gráfico de barras, as alturas das barras indicam a quantidade de número de pixel presentes na imagem, o que determina o brilho máximo presente. Já a manipulação do contraste serve e consiste numa transferência radiométrica em cada "pixel", onde ocorre o aumento e a discriminação visual entre os objetos presentes na imagem. O histograma de uma imagem descreve a distribuição estatística dos níveis de cinza em termos do número de amostras ("pixels") com cada nível. Abaixo segue a imagem original de satélite e as imagens de ampliação de contraste linear das Bandas 1, 2, 3, 4 e 5...