O presente trabalho procura apresentar o desenvolvimento do estágio institucional de psicopedagogia onde o mesmo apresenta-se em forma de pesquisa de campo

A partir de entrevista com professores, onde os mesmo relataram suas queixas, observação de aula com intuito de investigar como é o comportamento dos educandos junto aos professores e colegas e desenvolver as atividades propostas, acompanhamento dos educandos em horários de recreação onde e possível identificar nos vários espaços da instituição como vem sendo desenvolvida a aprendizagem, a forma como os profissionais atuam diante de algumas situações, quais as metodologias adotadas pela escola. 

Isto traz até o estagiário um olhar diferenciado com relação ao educando que é nosso objeto de trabalho. Ao trazer à tona situações, que podem fortalecer vínculos entre professor e educando deixando claro a importância do trabalho psicopedagógico nas instituições de ensino. Concluiu-se, através de este estagio, que é importante o olhar psicopedagógico nas instituições, visando a melhor qualidade de ensino-aprendizagem dos educandos.
Palavras-chave: psicopedagogia-institucional-educando-aprendizagem-olhar

INTRODUÇÃO

A psicopedagogia tem como objetivo de estudo a aprendizagem humana, visa sanar as dificuldades encontradas no decorrer da vida escola, compreendendo o processo de aprendizagem e contribuindo para soluções, evidenciando a influência do meio familiar, social, cultural na evolução de seu desenvolvimento.
Na busca de atender as necessidades de uma instituição, faz-se necessário a intervenção diagnosticas psicopedagógico nas turmas, para que haja um novo olhar na forma de interagir com os educando. O presente trabalho de estagio do curso de psicopedagogia institucional está organizado por sessões onde foi descrito todas as sessões de forma bem explanada.
Nas três primeiras sessões foram para conhecer a instituição, os alunos os professores, traças o perfil da turma, realizar o planejamento e realizar o enquadramento. Na quarta, quinta e sexta sessão, foram destinas para observação da turma onde pode-se constar o comportamento dos alunos diante de algumas situações, também realizei dinâmicas com o grupo de alunos para evidenciar como esta o relacionamento interpessoal dos mesmos. Na sétima, oitava e nona sessão reservei para trabalhar com os professores sentei com os mesmo e coloquei algumas situações, observei o momento do recreio onde os alunos se reúnem para lanchar, conversar e brincar, atividades esta que revelam muito sobre os educandos, além de conhecer a metodologia de trabalho da instituição. Na décima sessão sentei com o professor regente e repassei a ele algumas sugestões de trabalho. Por fim, realizei a devolutiva a escola e fiz o prognostico a as indicações, agradecendo pelo apoio e pela presteza da escola ao me receber.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
A Escola Municipal de Educação Santo Antonio com sede na Rua Santa Luzia, 127, bairro Santo Antonio CEP:89.680-000, CNPJ 00.670.294/0001-69, fone (0**49) 3432-3286, na cidade de Irani, Santa Catarina, é mantida pelo poder público municipal e integra a rede municipal de ensino.
A Escola Isolada Santo Antonio foi fundada com a lei nº 560 de setembro de 1989 e no dia 10 março de 1990 iniciou-se as aulas, sendo que e escola da época era de madeira com uma única sala multiseriada, com apena um professor não tinha água encanada, o professore tinha que buscar água no poço.
Logo depois foi construída uma nova escola com três salas de aulas, uma cozinha, um depósito, dois banheiros femininos e dois masculinos aumentando assim o número de alunos e profissionais da escola.
Em 1994 passou a ser chamada Escola Municipal de Educação Básica Santo Antonio.
Na administração 2001-2004 houve a construção da sala de informática, que também foi utilizada como sala dos professores, e a construção da quadra coberta.
Em 2005 a escola teve sua primeira diretora (2005-2008) Q. T. A. por nomeação da administração municipal e também contou com o auxilio de um estagiário em cada turno.
Em 2009 -2012 esteve como gestora da escola M. G. M.B.
Em 2013-2016 gestão da escola esteve sob responsabilidade senhora Q. T. A.
A responsabilidade da escola no ano de 2017/2018/2019 está sob a diretora M. G. M.B A escola conta em 2019 com aproximadamente 100 alunos, da Educação Infantil (Pré- escolar) e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
Possui uma equipe técnica, administrativa e pedagógica formada por 01 (um) diretor geral, 01 (um) orientadora educacional efetiva. O corpo docente é constituído por 09 (nove) professores, sendo que destes 03 (três ) são efetivos e 04 (quatro) são contratados em caráter temporário.
Contam também com o auxilio de 02 (dois) estagiários distribuídos no período matutino e vespertino. A equipe de agentes de serviços gerais é composta por 02 (duas) funcionárias com carga horária de 40 horas semanais e 01 (uma) cozinheiras com 40 (quarenta) horas semanais.
O corpo discente é formado por 101 (cento e um) alunos distribuídos em05 turmas, as turmas são compostas por: 01 de 1º ano com 15 (quinze) alunos, 01 de 2º ano com 10 (dez) alunos, 01 de 3º ano com 16 (dezesseis) alunos, 01 turma de 4º ano com 11(onze) alunos e 01 turma de 5º ano com 10 (dez) alunos, na educação infantil Pré I com 24(vinte e quatro) e Pré II com 16 (dezesseis) alunos.
A unidade escolar possui 01 (uma) sala de professores, e 01 (uma) biblioteca,01 (uma) sala de informática, 01(uma) sala de recreação, 04( quatro) salas de aulas), 01(um) refeitório, 02(dois) depósitos, 01(uma) cozinha, 01(uma) Lavanderia, 01(uma) sala para a direção, 01(uma) sala para a secretaria, 01(uma) sala para orientação, 02( dois) banheiros masculinos, 02( dois) banheiros femininos, rampas de acesso mas salas de aulas, entradas, refeitório e ginásio,
A Escola Santo Antonio conta com uma área de 9.500 metros quadrados, com área construída de 496 metros quadrados.
A escola Santo Antonio possui espaço próprio para recreação sendo adequado para prática de educação física, tendo um ginásio com quadra coberta, além de possuir três salas de aula, uma copa, uma cozinha, 02 (dois) banheiro feminino e 02( dois) masculino estes sendo adaptados para alunos com necessidades especiais. Além dos quatro banheiros possui também quatro vestiários.
CONVERSA COM A DIRETORA
Em conversa com a Diretora ela me relatou a dificuldade que os professores estão atualmente enfrentado com os alunos do 3º ano matutino e demonstrou o desejo de se realizar um trabalho com essa turma.
CONVERSA COM O PROFESSOR
Foi conversado com o professor regente da turma o qual relata a mesma informação onde a falta de concentração dos alunos, falam palavras de baixo nível e de terem atitudes uns com os outros de agressividade são alunos indisciplinados. Em conversar com os outros professores de disciplinas especifica as mesmas queixas foram identificas.

QUEIXA
Conversei com todos os professores da turma e expliquei a eles que não conseguiria trabalhar com todos os problemas da turma e que preciso focar em uma queixa pois não há condições de se trabalhar todas as queixas de uma vez, então trabalhei com a “agressividade” dos alunos, o que esta por detrás de agressividade e como ajudá-los a superar.
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
Turma: 3º ano matutino
Idade: 8 e 9 anos
Repetência: sim (01 aluno )
Turma com 15 alunos sendo
PLANEJAMENTO
De acordo com as informações repassadas pelos professores irei trabalhar com 10 sessões, trabalhei EOCMEA, com dinâmicas em grupo, entrevista e questionamento aos professores, metodologia de trabalho e observações.




PRIMEIRA SESSÃO: 11/02/2019


Neste dia realizei uma visita a escola, onde sentei com a diretora e expliquei sobre meu estágio e importância que ele traz para a minha formação.


SEGUNDA SESSÃO: 25/02/2019


Questionamento com os professores


Repassei aos professores um questionário, para me entregar onde tinha as seguintes questões.

Qual os pontos positivos da turma? Qual os pontos negativos?

Quais atividades mais chamam a atenção dos educandos? Em que momento os educandos mais ficam agitados?

Quais as atitudes que é tomada para que os educando se tranqüilizem? Você conhece a vida familiar dos educandos?

Quais as tuas sugestões de trabalho com essa turma?



TERCERIA SESSÃO: 28/02/2019


Enquadramento do processo diagnostico passado para a gestão da escola juntamente com o professor regente.

Grupo envolvido :3 º ano matutino

Quantidade: 15 educandos  22 Fem. e 10 Masc. Dias dos encontros:  e 5ª Horário: das 9:30 às 11:00


QUARTA SESSÃO: 04/03/2019


Assisti uma aula de 45 minutos do professores regente, onde consegui constatar que alguns alunos tem grande influência sobre a turma, e tudo que fazem são motivo de graça dos demais, e conseguem chamar toda a atenção para eles, e que o professor esta ficando esgotado com a situação de seus alunos acabando por se alterar muita vezes.


QUINTA SESSÃO: 12/03/2019.


Realizei a observação metade da aula de arte e metade da aula de educação física, onde percebi que os alunos gostam provocar um ao outro, discutem com muita facilidade e parecem estar sempre na defensiva, e não pensa duas vezes para partir para agressão.


SEXTA SESSÃO: 14/03/2019


Trabalhei com uma dinâmica em grupo, onde realizei duas dinâmicas a primeira Abraço coletivo, expliquei como seria a atividade, onde eu iria colocar uma música e a turma deveria danças conforme o ritmo, quando a música parece os alunos deveria procurar um colega e dar um abraço, e de mãos dadas com o colega começaria música novamente, e quando a música parece deveria procurar outra dupla para dar um abraço e assim sucessivamente a até a todos se abraçarem em um grande abraço coletivo.

Nesta dinâmica consegui observar a dificuldade de concentração, a resistência que alguns alunos tem em se relacionar, e sexualidade aflorada de alguns alunos.

A outra dinâmica foi telefone sem fio, onde consegui perceber nessa dinâmica, novamente a falta de concentração, e que alguns alunos parecem estar sempre na defensiva onde qualquer olhar pode gerar uma discussão (briga) entre colegas.

Primeiro Sistema de Hipótese.

Afetivo. Cultural


SETIMA SESSÃO: 19/03/2019


Neste dia reuni o maior numero de professores, pra expor o resultado do questionamento, no qual os professores foram meio evasivo em suas resposta não deixando claro o seu conhecimento com a turma.


OITAVA SESSÃO: 21/03/2019


Observação no momento do lanche e no intervalo.

Durante o momento em estive em meio aos alunos observei que a estagiários e professores que orientam o recreio e que os alunos apresentam o mesmo comportamento que dentro das sala de aula, onde enquanto estão lanchando passam muito tempo em meio a conversas e intrigas e deixam de comer o lanche e até mesmo brincar.

Segundo sistema de hipótese.

Caráter cultural.

Cognitivo e afetivo.



NONA SESSÃO: 26/03/2019


Metodologia do trabalho.


Nesta sessão estive em meio a aos profissionais da gestão professores e funcionários da escola, onde pude perceber como é o trabalho dos mesmo, como é trato com os alunos, além de poder conhecer um pouco mais dos funcionários da escola.


DECIMA SESSÃO: 28/03/2019


Proposta de trabalho.


Neste dia sentei com o professor regente e repassei a ele algumas sugestões de trabalho, com os alunos, onde ele poderia demonstrar mais afetividade ao se comunicar com seus alunos, além de dar aos alunos tempo para se comunicar.



APONTAMENTOS DOS RESULTADOS


Neste dia sentei com a diretora e com o professore regente que estava neste dia presente, e repassei a devolutiva e parecer diagnostico e a proposta de intervenção.

Alunos com entraves emocional devido ao meio familiar e cultural em que estão inseridos interferindo diretamente no desenvolvimento cognitivo e social dos educandos.


PROGNÓSTICO E INDICAÇÕES


Precisa haver um olhar diferenciado dessa turma de alunos por parte dos profissionais da escola.

Trabalho de motivação.

A escola precisa assumir o papel de ser o exemplo positivo para esses alunos, pois a referencia positiva de 80% dos alunos dessa turma são os professores. E o que ele aprenderem para a vida em sociedade e o que os profissionais da escola repassarem a eles.

DEVOLUTIVA ESCOLA


Realizei a entrega do Informe Psicopedagógico Institucional para a diretora M.G.M.Bda Escola Municipal Educação Básica Santo Antonio, durante a leitura do informe a diretora demonstrou compreensão sobre o assunto, uma vez conhece a realidade vivenciada pelos educandos. Ao entregar a proposta de intervenção psicopedagógico, à diretora agradeceu pelo trabalho realizado na escola.

Agradeci pela oportunidade de realizar o estágio institucional na escola que oportunizou a experiência na prática.


AUTOAVALIAÇÃO


No inicio estava um pouco insegura, pois o novo nos causa assusta, mas com o decorrer do estagio e desenvolver dos instrumentos as situações foram ficando mais claras e evidenciando cada vez mais o sintoma. Com o desenrolar fui criando mais confiança, e me sinto feliz pois consegui realizar todas as etapas do estagio.




CONSIDERAÇÕES FINAIS


A avaliação Psicopedagógica Institucional contribuiu para colocar na prática os conhecimentos adquiridos e oportunizou o contato com o ambiente escolar além de novas possibilidades de trabalho. A Psicopedagogia é um campo de estudo e intervenção na aprendizagem do sujeito, tendo a escola e a família como referências e não deixando de estabelecer uma conexão com a ideologia dentro da sociedade.