1. INTRODUÇÃO

O cultivo do tomate no Brasil não e recente, pois os plantios foram plantados no Estado do Paraná no município de Pesqueira no século XX, sendo que no Brasil e o principal produtor da América do Sul, seguido com os países como a Chile, a Argentina, e no Brasil ampliando suas áreas como o nordeste brasileiro, e o centro oeste com esse cultivo, mas no Estado de Goiás devido o clima e favorável e o incentivo fiscal, a topografia, os recursos hídricos e ajuda muito essas empresas instalarem nessa região (TAVARES, 2002).
Devido ás temperaturas da região que varia de 15 a 30 ºC, as chuvas bem distintas e muito intensas, elevar a umidade favorece a ocorrência de doenças, exigindo a pulverização de agrotóxicos para combater as doenças oportunistas. Essas plantas podem se desenvolver bem nos climas tropicais, subtropicais, e de países temperados permitindo o cultivo em varias regiões do mundo e o solo ideal, para o plantio do tomate deve ser profundo para o enraizamento da raiz no substrato, de fácil drenagem, e ter bom teor de matéria orgânica para suprir as e nutriente necessários para a planta se desenvolva. Para isso e necessário a coleta do solo onde vai ser plantado para fazer as correções necessárias para o desenvolvimento (SILVA; GIORDANIO, 2002).
A industrialização do tomate produzido em Goiás tem o significado importante devido a renumeração e a produção de outros cultivos intercalados, para a produção do tomate e tem o destino para as industrias de Goiás, com isso não tem possibilidade de venda desses produtos in natura para os mercados goianos, com isso as empresas fazem o contrato prévio para abastecer as necessidades industriais para a produção de atomatados (CARVALHO; CAMPOS, 2009).
Nos anos decorrente os alimentos industrializados a base do tomate, tem sido um motivo de preocupação para o país com isso e um desafio para a produção para a população em crescimento com a globalização e os mercados mas competitivos e o consumo humano, apesar que a OMS ( Organização Mundial de Saúde ), alertando para a necessidade de coibir a contaminação por alimentos por organismos biológicos, que podem causar mal a saúde. Os motivos que aumenta a contaminação dos alimentos e devido a temperatura do processamento, a temperatura do armazenamento do produto finalizado, o pH (potencial de hidrogênio), as águas do tanque de resfriamento contaminado, manuseio do transporte, a CIP ( Controle Interno do Produto), por isso 13 uma das principais causas para o crescimento microbiana, devido os ambientes, os equipamentos, os manipuladores, são uns dos fatores para a contribuição para a contaminação desses alimentos (HAZELWOOD, 1994).
A atuação dos técnicos de química, engenheiro químico, engenheiro de produção e microbiologistas são responsáveis para a obtenção para a qualidade nas unidades industriais com a unidade preventiva com planos de amostragem bem definidas e regulamentadas, o monitoramento por meios físico-químico, e microbiológico, dos ambientes, dos utensílios, os equipamentos de manipulação, os manipuladores podem melhorar a qualidade dos alimentos e os utensílios, na manipulação, para diminuir os crescimentos bacterianos e microrganismos (ANDRADE; DIAS; CALERRI, 2000).
Os órgãos de fiscalização têm por objetivo e de fiscalizar, e controlar os problemas de saúde pública, mas são poucas empresas esta no controle dos programas de controle de qualidade como APPCC (Analises de perigo e pontos críticos de controle), BPF (Boas Praticas de Fabricação),com esses programas as empresas se adequem com a higiene e sanitários para obter os produtos de qualidade (RIBEIRO, et al. 2005).
As analises sensoriais do extrato de tomate e de uma grande importância para os testes de qualidade e a garantia do produto ser de grande na medida multidimensional capas de detectar com rapidez e eficiência, as partículas sensoriais, que não podem ser detectados por outros procedimentos de analise para ser aceito ou negado (MUNOZ;
CIVILE;CARR;1992).
O profissional no ramo de alimentos e responsável pela qualidade do produto nas indústrias de alimentação com o objetivo preventivo na linha de produção, e ter planos bem definitivos e detalhados para na amostragem, a coleta, e o monitoramento deste a entrada produto "in natura" ate a o produto acabado com analises físicoquímica, analise sensorial, e a microbiológica.
Objetivo desse relatório é avaliar o procedimento analítico físico- química e microbiológica dos produtos acabados como base o extrato de tomate e seu derivados, analisando o pH, concentração, cor, analise sensorial, odor, o número de UFC(UNIDADE FORMADORAS DE COLÔNIAS) presente em cada produto, lote e a vazão, as principais contaminações, comparando com os resultados da legislação e empresa Goiás Alimentos - GOIALL, no município de Goianésia.


2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa Goiás Alimentos S.A, a GOIALLI e o resultado da união se empresários da região, com a grande invocação agrícola do centro oeste brasileiro, sendo que esta empresa começou na cidade de Goianésia no ano de 2000.
Esta empresa e do ramo de alimentos, com pessoas que gosta do plantio na região e o plantio do tomate na região iniciaram operando a produção derivados do tomate, e posteriormente a produção com conservas de vegetais utilizando tecnologias de ultima geração, com o objetivo da qualidade. A empresa e localizado na cidade de Goianésia na rodovia GO 080 km 61 zona rural Figura 1- Arquivo pessoal por satélite 10/07/2015 as 15:00 horas.

HISTÓRIA DA EMPRESA A GOIALLI surgiu no mercado do agronegócio com a proposta de agregação de valor à economia local, composta por uma equipe com cerca de 240 colaboradores.
Goiás Alimentos S/A é uma empresa de capital fechado, constituído por ações ordinárias nominativas com direito a voto, sem valor nominal, não-negociáveis em bolsa. portanto, não possui registro de companhia aberta, concedido pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM, dessa forma não atua no mercado de capitais tradicionalmente reconhecido, apesar disso, a credibilidade empreendedora de seus idealizadores e a oportunidade de investimento para uma região agrícola promissora fez com que o conceito de empresa aberta fosse adotado e logra-se total êxito.
Inicialmente o grande número de investidores e a facilidade de captação de recurso próprio (capital social), 13 vezes superior ao pretendido inicialmente, decorrem da administração profissional exigida desde sua constituição, combinada com visão de longo prazo e segurança patrimonial que esse investimento trará de retorno a seus investidores.
A GOIALLI tem um perfil inconfundível: boa localização, pessoas empreendedoras e surgiu no momento em que o agronegócio alavancava a economia do país. além disso, investiu e investe em eventos que propiciam a seus colaboradores um aperfeiçoamento contínuo na prática da excelência dos serviços prestados, e faz parte do lema desta empresa proporcionar total satisfação aos seus clientes, externos e internos, encantando-os sempre e, para isso, conta com uma equipe dinâmica, estimulada a participar ativamente de todas as iniciativas que agilizem a conquista dos objetivos da empresa.

 2.2 ESTRUTURA E A TECNOLOGIA

O processo de produção da GOIALLI está projetado dentro dos melhores conceitos industriais existentes no mundo, estando a empresa preparada em qualidade e tecnologia de processos para concorrer nos principais mercados mundiais.
O sistema de co-geração de energia projetado para a indústria, utilizando como combustível o bagaço da cana, faz da Goiás Alimentos uma das mais modernas e eficientes do setor no Brasil.Os benefícios se dão tanto em sua eficiência operacional, que leva a menores custos de produção, quanto no aproveitamento de resíduos de produção disponibilizados por indústrias de álcool locais.
A empresa tem grande preocupação com o meio-ambiente: os resíduos industriais são consumidos como adubo na irrigação de áreas cultivadas nas proximidades e como ração animal. A empresa também possui um sistema de tratamento e reaproveitamento de água - Estação de Tratamento de Água (ETA).
A capacidade de agregação de valor da indústria de derivados de tomates fez com que a empresa se tornasse um importante pólo econômico do município de Goianésia. A GOIALLI contribui para a geração de empregos e renda, a geração de impostos e o crescimento da economia local, uma vez que a grande maioria dos empreendedores e acionistas reside no município e tem direta ligação com a região.

 2.3 MISSÃO E VISÃO MISSÃO

"Oferecer produtos alimentícios de qualidade observando os aspectos legais, ambientais, éticos e sociais, tendo a satisfação do cliente como fator de sucesso."

[...]