RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do estagio institucional de psicopedagogia onde o mesmo apresenta-se em forma de pesquisa de campo. A partir de entrevista com professores, onde os mesmo relataram suas queixas, observação de aula com intuito de investigar como é o comportamento dos educandos junto aos professores e colegas e desenvolver as atividades propostas, acompanhamento dos educandos em horários de recreação onde e possível identificar nos vários espaços da instituição como vem sendo desenvolvida a aprendizagem, a forma como os profissionais atuam diante de algumas situações, quais as metodologias adotadas pela escola. Isto traz até o estagiário um olhar diferenciado com relação ao educando que é nosso objeto de trabalho. Ao trazer à tona situações, que podem fortalecer vínculos entre professor e educando deixando claro a importância do trabalho psicopedagógico nas instituições de ensino. Concluiu-se, através de este estagio, que é importante o olhar psicopedagógico nas instituições, visando a melhor qualidade de ensino-aprendizagem dos educandos.
Palavras-chave: psicopedagogia-institucional-educando-aprendizagem-olhar

INTRODUÇÃO
A psicopedagogia tem como objetivo de estudo a aprendizagem humana, visa sanar as dificuldades encontradas no decorrer da vida escola, compreendendo o processo de aprendizagem e contribuindo para soluções, evidenciando a influência do meio familiar, social, cultural na evolução de seu desenvolvimento.
Na busca de atender as necessidades de uma instituição, faz-se necessário a intervenção diagnosticas psicopedagógico nas turmas, para que haja um novo olhar na forma de interagir com os educando. O presente trabalho de estagio do curso de psicopedagogia institucional está organizado por sessões onde foi descrito todas as sessões de forma bem explanada.
Nas três primeiras sessões foram para conhecer a instituição, os alunos os professores, traças o perfil da turma, realizar o planejamento e realizar o enquadramento. Na quarta, quinta e sexta sessão, foram destinas para observação da turma onde pode-se constar o comportamento dos alunos diante de algumas situações, também realizei dinâmicas com o grupo de alunos para evidenciar como esta o relacionamento interpessoal dos mesmos. Na sétima, oitava e nona sessão reservei para trabalhar com os professores sentei com os mesmo e coloquei algumas situações, observei o momento do recreio onde os alunos se reúnem para lanchar, conversar e brincar, atividades esta que revelam muito sobre os educandos, além de conhecer a metodologia de trabalho da instituição. Na décima sessão sentei com o professor regente e repassei a ele algumas sugestões de trabalho. Por fim, realizei a devolutiva a escola e fiz o prognostico a as indicações, agradecendo pelo apoio e pela presteza da escola ao me receber.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
A Escola Municipal de Educação Santo Antonio com sede na Rua Santa Luzia, 127, bairro Santo Antonio CEP:89.680-000, CNPJ 00.670.294/0001-69, fone (0**49) 3432-3286, na cidade de Irani, Santa Catarina, é mantida pelo poder público municipal e integra a rede municipal de ensino.
A Escola Isolada Santo Antonio foi fundada com a lei nº 560 de setembro de 1989 e no dia 10 março de 1990 iniciou-se as aulas, sendo que e escola da época era de madeira com uma única sala multiseriada, com apena um professor não tinha água encanada, o professore tinha que buscar água no poço.
Logo depois foi construída uma nova escola com três salas de aulas, uma cozinha, um depósito, dois banheiros femininos e dois masculinos aumentando assim o número de alunos e profissionais da escola.
Em 1994 passou a ser chamada Escola Municipal de Educação Básica Santo Antonio.
Na administração 2001-2004 houve a construção da sala de informática, que também foi utilizada como sala dos professores, e a construção da quadra coberta.
Em 2005 a escola teve sua primeira diretora (2005-2008) Q. T. A. por nomeação da administração municipal e também contou com o auxilio de um estagiário em cada turno.
Em 2009 -2012 esteve como gestora da escola M. G. M.B.
Em 2013-2016 gestão da escola esteve sob responsabilidade senhora Q. T. A.
A responsabilidade da escola no ano de 2017/2018/2019 está sob a diretora M. G. M.B A escola conta em 2019 com aproximadamente 100 alunos, da Educação Infantil (Pré- escolar) e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
Possui uma equipe técnica, administrativa e pedagógica formada por 01 (um) diretor geral, 01 (um) orientadora educacional efetiva. O corpo docente é constituído por 09 (nove) professores, sendo que destes 03 (três ) são efetivos e 04 (quatro) são contratados em caráter temporário.
Contam também com o auxilio de 02 (dois) estagiários distribuídos no período matutino e vespertino. A equipe de agentes de serviços gerais é composta por 02 (duas) funcionárias com carga horária de 40 horas semanais e 01 (uma) cozinheiras com 40 (quarenta) horas semanais.
O corpo discente é formado por 101 (cento e um) alunos distribuídos em05 turmas, as turmas são compostas por: 01 de 1º ano com 15 (quinze) alunos, 01 de 2º ano com 10 (dez) alunos, 01 de 3º ano com 16 (dezesseis) alunos, 01 turma de 4º ano com 11(onze) alunos e 01 turma de 5º ano com 10 (dez) alunos, na educação infantil Pré I com 24(vinte e quatro) e Pré II com 16 (dezesseis) alunos.
A unidade escolar possui 01 (uma) sala de professores, e 01 (uma) biblioteca,01 (uma) sala de informática, 01(uma) sala de recreação, 04( quatro) salas de aulas), 01(um) refeitório, 02(dois) depósitos, 01(uma) cozinha, 01(uma) Lavanderia, 01(uma) sala para a direção, 01(uma) sala para a secretaria, 01(uma) sala para orientação, 02( dois) banheiros masculinos, 02( dois) banheiros femininos, rampas de acesso mas salas de aulas, entradas, refeitório e ginásio,
A Escola Santo Antonio conta com uma área de 9.500 metros quadrados, com área construída de 496 metros quadrados.
A escola Santo Antonio possui espaço próprio para recreação sendo adequado para prática de educação física, tendo um ginásio com quadra coberta, além de possuir três salas de aula, uma copa, uma cozinha, 02 (dois) banheiro feminino e 02( dois) masculino estes sendo adaptados para alunos com necessidades especiais. Além dos quatro banheiros possui também quatro vestiários.
CONVERSA COM A DIRETORA
Em conversa com a Diretora ela me relatou a dificuldade que os professores estão atualmente enfrentado com os alunos do 3º ano matutino e demonstrou o desejo de se realizar um trabalho com essa turma.
CONVERSA COM O PROFESSOR
Foi conversado com o professor regente da turma o qual relata a mesma informação onde a falta de concentração dos alunos, falam palavras de baixo nível e de terem atitudes uns com os outros de agressividade são alunos indisciplinados. Em conversar com os outros professores de disciplinas especifica as mesmas queixas foram identificas.

QUEIXA
Conversei com todos os professores da turma e expliquei a eles que não conseguiria trabalhar com todos os problemas da turma e que preciso focar em uma queixa pois não há condições de se trabalhar todas as queixas de uma vez, então trabalhei com a “agressividade” dos alunos, o que esta por detrás de agressividade e como ajudá-los a superar.
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
Turma: 3º ano matutino
Idade: 8 e 9 anos
Repetência: sim (01 aluno )
Turma com 15 alunos sendo
PLANEJAMENTO
De acordo com as informações repassadas pelos professores irei trabalhar com 10 sessões, trabalhei EOCMEA, com dinâmicas em grupo, entrevista e questionamento aos professores, metodologia de trabalho e observações.