FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Juliana Paula Dias Mendes

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

UMA PROPOSTA DE CONSULTORIA NUM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DA CIDADE DE SOBRAL/CE

 

Sobral/CE

2018

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Juliana Paula Dias Mendes

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

UMA PROPOSTA DE CONSULTORIA NUM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DA CIDADE DE SOBRAL/CE

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
  2. Histórico

Fundado em 20 de abril de 2010, na cidade de Sobral/CE, o escritório Alfa Advocacia era composto de apenas 5 (cinco) pessoas, o advogado sócio fundador e 4 (quatro) colaboradores. Logo a atividade diferenciada fora sendo reconhecida, onde cresceu vertiginosamente perante o mercado regional, expandindo suas atividades para os Municípios de Camocim e Jijoca de Jericoacoara.

Atualmente, no ano de 2018, o escritório conta com 27 (vinte e sete) colaboradores diretos e indiretos, dentre os quais advogados, estagiários, assessores jurídicos e auxiliares administrativos. Com sede no município de Sobral e filiais em Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Tianguá, todos localizados no Estado do Ceará, bem como uma filial em Parnaíba/PI, conta ainda com uma rede de correspondentes em Fortaleza/CE, São Luiz/MA, Terezina/PI, Recife/PE e Brasília/DF. Com o compromisso diário de se tornar um expoente junto à advocacia empresarial, trabalhando de maneira integrada com vários ramos do conhecimento multiprofissional para melhorar cada vez mais o sucesso de seus parceiros, buscando oferecer um serviço diferenciado por meio de consultorias preventivas e recuperativas, minimizando o risco de demandas judiciais, aumentando, por consequência, a rentabilidade financeira de seus clientes.

1.2 Missão

A empresa tem como visão se tornar expoente de uma nova era da advocacia, tanto no interior, como na capital cearense, bem como em outros Entes da Federação, pois possui um trabalho diferenciado, vendo a advocacia por uma perspectiva diversa comum.

1.3 Visão

A empresa tem como visão primar pelo mais alto respeito e a ética, tanto com os clientes, como com os colegas advogados, juízes, promotores e servidores da justiça, pois a fé em Deus, o companheirismo, e a humildade, se fazem o tripé de uma carreira sólida e de sucesso.

1.4 Valores

O escopo basilar do escritório ALFA ADVOGADOS ASSOCIADOS é prestar um serviço do mais alto padrão de qualidade, satisfazendo nossos clientes na prestação jurisdicional, tendo diversos profissionais altamente qualificados nas áreas mais relevantes. Atuando em todas as esferas judiciais, inclusive nos Tribunais Superiores.

1.5 Estrutura Organizacional

1.5.1 Estrutura formal

A estrutura formal da empresa será apresentada a seguir, objetivando preservar a identidade dos funcionários, o presente trabalho adotou o uso das iniciais dos nomes dos mesmos, por exemplo: XX. Divide-se da seguinte maneira: o sócio gestor AB que está à frente de todo escritório, nele se concentra as principais tomadas de decisão, tanto do gerenciamento do estabelecimento, quanto dos rumos processuais. Ele compõe o setor estratégico da empresa em parceria pelo setor financeiro composto por TF, que além de atuar no gerenciamento também faz toda parte financeira como por exemplo: pagamento dos colaboradores, repasses de pagamentos processuais para os clientes, organização dos pagamentos da Justiça Federal (RPV) para os clientes, pagamento de contas do escritório, liberação de dinheiro para qualquer material de expediente do qual o escritório necessite, etc.

O setor tático é subdivido em 3, quais sejam: Célula Expertise, Célula Individual e Célula Administrativa. A Célula Expertise trata das as ações Trabalhistas (Cliente Empresa) e Cíveis e é composto na Trabalhista por TP e WD que são advogados e auxiliam nas audiências na ausência do sócio gestor, bem como orientam os estagiários DR e CS na elaborações de petições, movimentações processuais, intimações, etc. Já a célula Cível é composta pelos advogados TA, FM e PS eles dividem suas funções em atendimento dos clientes, participação nas audiências, acompanhamento processual nos sistemas da Justiça SPROC e ESAJ, acompanhamentos processuais nos Fóruns das Comarcas onde o escritório atua.

A Célula Individual trata das ações Previdenciárias e Trabalhistas (Cliente empregado) e é composto na Previdenciária por JC, advogada responsável por orientar as estagiárias, orientar a elaboração de petições e recursos, bem como participar das Sessões de Julgamentos de Recurso na Justiça Federal, participação em audiências em outras Comarcas que não sejam Sobral, na ausência do Sócio Gestor, entre outras atribuições; o setor previdenciário é composto ainda por JT e LS que dividem suas atribuições na elaboração de peças processuais, atendimento aos clientes, entrevistas previdenciárias, análises rigorosas de documentações, etc.

A Célula Individual traz ainda o setor Trabalhista voltado para clientes empregados de empresas, ou seja, atua na defesa do trabalhador que teve seus diretos trabalhistas violados por alguma firma. Ele está subdividido da seguinte maneira: MM e AL, advogada e estagiária respectivamente, atuando na elaboração de petições trabalhistas, atendimento aos clientes, acessando e alimentando informações processuais no sistema PJe, entre outras funções. 

A Célula Administrativa é composta por JD, GC, JV e DM, as duas primeiras são recepcionistas com funções específicas, JD é responsável pelo atendimento geral à clientes e laçadores (captadores de clientes para o escritório), bem como organização de contas a pagar e repasses das mesmas ao setor financeiro no dia dos vencimentos, marcação de perícias no INSS, elaboração de substabelecimentos para expedientes requeridos junto ao INSS, triagem dos atendimentos direcionando cada cliente ao setor responsável, atendimento telefônico, consulta processual, entre outras atribuições. GC é responsável pela intimação dos clientes nas audiências e perícias, bem como elaboração de pauta para outros escritórios, acompanha e fiscaliza as intimações em geral, dentre suas atribuições, auxilia JD quando esta se encontra sobrecarregada. JV acompanha os clientes nas perícias na Justiça Federal, faz intimações/visitas aos clientes quando estes não são contatados por telefone, faz entregas de documentações que o escritório necessita, etc. Por fim, DM está responsável por toda digitalização de processos e documentos e auxilia o setor previdenciário no envio de processos digitais no sistema CRETA.

[...]