O presente relatório é experiência de estágio supervisionado na educação infantil no ano de 2020 do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, situada na cidade de Bacabal - MA. 

Leitura, livro e óculos de grau.

O estágio supervisionado foi realizado na U.E.I Maria Marques Fabrício localizada na Avenida I, S/N – Bairro Cohab I, Bacabal-MA com a carga horária de 40 horas, nos períodos de 22 de Setembro a 29 de Outubro, com a turma do Jardim II.

Foram adquiridas experiências de um estágio em época de pandemia, durante o estágio a ajuda da professora responsável, da coordenadora pedagógica, e a diretora da unidade, foram cruciais para a realização do mesmo.

Compreende-se que a fase do estágio, e toda a experiência adquirida durante o processo é de grande relevância para a vida de um graduando, pois é um período de extrema contribuição para uma boa formação, dessa maneira, nós estudantes de pedagogia iremos pôr em prática tudo aquilo que nos foi repassado desde o início do curso.

Devido ao momento que estamos vivenciando, tivemos que nos adaptar as mudanças, e no caso do contexto educacional, a alteração foi do ensino presencial, que passou a ser remotamente. 

Ou seja, os alunos não estando frequentando mais o espaço escolar, tornou essa fase de estágio um pouco complicada, porque além de não ter o contato físico com as crianças, ainda tivemos uma certa dificuldade em elaborar as atividades, pois a tão sonhada atuação em sala de aula, e aplicação da teoria á prática não foi da forma que pensamos.

O período de observação foi nos dias 22 e 30 de setembro, com todo o corpo docente, no dia 30 estive com as professoras no planejamento mensal da instituição, no qual foram debatidos assuntos sobre o calendário escolar e os dias letivos, sendo elaborados os conteúdos do mês de outubro. e logo após essa data se iniciou o período de regência, em que começaram a ser desenvolvidas as atividades.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É no estágio curricular supervisionado que o acadêmico vai encarar a realidade da sala de aula, e consequentemente os seus desafios, irão surgir vários questionamentos sobre a sua formação, e diante dos obstáculos, o graduando vai em busca de mais qualificação, e se conhecer como um futuro profissional da educação, e entender que para ser um bom docente, é necessário sempre ir em busca de mais conhecimento, por isso a importância de sempre a teoria está alinhada à prática.

Como aborda PIMENTA; LIMA, 2004:

[...] O estágio é de extrema importância para a formação da identidade do/a professor/a, pois é o momento conhecer e investigar as práticas educativas, de experimentar as metodologias didático-pedagógicas e discutir/debater a respeito dos processos de ensino e aprendizagem, com a base em leituras e práticas adotadas durante as disciplinas de Estágio. (PIMENTA; LIMA, 2004).

Durante essa experiência o graduando passa por certas dificuldades, uma delas é a questão da não aceitação no campo de estágio, muitos professores dificultam esse processo pelo fato de se sentirem ameaçados por esses estagiários, principalmente na fase de observação e regência, e acabam excluindo, e os ignorando, talvez pelo fato dos mesmos pensarem de uma forma diferente, sobre novos métodos, novas maneiras de se trabalhar em sala de aula, ou seja, propostas inovadoras, desta forma se fazem necessário um diálogo entre ambos, entender que tanto professor regente e estagiário vieram para somar, e agregam entre si valores primordiais para sua vida profissional, por isso é importante a troca de experiências.

FREIRE, 2011, destaca que:

[...] Por isso, o diálogo é uma exigência existencial. E se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos perputantes. (FREIRE, 2011, p.109)

O estagiário tem que ir em busca de trazer algo novo para a sala de aula, um método mais lúdico de se trabalhar algum conteúdo, estando contribuindo sempre para aprendizagem da criança, mesmo sendo observado, deve estar sempre atento, e preparado para qualquer questionamento. Como menciona CORREIA; FRANZOLIN, 2013:

[...] Portanto, o processo de estágio exige um olhar contextualizado de quem o faz, buscando romper preconceitos e aplicar uma intervenção que contribua para a aprendizagem das crianças presentes nesse processo e ainda para a aprendizagem no campo de ensino de quem o realiza. (CORREIA; FRANZOLIN, 2011.)

O comprometimento do acadêmico é de uma grande importância para a realização do estágio, tanto para o orientador, como a própria instituição, os professores, os pais de alunos, e os funcionários da escola, todos os envolvidos nesse processo vão levar para si, uma troca de saberes, ou seja, é um período gratificante para todos.

3.1 Atividades de estágio desenvolvidas

De acordo com os conteúdos elaborados pela professora regente, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de que as crianças assimilassem o assunto com mais facilidade, mas a grande preocupação foi em como desenvolver essas atividades, pois as aulas não estão sendo realizadas através do ensino presencial, ou seja, as aulas remotas são enviadas para os pais na forma de atividades ou vídeos, todas as dúvidas dos pais referentes as mesmas, são tiradas por meio de um aplicativo de mensagem, a professora também desenvolve as atividades da semana para que os pais vão até a escola recebe-las, e o acompanhamento é feito através de fotos.

Dessa maneira, escolhi o conteúdo que queria ministrar, um dos conteúdos foi “As Estações do Ano” primeiramente foi elaborado o plano de aula, claro, todo de acordo com a BNCC, e os objetivos que seriam alcançado pelos alunos, a avaliação e o acompanhamento foi feito por meio de fotos.

Através de um vídeo explicativo sobre o conteúdo, as crianças iriam aprender sobre as características de cada estação, logo após, foi disponibilizado aos alunos imagens coloridas das quatro estações, especificando o nome de todas, seus significados. As atividades impressas também fizeram parte do desenvolvimento do conteúdo, e além de ser uma forma de facilitar ainda mais a compreensão do aluno, pois a criança iria desenvolver sua coordenação motora por meio da pintura de cada estação.

Durante o vídeo foi bastante embasado sobre as características dessas estações, que a cada três meses a natureza muda, de como elas transformam o nosso meio, nossa maneira de se vestir, de se alimentar, explicando as crianças que a nossa vida é influenciada por essas quatro estações.

A importância de se trabalhar as Estações do Ano com crianças da Educação Infantil é que além de conhecer, vão saber diferenciar cada uma, e ainda desenvolver a percepção, trabalhar as cores, despertar o interesse pela preservação do ambiente, observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigadora de cada criança. Por exemplo na Primavera, explicar as crianças que é a estação mais importante do ano para preparar a terra e cultivá-la, no Outono as folhas das árvores ficam amareladas e caem no solo, e que o Inverno é a estação mais fria do ano, e o Verão é a estação mais quente, e é o momento ideal para as férias e brincadeiras.

3.2 Campo de estágio

Como já mencionado a unidade escolar onde o estágio foi realizado, é da rede municipal de Bacabal-MA, a estrutura da escola é de ótima qualidade, recentemente reformada, com bastante espaço, existem 7 salas de aulas, com carteiras e armários em perfeito estado, e todas são refrigeradas, tem também a cozinha, banheiro adequado a educação infantil, sala de secretaria, despensa e acesso á internet, a escola atende alunos a partir de 3 anos de idade.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluo que a experiência adquirida durante o estágio na Educação Infantil foi primordial para a minha formação, mesmo com todas as dúvidas e inseguranças, e principalmente de estarmos em época de pandemia, e não ser da forma que se foi imaginado, ficou compreendido que o estágio é onde se tem a certeza do que se quer seguir, é através dele que nós acadêmicos de pedagogia inovaremos os métodos de se trabalhar em sala de aula.

Mesmo estando no ensino remoto, e não tendo o contato direto com as crianças, pude perceber que os alunos da Educação Infantil, precisam cada vez mais que os professores inovem os seus métodos de ensino, por que nessa fase a criança começa a desenvolver sua percepção, observação do meio que convive, por isso se faz necessário sempre o lúdico.

REFERÊNCIAS

CORREIA, Larissa Costa; FRANZOLIN, Fernanda. Estágio supervisionado no curso de pedagogia: Reflexões acerca da prática docente. p,5.2013.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CAMPUS BACABAL

ALICE LEITE CAVALCANTE

TÍTULO: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

BACABAL

2020

ALICE LEITE CAVALCANTE

Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia como requisito de obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

Orientador: Vilmar Martins da Silva

BACABAL

2020

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO 4

2 INTRODUÇÃO 5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

3.1 Atividades desenvolvidas 7

3.2 Campo de estágio 8

4 CONSIDERAÇOES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

1 IDENTIFICAÇÃO

Acadêmica: Alice Leite Cavalcante

Matrícula: 2017276813

Polo: Uema – Campus Bacabal

Curso: Pedagogia

Turma: 6º Período

Período da experiência: 22/09 a 29/10/2020